Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
defunctum
Metálico(a)
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor defunctum » sábado nov 07, 2009 9:17 pm

Felizmente nunca me aconteceu isso...bem, uma ou duas vezes por uma fracçao de segundo pois atirei-me logo pra cima do amp a desligar...
Mesmo ligando só o standby...bem nao sei..Esperemos que nao te tenha danificado o amp,claro.Nao vai á muito, quando estava a tirar o meu
amp do sitio para ensaiar, estava totalmente desligado, SEM a ficha da corrente ligada, e calhei de tocar no jack da coluna que estava ligado
ao amp, e diga-se que me torci todo!!!Apanhei um esticao do caraças....Bem, quando tiveres a cab. em casa, experimenta e depois diz qualquer
coisa..

Cumps

SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » sábado nov 07, 2009 9:23 pm

Aparentemente não vi nada a acontecer, nada "rebentou" ou assim. Vou ver se consigo testar aquilo numa cab o quanto antes para não me ficar aqui a mutilar.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Contacto:

Mensagempor afonsoveiga » sábado nov 07, 2009 9:47 pm

Boas pessoal,

eu toco à cerca de um ano e meio, e tenho uma Epi Les Paul 100, que comprei quando tocava Hard/Classic Rock... Mudam-se os tempos, mudam-se os gostos e agora só toco Thrash/Heavy/Death Metal... e a LP deixou de servir...

Eu queria comprar uma guitarra nova, com preferencias de V's ou Explorer's

Já tinha umas em mente mas peço que me dêem as vossas opiniões...

Imagem

Jackson JS30RR:
http://www.ultimate-guitar.com/reviews/ ... index.html

Imagem

Kramer Imperial S-404S:
http://www.fretbase.com/guitars/1096-kr ... ial-s-404s

Imagem

Kramer Vanguard:
http://www.theshredzone.com/content/art ... pageid=278

Peço então que comentem estas guitarras ou que dêem sugestões para outras guitarras...

Obrigado... :beer:

defunctum
Metálico(a)
Registado: sábado out 06, 2007 7:45 pm
Contacto:

Mensagempor defunctum » sábado nov 07, 2009 9:59 pm

Acima de tudo qual o orçamento??Já agora, têm mesmo que ser flying-v´s ou explorer´s??

latex
Participante Compulsivo(a)
Registado: terça jul 10, 2007 9:44 am
Contacto:

Mensagempor latex » sábado nov 07, 2009 10:59 pm

Alguém me sabe dizer quais as vantagens/desvantagens de mudar os potenciómetros a guitarra? Tenho lido em vários locais imensa gente que troca de potenciómetros. Se ajudar, tenho uma Ibanez rg370dx, que vantagens e desvantagens teria em trocar os potenciómetros a guitarra? Obrigado

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo nov 08, 2009 2:43 am

latex aí já tens que ver bem, há potenciómetros baratos e potenciómetros melhores, tens que arranjar as medidas certas para a tua guitarra também...

a diferença seria 1 ligeira melhoria na qualidade de som, 1 grande melhoria no funcionamento deles, na uniformidade com que usas o knob de volume sem ele abafar o som (também existe 1 'treble bypass mod' para isto, que é basicamente 1resistencia de 1nanofaro soldada no knob de volume). mudares knob de tone e respectiva resistência faz com que quando usares o tone para sacar aquele timbre + jazzy, tenhas 1 timbre melhor e uma guitarra + versátil portanto. algumas chaves não são blindadas contra ruído. blindar mesmo a cavidade da electrotécnica e o pickguard, tudo isto elimina pequenos ruídos de quando há interferências magnéticas ou radiofónicas à volta. a própria qualidade da soldadura e os fios usados influenciam ligeiramente a qualidade e clareza do sinal, os pickups influenciam bastante.

a guitarra tem 1som acústico que é captado magneticamente(isto produz um sinal eléctrico). agora a electrónica são os orgãos da guitarra, até pode ter 1som 'fixe' mas se a electrotécnica não se safar não sacas som dela. o mesmo se aplica à madeira, se a guitarra não tiver alma, não vibrar, nem com a electrotécnica mais potente sacas 1som minimamente aceitável dela.

PS - só há desvantagens se o trabalho for mal feito ou colocares material de qualidade inferior àquele que já estava instalado na guitarra.

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo nov 08, 2009 9:46 am

Obrigadao. Olha so mais uma cena em relaçao a fixaçao da ponte, a fixaçao da ponte faz com que ao fazer bends e essas cena a gitarra nao desafine. No entanto nao percebo se depois de fixada a ponte com 'hipshot tremsetter' ao mudar de afinaçao sera tao simples como uma guitarra de pontefixa, sem ter que andar a apertar ou a desapertar as molas :?:

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo nov 08, 2009 12:41 pm

Atenção, ter a ponte bloqueada confere o efeito de estabilidade proveniente de uma ponte fixa. Acontece que se os tunners tiverem problemas, se a tensão do braço não for a mais apropriada, se o setup não estiver bem feito, se as cordas forem velhas ou não forem adequadas, podes ter sempre algumas desafinações.

(PE, se usares cordas 0.11 em Mi, ficam muito tensas, não dá para fazer bends superiores a meio tom. bends mais largos desafinam sempre as cordas devido a estrutura física das mesmas)

O hipshot tremsetter, faz com que o tremolo não suba o pitch, ou seja, para alguns floyds mais instáveis problemas com as molas, desgastes e etc consegues um extra de estabilidade abdicando de parte das funcionalidades do floyd.

acontece que alguns floyds baratos, sempre que se usam tendem a deixar alguma corda ou mesmo 2 ou 3 ligeiramente desafinadas 'acima', depois quando ao tocares lhes dás bends elas voltam ao sitio. há guitarras onde acontece o oposto, quando das bends as notas desafinam e descem ligeiramente mas depois ao usares o floyd elas voltam ao sitio.

estas questões são muito complicadas, porque não envolvem o floyd em si. basta a medida da guitarra variar 1mm para teres uma variação de tensão de uns 10kg (a mais ou a menos nas cordas), tensão essa que vai alterar todo o equilíbrios da guitarra. os tunners, o nut, a forma como o braço é aparafusado, a tensão do braço. esses floyds ao inicio não são propriamente problemáticos, com 1 bom setup devias de obter uma afinação estável em Mi.

Agora se for para ter afinações alternativas e/ou mudar constantemente de afianção, teras de bloquear o floyd para teres uma ponte fixa. Ou usar o novo sistema de engenharia da Ibanez nas suas recentes guitarras de topo com o ZeroPoint. Em que tens 1 botão para bloquear o floyd, usares as afinações malucas todas que quiseres, depois lembraste de por 1 afinação com 1 tensão estável, e liga-se o floyd de novo.
Também é bom para licks com influencias country, normalmente fazer double stops, bends de 2 cordas e deixar soar as cordas soltas, ao se exercer tensão nas cordas a corda solta fica ligeiramente desafinada durante aquele momento, então ao bloquear-se o floyd isso deixa de acontecer.

tudo o que meta afinação é matéria muito sensível porque a guitarra é um instrumento imperfeito à nascença, existe um acorde interessante no 12o trasto, nas 4 cordas do meio, que regra geral ao tocar esse acorde as cordas Mi das pontas ficam sempre desafinadas, porque ao carregar para fazer o acorde exerce-se tensão suficiente nas cordas para que estas puxem o braço e a ponte. na maioria das guitarras nota-se sempre uma ligeira oscilação da afinação, seja que guitarra for, que marca for.

dito isto:
estas convencido a fazer mods à tua guitarra para teres versatilidade de afinações ou para melhorar a afinação dela actualmente em Estandard? é que isso regra geral consegues com 1 setup, mas não pode ser com um qualquer, os amigos ou malta conhecida dão sempre 1 jeito por nós, mas para ficar bem feito tem que ser com alguém que perceba mesmo muito bem da matéria.

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo nov 08, 2009 1:41 pm

Posto isto,um setup bem feito ajuda imenso, no entanto, a minha ponte(Ibanez rg 370 dx, penso que e uma ponte edge III) da muitos problemas quando quero mudar de afinação. Por exemplo, para colocar a guitarra em drop C ou D, perco a vontade 30,45 minutos para a afinar nessa afinação direitinha e com a ponte nivelada. A minha ponte desnivela imenso. Para ser sincero, preferia ter uma guitarra de ponte fixa...

PS: Quanto custa em media um setup a uma guitarra?

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo nov 08, 2009 1:55 pm

um setup pode custar uns 20€ à volta disso penso. varia de sitio para sitio. agora penso que aí não é a solução, porque repara:

flutuação de ponte + trocar de afinação constantemente = simplesmente não dá.

precisavas mesmo era de ponte fixa para ter a guitarra em Drop D.
outra coisa, qual a medida de cordas que usas?

é que não consegues afinar 0.09 em DropC, porque são finas demais e são demasiado moles.
(mesmo para mim, uso 010 em E porque 009 ficam muito deslavadas geralmente)
ao ficarem demasiado moles nunca estão afinadas, a afinação oscila sempre. já tive uma guitarra afinada em Drop C mas as cordas que eu usava eram 011 e consegui graças a tensão boa das cordas uma altura consideravelmente baixa, pois não balançavam que nem cordas do estendal... :P

mas penso que com 010 resolves também, e talvez fiquem mais sauves nos bends. depende do braço da guitarra. eu meti as 011s numa guitarra tipo LP braço rijo, a tua é um braço fino se calhar era melhor ir 'apalpando terreno' ou dizeres o que queres concretamente a quem te mexer na guitarra.

latex
Contacto:

Mensagempor latex » domingo nov 08, 2009 2:47 pm

Tenho que ver isso então. Eu costumo tocar cenas em C e algumas em D, com a ponte fixa nao havia estes problemas, mudava de afinaçao e pronto 3 minutos. .. já ando a ver umas guitarras de ponte fixa, mas encontrei a Guitarra Ibanez S 320 que ja tem o sistema do tremolo que falaste e não e assim muito cara. Vou procurar uma guitarra feita ou no Japão ou nos usa com ponte fixa, tem e que ser usado lol senão não tenho guito. Obrigado pela ajuda :)

_EU_
Turista
Registado: sexta nov 06, 2009 6:42 pm

Mensagempor _EU_ » domingo nov 08, 2009 4:57 pm

Sei que~tinha dito que não queria packs.. mas encontrei este q me pareceu uma boa escolha. Que acham?

http://www.lismusica.pt/pt_pt/maxshop/p ... -vypyr-15/

O Amp é alguma coisa de jeito?

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » domingo nov 08, 2009 11:09 pm

Que tal leres 2 ou 3 paginas antes? :wink:
Imagem

SleepingGiAnT
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda nov 09, 2009 10:53 am

Já consegui testar o amp, se bem que só por 5-10 minutos, mas estava óptimo. Pelos vistos foi só um susto.
Btw, grande bujarda!

Obrigado por tudo.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

DevilPig
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Mensagempor DevilPig » terça nov 10, 2009 6:39 pm

alguém sabe de uma loja em Portugal que venda cordas DR black beauties?
Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes