Gennoma - começo (com uma hora de atraso...) com uma banda de um estilo (deathcore ou, pelo menos, pelos meandros do core) que não entra propriamente na minha dieta musical.

Moonshade - - aqui sim, o arranque à séria do fest. Nunca os tinha visto (ou ouvido) e fiquei bastante bem impressionado com o seu melodeath com claras influências de bandas como Insomnium. Extremamente competentes e com boas vocalizações (com contribuição de alguns elementos da banda), tanto no registo limpo como gutural, deixaram muito boas indicações.
Lux Ferre - foram uma das duas bandas (a outra foi Avulsed) que me fez marcar presença no fest. Portanto, a expetativa era bastante elevada, tanto mais que o último álbum é um portento e são, claramente, das melhores bandas nacionais de BM. Ora bem, que dizer....Desde logo, a minha surpresa por terem ficado logo com o 3º slot, quando pensava que seriam os penúltimos a tocar, imediatamente antes de Avulsed. O pior foi que apenas puderam (imposição da organização) tocar uns míseros 5 temas. Ok, eu sei que é um fest, que há imprevistos mas....talvez uma hora de atraso tenha contribuído para isso... Quanto à atuação em si, excelente! Tocaram os 4 primeiros temas do último álbum (A Luz Ofuscante da Verdade, Não Há Salvação, A Lenta Adaga da Morte e Caos no meu Sangue) e, quando as coisas estavam a atingir o ponto mais elevado da atuação...tiveram de terminar abruptamente tocando uma excelente malha do 1º álbum (não me recordo agora o nome). Muito bom mas soube a muito pouco.
K-OS - banda espanhola que apresentou um thrash apunkalhado (diria antes, um punk athrashalhado) que, sinceramente, achei muito fraquinho. Têm um som que puxa pelo público e assim aconteceu mas trata-se claramente de uma aposta numa banda de 2ª divisão. Há por cá mais e melhores bandas, mesmo dentro do mesmo estilo.
Avulsed - Concertão! O Dave é um grande personagem, com grande presença em palco e a restante banda também se apresentou muito bem. Grande concerto de death metal! Temas como Dead Flesh Awakened, Breaking Hymens, Devourer of the Dead, Horrified by Repulsion ou a Gorespattered Suicide foram uma verdadeira delícia para os presentes! Não fosse a intervenção do Nuno e a organização preparava-se também para encurtar o set dos headliners.... Se já é mau em qualquer caso, quando se trata dos cabeças de cartaz é no mínimo, bizarro.
Hourswill - Apesar do adiantado da hora e do cansaço acumulado, conseguiram (ou pelo menos, bem tentaram) puxar pelo pessoal e apresentar os seus argumentos no progressive metal. Boa atuação, com excelente apontamentos instrumentais e, a nível vocal, preferi o registo gutural ao limpo. Talvez seja questão de gosto pessoal apenas.
Mindfeeder - Última banda do fest a atuar e acabou por ser uma boa escolha. Com um vocalista que é do mais animado e bem disposto que se pode encontrar, o público acabou por animar o fest encerrou da melhor forma, com uma atuação de heavy/power do mais competente que se encontra por cá. Aqui já houve tempo para tocar mais...
A questão dos horários foi claramente a minha maior queixa do fest (isso e o fumo na sala, quando o pessoal podia sair e entrar quando quisesse...). Acho que, ou começam o fest mais cedo (ainda durante a tarde), ou terão de convidar menos bandas, sob pena de algumas tocarem muito pouco tempo.
Pena também o escassíssimo público presente. Quem foi a mais edições disse-me que, infelizmente, esteve dentro do habitual de anos anteriores.
De resto, sala com excelentes condições, o som também esteve bom, e o pessoal da organização sempre prestável. Que continuem por muitos e bons anos.