Apesar de não ter esgotado, e tendo em conta que Opeth tinham tocado no mesmo espaço 48h antes, a casa estava muito bem composta (pelo menos quando Amorphis começou a sua actuação).
Nahemah - apesar do som estar muito mau, fiquei bem impressionado com estes espanhóis. Têm ali bons apontamentos e ideias. Fiquei bem agradado, tanto do instrumental como da voz. Vou checkar a discografia da banda.
Leprous - um bocado de mixed feelings. Por um lado, têm ali grandes apontamentos ao nível instrumental (gostei particularmente dos últimos temas que tocaram), já quanto à voz, aquelas cantorias não me assistem lá muito. Até acho que o vocalista tem um bom poder vocal, eu é que não gosto particularmente.
Amorphis - excelente concerto! Começo já pelas poucas notas menos boas. Primeiro, mas é algo que não se alterará certamente: tanto o Holopainen como o Koivusaari não interagem nada com o público e nem sequer mostram grande entusiasmo durante a actuação. Acredito que seja mesmo assim, e não apenas nesta ocasião, pois já os tinha visto 3 vezes antes e as coisas costumam passar-se do mesmo modo. A segunda noita menos positiva foi o excessivo tempo de espera entre a actuação de Leprous e o início de Amorphis. Devem ter sido 40 minutos ou coisa que o valha. Quanto ao concerto, e apesar de um começo morno com Song of the Sage e My Enemy (eu até gosto dos temas, mas não entusiasmaram por aí além), a partir da The Smoke foi sempre em crescendo, passando por temas inesquecíveis do fundo de catálogo da banda, como Against Widows + Alone (excelente sequência), Karelia + Vulgar Necrolatry, Into Hiding, Black Winter Day (grandes temas a recordar álbuns gloriosos), mesclados por excelentes temas do, quanto a mim, melhor álbum da banda pós Elegy - Skyforger (Sampo, Sky is Mine, Silver Bride). A actuação finalizou mesmo em grande com a My Kantele seguida da House of Sleep que foi berrada a plenos pulmões pelos presentes.

Edit: só para mencionar o fenomenal vozeirão (e versatilidade) do Joutsen! Muito se deve a ele a revitalização da banda.