2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor Enigma » sábado dez 22, 2012 1:49 pm

Fica então aberto o tópico o rescaldo para a noite de O Fim do Mundo. E, embora o mundo não tivesse terminado como anunciado, tratou-se de uma excelente noite. :P

Começando pelo espaço, pareceu-me bem, com boas condições e boa localização. Até estacionar o carro não foi tarefa complicada.

Quanto às bandas:
Bizarra Locomotiva - não são my cup of tea, de todo. No entanto, reconheço-lhes o mérito naquilo que fazem e, mais ainda, na honestidade e entrega com que o fazem. 1 hora de atuação que até para quem não gosta particularmente se passou muito bem, o que é muito bom sinal. Terminaram com 2 músicas cantadas a meias entre o Rui Sidónio e o Fernando Ribeiro.

Moonspell - para quem, como eu, tinha marcado presença no (excelente) concerto do Campo Pequeno provavelmente terá pensado que o melhor já tinha sido visto e que este concerto seria apenas mais um. Ideia completamente errada! Desde logo porque numa sala mais pequena, com um ambiente mais intimista, os concertos de Moonspell têm outra envolvência. Depois, porque nos presentearam, durante quase 2 horas, com um alinhamento excelente, que passou por todos os álbuns (excepção feita ao Darkness and Hope) e porque foi buscar ao fundo de catálogo tesourinhos há muito esquecidos nas suas atuações. Assim, do novo álbum tocaram 5 faixas, que resultaram muito bem ao vivo (como já se tinha constatado no Campo Pequeno): Axis Mundi (com que abriram), Alpha Noir, Lickanthrope, Em Nome do Medo e Grandstand (destaque muito especial para estas duas últimas que constituíram grandes momentos). Dos álbuns mais recentes (Memorial e Night Eternal) tocaram Finisterra (brutalíssima) e Night Eternal. Até aqui, tudo bem mas tudo mais ou menos dentro do previsto. Depois, para mim, foi a melhor parte. Desde logo, foram buscar ao Sin Pecado a Abysmo que foi um momento tão surpreendente quanto bem conseguido! Do The Butterfly Effect tocaram a Soulsick e a Butterfly FX. Embora não seja fã deste álbum, soube mesmo muito bem ouvir estes temas que têm andado esquecidos nas setlists dos Moonspell (a Abysmo foi mesmo divinal). Outros excelentes momentos, embora já expectáveis foram Opium, Awake, Vampiria, Alma Mater e Full Moon Madness com que saíram do palco. Se o concerto tivesse terminado aqui já teria sido muito bom. O que o elevou à categoria de excelente foi o encore que eu, de todo, não esperava, e que foi sublime, mágico! Tocaram nada mais nada menos que 3 temas estupendos do The Antidote: In and Above Men, From Lowering Skies e Antidote!
Sem dúvida nenhuma, para mim foi um dos grandes concertos de 2012. :metal: E, felizmente, este ano em termos de concertos foi bastante generoso já que fui a muitos, portanto não me falta termo de comparação para dizer que foi mesmo muito bom. :)

Edit: E já me esquecia, tocaram a Ataegina! :P
Valfar, ein Windir

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2184
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm
Localização: Monte Abraão

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor UnknownOne » sábado dez 22, 2012 5:46 pm

Eu gostei bastante do concerto, sobretudo do encore. Queria rever umas quantas músicas deles e felizmente tocaram-nas todas :D

Avatar do Utilizador
moonstruck
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 662
Registado: domingo out 02, 2011 12:09 pm

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor moonstruck » sábado dez 22, 2012 6:37 pm

A minha opinião sobre o que vi ontem:

Bizarra Locomotiva: Sidónio e companhias a conduzir-nos na locomotiva pela linha da loucura. Estes gajos tão cada vez melhores. O som estava exelente. Vi os Bizarra Locomotiva no 1º andar e a dada altura o Rui sai do palco, sobe as escadas e ficou um pouco com o pessoal lá em cima a ver "a vista" e depois voltou a descer, momento top.

Moonspell: Um dos melhores alinhamentos a que assisti, fizeram-nos viajar no tempos desde os primeiros albuns até ao deste ano. Um dos momentos TOP do concerto para mim foi quando tocaram musicas do The Antidote, principalmente o Antidote

Espaço "Tmn ao vivo": Espero não ter de lá voltar. No chão frente ao palco o povo parecia sardinhas em lata. No 1º andar só os que estão à frente vêem os restantes contentam-se com o som. O bar, nem sei o que diga, 2,50€ por uma mini?!? :shock: Não havia imperial as torneiras serviam para enfeitar o balcão. :roll:
Por isso eu tomo ópio. É um remédio. Sou um convalescente do Momento. Moro no rés-do-chão do pensamento. E ver passar a Vida faz-me tédio.

Avatar do Utilizador
Mak
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1758
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm
Localização: Great Northern Hotel

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor Mak » domingo dez 23, 2012 8:44 am

Enigma Escreveu:Edit: E já me esquecia, tocaram a Ataegina! :P


Priceless ^^

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor Kustu Rica » domingo dez 23, 2012 2:39 pm

moonstruck Escreveu:A minha opinião sobre o que vi ontem:

Espaço "Tmn ao vivo": Espero não ter de lá voltar. No chão frente ao palco o povo parecia sardinhas em lata. No 1º andar só os que estão à frente vêem os restantes contentam-se com o som. O bar, nem sei o que diga, 2,50€ por uma mini?!? :shock: Não havia imperial as torneiras serviam para enfeitar o balcão. :roll:



Venderam mais bilhetes que a lotação oficial da sala. Estou a ver que houve poucos metaleiros bêbados essa noite.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor PeiXotO » domingo dez 23, 2012 3:43 pm

Grande noite de música. Já à bastante tempo que não me divertia assim num concerto especialmente tendo em conta que fui sozinho.

Bizarra Locomotiva: Os concertos destes senhores merecem ser vistos pelo menos uma vez na vida. O Rui sempre na maior e desta vez tivemos direito a presença de um baixista, coisa que nunca tinha visto num concerto de Bizarra e que, sem ofensa, parecia saído de um concerto de Marilyn Manson, . Ainda levou lá umas "enrabadelas", provavelmente parte do ritual de iniciação. Só lamento que o Alpha tivesse ficado um pouco apagado e o alinhamento ser um pouco mais do mesmo.

Moonspell: Mais um grande concerto. Prova que os concerto de Moonspell em recintos mais pequenos e mais intimistas têm outro impacto. Um alinhamento com bastantes surpresas entre outras a Butterfly FX, a The Antidote e aquela que me deixou mais feliz da vida, a Ataegina(!!!). Só é chato ouvir uma "portuguese drinking song" com minis a 2,5€. Lamentei não terem tocado nada do Omega White, nem mesmo a New Tears Eve que é das poucas malhas desse album que têm tocado noutras datas. Night Eternal, gostamos de ti, mas já saias desse alinhamento. Naturalmente, pontos altos da interacção publico/banda na Opium, Alma Mater, Em Nome do Medo e Full Moon Madness.

DJ's: Como a noite não acabou com os concertos principais, os que ficaram pela sala TMN ainda tiveram direito a ouvir umas 4 horitas de música cortesia dos DJ's No Good Krew e António Freitas. Ponto alto para a parte em que passaram bastantes músicas ali do fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000. Dos poucos resistentes muitos deles curtiram o momento de nostalgia (só lamento ter apanhado com a My Own Summer... :mrgreen: ). Ponto negativo para a publicidade enganosa pois no cartaz diziam que haveria música até ás 6h e eram 5h15 e já estavam a acender luzes. Tá mal!
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
schwarze_engel
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1790
Registado: segunda nov 08, 2010 9:33 am
Localização: Porto

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor schwarze_engel » domingo dez 23, 2012 3:51 pm

Kustu Rica Escreveu:Venderam mais bilhetes que a lotação oficial da sala. Estou a ver que houve poucos metaleiros bêbados essa noite.
Poucos, mas houve-os. Vi pelo menos dois. :P

Que dizer da noite de sexta?
Posso dizer que só por ter tido a oportunidade de, ao fim de 10 anos a ver Moonspell ao vivo, apanhar finalmente a Ataegina, já valeu a pena o esforço (e €sforço) de acordar às 6.30 da manhã, trabalhar até às 13h e em seguida fazer 300Kms para poder estar mais ou menos a horas decentes no Cais do Sodré.
Posso dizer também que ouvir Moonspell a terminar com uma já saudosa Antidote foi a cereja no topo de um bolo já de si excelente, e que foi das melhores setlists de Bizarra que já apanhei nos últimos tempos (faltou ali uma Homem Máquina para ser mais perfeita). Ia morrendo esmagada pelo Sidónio, mas puxaram-me para o lado no exacto momento em que ele caiu para cima de nós. :P

Mas tudo isso seria dizer pouco sobre as prestações que eu vi naquele palco.
Fica no top de concertos deste ano, sem nenhuma dúvida.

(Setlists).

Quanto ao espaço, talvez não seja o mais indicado para este tipo de espectáculos, embora não tenha sido propriamente um desastre... O som estava bom (apesar de algumas falhas pontuais durante Bizarra), lá na frente do palco estava-se apertado, mas raros são já os concertos de Moonspell em que não se está - e não sei como estavam as pessoas no resto da sala, portanto não sei avaliar se aquilo levou gente a mais ou não.
Foi uma 'boa estratégia' terem deixado acabar a cerveja, pois foi da maneira que o pessoal saiu logo a seguir ao concerto - e os nossos bolsos também agradeceram. Preferia ter pago, naquele momento, 2.5€ por cada cerveja do que 2€ por cada garrafa de 30ml de água congelada.
Mas o espaço lá sabe que tipo de clientela deseja captar para futuros eventos.
Ponto extremamente positivo: a atitude dos seguranças de tentarem evitar que as pessoas fumassem lá dentro.

Balanço final: foi um belo solstício de Inverno.
Hear the words I sing,
War's a horrid thing.
So I sing, sing, sing...
...ding-a-ling-a-ling.

Avatar do Utilizador
tecla3
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 123
Registado: sábado dez 08, 2012 12:11 pm

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor tecla3 » quinta dez 27, 2012 8:45 pm

Não vi Bizarra porque não gosto.

Moonspell brutal, mas curti mais o do Campo Pequeno, contudo, (sic)"Desde logo, foram buscar ao Sin Pecado a Abysmo que foi um momento tão surpreendente quanto bem conseguido! Do The Butterfly Effect tocaram a Soulsick e a Butterfly FX." 5 estrelas...brutal. Adoro esses albuns...e naquele ambiente, curto e grosso foi demais...uma piquena cereja em cima de um bolinho de mel.... :beer: :beer:

Kustu Rica Escreveu:
moonstruck Escreveu:A minha opinião sobre o que vi ontem:

Espaço "Tmn ao vivo": Espero não ter de lá voltar. No chão frente ao palco o povo parecia sardinhas em lata. No 1º andar só os que estão à frente vêem os restantes contentam-se com o som. O bar, nem sei o que diga, 2,50€ por uma mini?!? :shock: Não havia imperial as torneiras serviam para enfeitar o balcão. :roll:



Venderam mais bilhetes que a lotação oficial da sala. Estou a ver que houve poucos metaleiros bêbados essa noite.


Isto :metal:

Avatar do Utilizador
Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4457
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm
Localização: Lesboa

Re: 2012.12.21 - O Fim Do Mundo: Moonspell + Bizarra Locomotiva - Sala TMN, Lisboa

Mensagempor Grind-zé » sábado dez 29, 2012 2:48 pm

Cai de paraquedas no concerto. Bizarra nunca me haviam desiludido mesmo naquela altura em que eram menos popular da banda (circa 1999?-2004?), desta vez superaram as expectativas.

Quanto a Moonspell, julgo que desde o concerto do Ermal 2004 que não lhes prestava atenção. E devo dizer que me surpreenderam e muito. Realce para "Awake", "Abysmo" e a sequência final de temas do "Antidote".


Quanto a bebedeiras, apesar do preço pouco cómodo da bebida (o habitual no TMN ao Vivo), ainda vi alguns jovens deitados pelos cantos da casa (aqueles ali junto às casas de banho foram corajosos para estacionar em tal sitio).
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.


Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes