Sinistro - antes da saída do novo álbum, era apenas um ouvinte (muito) esporádico da banda, razão pela qual só os tinha visto anteriormente uma vez ao vivo (no SWR, onde deram um bom concerto). Assim, esta data nem estava nas minhas cogitações mas, ao dar umas audições no Sangue Cássia fiquei completamente rendido ao som da banda! Por isso, foi com interesse que marquei presença no primeiro concerto em nome próprio da banda, precisamente para apresentar o novo trabalho. Apesar das limitações (acústicas e não só) da sala, o som esteve razoável (talvez o início tenha sido onde nem sempre as coisas estiveram muito bem, mas depois tudo se normalizou). Desde o início, foi notório que esta era naturalmente uma data marcante para a banda e, estando a casa cheia (segundo parece esgotou mesmo), ainda mais se notou todo o empenho da banda. O set acabou por não ser tão longo como gostaria, mas já era o expectável (cerca de 75 minutos), passando por alguns temas do novo álbum - Abismo, Cosmos Control, Lotus e Nuvem (faltou tocarem a Cravo Carne, mas pronto, não se pode ter tudo) - que confirmaram ao vivo toda a rica atmosfera dos temas no álbum. Uma verdadeira viagem sonora! Tocaram ainda Partida, Relíquia e a colossal Cidade parte2 com que fecharam um excelente concerto! Não posso deixar de referir a enorme vocalista (e frontwoman) que a banda tem e que coloca as coisas ao vivo num outro patamar. Para além da excelente voz, toda a teatralidade (no bom sentido), intensidade e mesmo transcendência que incute em cada é realmente digno de registo (e que quase dispensaria as projeções que foram passando ao longo do concerto).

PS: uma nota muito negativa para os fotógrafos/pseudofotógrafos/whatever... é simplesmente penoso para quem quer ficar mais à frente ter de levar com estes senhores/as durante todo o concerto, a deslocarem-se de um lado para o outro. Este "problema" é bem mais notório em salas pequenas em que não há zona reservada aos fotógrafos. Só para clarificar, nada tenho contra os fotógrafos (aliás, adoro ver fotos de concertos e eu próprio também gosto de tirar fotos), agora ser incomodado durante todo o concerto (quando deveria ser apenas nos primeiros temas, como acontece nos concertos maiores) é um bocado demais. Enfim, um pequeno desabafo sobre algo que já começa a ser por demais evidente.