2013.11.17/.18 Dark Tranquillity + Tristania @ Paradise Garage/Hard Club

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

2013.11.17/.18 Dark Tranquillity + Tristania @ Paradise Garage/Hard Club

Mensagempor X-FrEaK » terça nov 19, 2013 1:06 am

Bem bem bem bem....acho que já não tinha tanto pa dizer de bom de um concerto no Garage ha ja algum tempo, mas esta noite provou dois pontos:

1- Que o Garage consegue ter um som a roçar o excelente
2- Que, apesar de muita gente aqui no forum achar o contrário, a interacção de um frontman com o publico é fundamental e pode, como se assistiu hoje, mudar o rumo de um concerto.

Voltando agora ao inicio e ao choque que foi chegar ao Garage e ver a sala quase vazia, eu so pensava "bem ainda deve chegar muito pessoal...". Passei o concerto de Tristania a olhar pa tras pa ver a composiçao da sala e realmente acabou por acontecer o que eu nao previa, de todo: pouco mais de meia casa para ver Dark Tranquillity O_O.

Tristania - Um concerto completamente mediano lol. Por aqui comecei a ter esperança que hoje o Garage me proporcionasse um bom som. Quanto à banda em si, não conhecia nenhuma musica e como tal passou-me um bocado ao lado. Fica debaixo de olho a voz da menina que era bem boa (notou-se nas musicas que cantou com Dark Tranquillity), mas tirando isso é daquelas bandas que passa um bcoado ao lado.

Dark Tranquillity - Já os tinha visto em Corroios com os Insomnium em 2010 (Insomnium <-> Tristania lol) com uma sala muito mas muito mais composta do que esta hoje. Já sabia o que esperar destes senhores, um grande concerto e um Mikael Stanne a mostrar que os Suecos são um povo brutal, nada frio como o pessoal do sul da Europa tem a mania de dizer. Ao saber o que esperar as minhas espectativas até nem eram muito grandes, mas as que tinham foram estupidamente ultrapassadas. O som estava impecavel: desde 2006 que vou a concertos no Garage e penso que este figura no primeiro lugar em termos de som. Depois da desilusao que foi Hypocrisy (no qual houve pessoas que elogiaram o som, eu nao fui uma delas), estava com medo dos samples/teclados de Dark Tranquillity, mas nop, todos os instrumentos eram plenamente audiveis, excepto tipo o...baixo (eu nao estava maluco certo? O Martin e o Niklas estavam os dois nas guitarras, não sei se isto é comum, mas é provavel que seja). Quanto ao segundo ponto que referi em cima, o publico ao inicio estava completamente apático, eu juro que se fosse um vocalista ao estilo do Jonas Renkse, que é um gajo introvertido e pouco comunicativo, este concerto teria roçado o sofrivel, mas o Stanne conseguiu mesmo puxar pelo publico, eu proprio notei que se nao fosse ele, estava ali um bocado naquela.... A setlist foi espetacular, tive medo que nao tocassem a Lost to Apathy mas graças a deus que po final o fizeram (no Garage nao tivemos direito ah Uniformity como no Porto, nao percebi :X).

Venha Satyricon amanha!

P.S: Um bem haja ao metaleiro random que meteu conversa comigo, isto de um gajo ir sozinho a concertos as vezes pode tornar as coisas um bocado secantes nos intervalos :P

dragffys
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo set 10, 2006 1:09 pm

Re: 2013.11.17/.18 Dark Tranquillity + Tristania @ Paradise Garage/Hard Club

Mensagempor dragffys » terça nov 19, 2013 9:48 am

Segundo concerto a que vou este ano no Garage, ambos com um som excelente!
Longe de serem a minha banda favorita em disco, os DT são os maiores ao vivo, uns profissionais do caraças, não falha nada.
Foi o meu 3º concerto deles e estão sempre em crescendo de forma.

Tristania, azeitinho qb e muito morninho e desinteressante.
"Religions do make claims about the universe; the same kinds of claims that scientists make, except they're usually false." - R. Dawkins

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » terça nov 19, 2013 12:31 pm

Grande noite ontem no Paradise Garage!

Relativamente às bandas:

Tristania - eram uma banda que acompanhava, até por alturas do álbum Illumination. Depois a Vibeke saiu, mudaram a sua sonoridade e desinteressei-me por completo da banda. Ontem vi-os pela 2ª vez ao vivo e foi muito mas mesmo muito morno. Não é que a atitude em palco tenha sido má, nada disso, mas as novas músicas são mesmo muito fraquinhas, a nova vocalista não me impressionou mesmo nada, antes pelo contrário - parece que andou a ver vídeos a mais da Scabbia...e quanto à voz, o seu timbre não me apela mesmo nada (aqueles agudos então...). De maneira que nem quando tocaram uma ou outra malha mais antiga a coisa funcionou muito bem, aparentemente já não as tocam sequer com a mesma chama (na verdade, até tive dificuldades em reconhecê-las).

Dark Tranquillity - PQP!! Que concertão! Som muito bom (como já tinha acontecido em Amorphis), um set excelente (e com duração de uns, hoje em dia, bem generosos 100 minutos) que passou praticamente por toda a discografia da banda. O Stanne é um verdadeiro frontman, tanto pela excelente qualidade vocal que apresentou como pela sua enorme energia em palco e interatividade e simpatia com o público presente (penso que noutra altura do ano com menos concertos, a presença de publico teria sido ainda maior, apesar de tudo a casa estava bem composta) e restante elementos a demonstrarem que a máquina sueca está muito bem oleada. Começaram o set por se focar mais, como seria de esperar, no Construct (excelente álbum, na minha opinião), malhas que resultam muito bem ao vivo, depois fizeram uma espécia de interlúdio com duas músicas mais calmas (que contaram com a participação da vocalista de Tristania que, apesar de tudo, não arruinou as malhas por completo) e, a partir daqui, foi a puta da loucura. Se o concerto já estava num nível muito bom, a partir da Punish My Heaven (que malhão!) que as coisas atingiram um patamar mesmo brutal. A partir daqui até final o concerto foi de uma energia e de uma simbiose perfeita entre público e banda. Concerto brutal de uma banda no top de forma! Momentos altos: a partir da Punish my Heaven foram mesmo todas as malhas (sem exagero). Muito bom. :metal:

Setlist:
The Science of Noise
White Noise/Black Silence
What Only You Know
The Fatalist
The Silence in Between
Zero Distance
A Bolt of Blazing Gold
(with Mariangela Demurtas)
The Mundane and the Magic
(with Mariangela Demurtas)
Punish My Heaven
The Wonders at Your Feet
Indifferent Suns
Iridium
Terminus (Where Death Is Most Alive)
State of Trust
Endtime Hearts
ThereIn
Lost to Apathy
Misery's Crown
Encore:
Lethe
Valfar, ein Windir

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » terça nov 19, 2013 12:55 pm

X-Freak: quanto ao baixista, desde que saiu o anterior baixista os DT optaram, pelo menos por enquanto, por manter a formação, não indo buscar nenhum substituto (nem sequer para as atuações ao vivo). Inclusivamente penso que foi um dos guitarristas (Henriksson) que gravou o baixo para o Construct.

Quanto ao público, realmente DT merecia bem mais. Ainda assim, tendo em conta o pessoal que estava a ver Tristania, a casa ainda se compôs.

E venha hoje Satyricon!
Valfar, ein Windir

_fjpa_
Participante
Registado: quinta out 06, 2011 1:25 pm

Mensagempor _fjpa_ » terça nov 19, 2013 2:43 pm

Boas,

Concerto no HC Porto.

Quando entrei não havia muita gente, e isso explicava o porquê de terem mudado o concerto da sala 1 pra sala 2 do HC, penso eu. Mas também há quantidade de concertos que por aí andam, não é fácil ir a todos.

Lá bebi umas jolas e quando começou o concerto de Tristania começou o pessoal a chegar.

Para quem não acompanha este estilo de synphonic metal como eu, era uma oportunidade para apreciar o som... e a "front girl" (my God)!!!
Achei o concerto competente e o pessoal curtiu a atmosfera criada. Mas como não é o meu estilo fico-me por aqui.

Dark Tranquility confirmou o que estava à espera, e tinha expectativas elevadas, G'anda Concert!
Desde início que a escolha das músicas estava bem estudada, resultando mt bem com o pessoal que curtiu à brava.

A empatia criada pelo Stanne demonstrou que o pessoal dá valor a isso, chamando pela banda no final do concerto, daí terem voltado e terem tocado mais uma música, obrigando o Stanne a afirmar: "I hate doing this, 'cause this is not in our nature, but you guys are awesome". Acho que a Super Bock ajudou bastante :beer:

Mais um bom registo no HC com um grande concerto.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

Mensagempor pafg » terça nov 19, 2013 3:47 pm

Acho que o Garage não fez só meia casa.... aquilo parecia-me bem composto. De facto pouco antes de Tristania começar a sala estava quase vazia mas rapidamente se compôs.

Tristania foi engraçado mas o setlist demasiado focado nas músicas mais recentes foi um tiro ao lado. O momento alto foi mesmo com a The Shining Path que é uma música de 2001. Mas é uma banda que de facto já viveu melhores dias.

DT foi excelente. Ponto final. Grande atitude do frontman que é um animal de palco. Foi tudo óptimo, desde som, até à setlist, nada falhou a não ser a falta da Monochromatic Stains e da Final Resistance, mas não se pode ter tudo.
A saída, dois dedos de conversa com o Stanne acerca do jogo de hoje. Tipo impecável e com um grande sentido de humor.

Imagem

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » quinta nov 21, 2013 3:19 pm

Não ha muito a dizer, mais uma irrepressível actuação dos Suecos!!! Levamos 15-0 !!! Ainda bem q no dia seguinte fizemos a desforra!!!
O som teve excelente, tirando alguns problemas técnicos q notei em algumas musicas na bateria... o voc nem se fala... que comandante!!!

Pena pena foi mesmo a falta de publico... a crise ta se a sentir nos concertos, mas tb com tanto concerto pegado uns aos outros, é normal...

Os DT provaram que quem quiser pode tocar das 10 e picos até quase à meia-noite!!!
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes