2009.07.31 - Nine Inch Nails @ Paredes de Coura

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm

2009.07.31 - Nine Inch Nails @ Paredes de Coura

Mensagempor Mescaline » sábado ago 01, 2009 2:31 pm

Depois de horas intermináveis via Renex desde Lisboa até Paredes, eis que chegado ao recinto vou até à companhia de conhecidos no campismo, evitando Mundo Cão.

Portanto o meu dia de concertos em Paredes começa com:

Portugal. The Man. - Esta banda que sofreu muitos trocadilhos ao longo da tarde ('Há aqui muito pessoal que acha que esta banda é portuguesa... Portanto irão ficar na tenda') deu um concerto engraçado, suave e com bom ambiente. Bom para estar sentadinho e resguadar energias para a máquina industrial da noite. Estes rapazes do Alaska têm um som agradável, embrenhado num classic rock com uns jams psicadélicos que caiem bem naquele anfiteatro.

Blood Red Shoes - Bom concerto de uma daquelas bandas que só resulta ao vivo. Fui ao myspace e não vi nada de original, nada demais, mediano mesmo. Ao vivo conseguiram potencializar muito bem o seu trabalho musical e arrancaram ao público alguns movimentos corporais. A certas alturas parecia estar a ouvir Placebo, dadas as semelhanças vocais do baterista com o Molko.

Peaches - Desci um pouco para ficar bem localizado para NIN. Esta Peaches é +/- uma versão 'Hardcore XXX' da Madonna. Gosta de provocar com músicas do estilo 'boys shake your dicks, girls shake your tits', com roupas excêntrico-sexuais, acompanhada de uma teclista/guitarrista também ela desnudada. Espectáculo engraçadote... O seu som 'upbeat' é mediano, nada de mais, mas deu para passar o tempo, já que a moça fez questão de subir pelas colunas ou a fazer um mini crowdsurf em que foi apalpada por um puto. Foi, então, um concerto que valeu mais pelo que se passou extra-música, como era de esperar.

Nine Inch Nails - Lá estava eu bem no meio pronto para o meu 4º encontro com o Trent Reznor. Dizia à minha namorada que iriam abrir com a cavalona 'Somewhat Damaged' e assim foi. Escusado será dizer que a confusão foi total, com poeira por todo o lado, encontrões, esmagamentos... Muita energia acumulada, acompanhada por álcool e estupefacientes só poderia dar naquilo. Esta toada intensa manteve-se até à Piggy, onde a coisa acalmou um pouco com esta slow-motion épica do Downard Spiral.

O espectáculo de luzes não estava nem de perto nem de longe tão magnânimo quanto o da Tour LiTS nos EUA o ano passado, mas metia respeito. Enquanto as luzes brilhavam e ofuscavam muitos de nós, altura para uma cover do David Bowie: 'I'm Afraid of Americans', precedida pela The Becoming. Mais uma sessão de ondas de choque, seguidas pelas agressivas Burn e Gave Up, duas das minhas músicas favoritas de NIN. Headbang até não poder mais, agora num sítio mais tranquilo.

Trent também fez questão de mandar uma farpa à Peaches dizendo: 'Playing after Peaches. Fuck!' e enquanto isto entrávamos na parte mais calma do espectáculo: La Mer, Frail/Wretched, The Way Out is Through, Gone Still, Non-Entity... Para muitos foi um ponto morto, para mim foi memorável, adoro aquelas passagens melancólicas de álbuns como o Still ou este b-side Non-Entity. Aqueles teclados, xilofones e afins dão uma textura diferente e re-inventada à perfomance de NIN.

A GRANDE I Do Not Want This (uma das melhores da noite) precedeu a onda de hits: Wish, Survivalism, Hand That Feeds, Head Like a Hole e Hurt no encore. Foi o fecho habitual, com tudo a ser cantado em uníssono, até porque são algumas das faixas mais emblemáticas da carreira de Trent.

Em suma:
Muito bom concerto, a máquina de NIN continua impecávelmente oleada e a constante alteração de músicos contribui para essa revitalização.
A energia e raiva do Trent são assinaláveis, tocando cada faixa como se fosse a primeira vez, rangendo os dentes e cuspindo ódio. Ontem não falou quase nada, granjeou a plateia com um 'great audience' e pouco mais.
Robin Finck bem ao seu estilo, talentoso e versátil, com uma naturalidade e simpatia que agradaram ao público. Grande bicho de palco.
Nunca gostei muito do Justin Meldal-Johnsen e ontem também não foi excepção. Prefiro bem mais o Twiggy ou o Löhner, JMJ parece-me desenquadrado, apesar de uma boa perfomance.
Quanto ao puto Ilan Rubin: impecável. Josh Freese deixou a fasquia muito alta mas este jovem não se fez rogado e aproveitou com toda a garra esta oportunidade única na sua carreira. E ainda foi tocar a Frail no piano do Trent.

Não gostei que não tivessem incluído qualquer faixa do Slip. Echoplex, Head Down, Letting You, 1,000,000 e Lights in the Sky eram muito bem vindas. Bem como uma Me, I'm Not do Year Zero. Pareceu um setlist à Coliseu.

Valeu a pena o tempo, dinheiro e energia despendidos e espero que não seja mesmo a Tour Wave Goodbye. :)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: 2009.07.31 - Nine Inch Nails @ Paredes de Coura

Mensagempor OrDoS » sábado ago 01, 2009 3:03 pm

Pessoalmente, achei o concerto curto demais para uma Goodbye tour, adorei, mas soube-me a pouco, faltaram a Starfuckers, We're in This Together, The Day The World Went Way, The Great Below (pelo menos uma ou 2 destas tinham-me feito mais feliz e satisfeito), mais músicas do With Teeth e do novo também, fiquei com a sensação que mais uma hora de concerto teria sido pouco para as minhas expectativas. Fiquei com a ideia que sendo o suposto penúltimo concerto na Europa, ele dava ares de estar frio e um pouco "farto" (???), talvez daí o setlist seja tão curto (ou não?)

Peaches foi curtido, não é nada do outro mundo, mas não conhecendo nada, o espectáculo foi divertido e extremamente interessante que é o que se quer, a reportório pareceu-me bastante simples, mas o resultado final encaixa perfeitamente no Festival e eu encaixei o resultado :lol:

Blood Red Shoes soou-me muito fixe ao vivo, na onda de White Stripes, e fez-me lembrar Jucifer de certa forma, se bem que mais agarrado à moda do Indie actual, mas curti o concerto.

Portugal, The Man estavam a começar a tocar quando cheguei, e foi um bom início de hostilidades.

Anyway, vi NIN, mesmo no centro, a 10 metros do palco no meio de toda a acção, dou-me por feliz e por muito bem dados os 40€ do bilhete :mrgreen:

Agora venha Dark Tranquillity e o Ermal! :jeroen:
Última edição por OrDoS em sábado ago 01, 2009 3:10 pm, editado 1 vez no total.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Mescaline » sábado ago 01, 2009 3:07 pm

Tavas então mesmo ao meu lado Ordos, já que essa foi a minha localização na maior parte do concerto.

Pedes aí músicas que os gajos já não esgalham. Quem me dera também ter visto a Great Below, uma das melhores músicas de NIN. Ou All That Could Have Been, Sanctified, Eraser... Acho que o que faltou mesmo foi uma faixazita do Slip. A Echoplex teria encaixado que nem uma luva no concerto de ontem. Ou então a Head Down.

Basicamente foi um set à Coliseu já que só tocaram uma faixa dos últimos dois álbuns: Survivalism do Year Zero (2007).

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » sábado ago 01, 2009 3:15 pm

Mescaline Escreveu:Tavas então mesmo ao meu lado Ordos, já que essa foi a minha localização na maior parte do concerto.

Pedes aí músicas que os gajos já não esgalham. Quem me dera também ter visto a Great Below, uma das melhores músicas de NIN. Ou All That Could Have Been, Sanctified, Eraser... Acho que o que faltou mesmo foi uma faixazita do Slip. A Echoplex teria encaixado que nem uma luva no concerto de ontem. Ou então a Head Down.

Basicamente foi um set à Coliseu já que só tocaram uma faixa dos últimos dois álbuns: Survivalism do Year Zero (2007).

Eu estava com uma t-shirt de Fear Factory mesmo na esquina do lado esquerdo onde se entrava para as mesas de som (quem olha de cima para o palco). Se estavas sozinha, tinhas o cabelo castanho e este estava preso com uma estica, então estavas mesmo ao meu lado esquerdo (quase lá para o fim do concerto) :P

Eu sei que os gajos não esgalham, mas podia ser que fizessem uma surpresa... :( (por acaso o Year Zero é o album que menos gosto deles)

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Mescaline » sábado ago 01, 2009 9:32 pm

OrDoS Escreveu:
Mescaline Escreveu:Tavas então mesmo ao meu lado Ordos, já que essa foi a minha localização na maior parte do concerto.

Eu estava com uma t-shirt de Fear Factory mesmo na esquina do lado esquerdo onde se entrava para as mesas de som (quem olha de cima para o palco). Se estavas sozinha, tinhas o cabelo castanho e este estava preso com uma estica, então estavas mesmo ao meu lado esquerdo (quase lá para o fim do concerto) :P

Eu sei que os gajos não esgalham, mas podia ser que fizessem uma surpresa... :( (por acaso o Year Zero é o album que menos gosto deles)

Antes de mais o meu género é masculino. :lol:

Afinal estavas um pouco mais atrás. Eu estava logo depois da mesa, no meio, numa espécie de rampa que fazia com que aquilo fosse alto spot.

No entanto, vi-te. Isto se eras o senhor com a camisola da Tour 2006 dos FF.. Até cheguei a comentar com a minha namorada que tinha uma igual à tua (no entanto já não tenho, perdeu-se algures)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » domingo ago 02, 2009 3:29 am

Mescaline Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Antes de mais o meu género é masculino. :lol:

Afinal estavas um pouco mais atrás. Eu estava logo depois da mesa, no meio, numa espécie de rampa que fazia com que aquilo fosse alto spot.

No entanto, vi-te. Isto se eras o senhor com a camisola da Tour 2006 dos FF.. Até cheguei a comentar com a minha namorada que tinha uma igual à tua (no entanto já não tenho, perdeu-se algures)

Ups! Confundi-te com uma menina que já vi mais que uma vez em concertos destes ;) Por acaso, aqui há uns tempos apercebi-me que eras um ele, mas o meu cérebro não assimilou :lol:

Sim, era eu mesmo com essa t-shirt :P Foi um grande concerto no Hard Club

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » domingo ago 02, 2009 5:50 pm

Excelente concerto!!!!!
10 anos depois, só mesmo uma banda destas me podia levar de novo a paredes de coura!!!
Num cenário natural unico no pais, com melhoramentos visiveis no recinto, desde a altura que lá vi Rollins Band e Moonspell muito mudou e ainda bem, parabens à organização, pena que bandas de metal a tocar lá, contam-se pelos dedos das mãos no final destes anos.....
Cheguei ao recinto e estava a tocar Peaches, bem a miuda estava eléctrica mas, com pouco conteudo, valeu pela guitarrista-teclista, agradável à vista.........
Mas rapidamente veio o motivo da viagem que era Nine Inch Nails, no melhor lugar da "casa", em frente à mesa de som, e perto do mosh, ou a provocá-lo, à coisas que não mudam, Somewhat Damaged, Sin, Terrible Lie, Gave Up, March of the Pigs, Head Like a Hole,Wish, Hand That Feeds, e ainda bónus como Survivalism, I'm Afraid of Americans, que mais se podia querer??? 1hora e 35min, sabe sempre a pouco mas, é melhor que nada....... Pena é que este concerto e uma banda assim, toque em contexto festival, o que confesso já cansa, ainda bem que já tinha visto no coliseu de Lisboa..... muita gente esta lá e nem sabe o que vai tocar a seguir, enfim.....
Venham outros, Dark Tranquility ou Faith no More, o eterno dilema, vai ser moeda ao ar, ou talvez não.....Ermal, Caos, Porcupine Tree, Opeth, vamos ver se não apresento falência no final do ano......

Don Vito
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda jul 02, 2007 11:52 am

Mensagempor Don Vito » segunda ago 03, 2009 1:54 am

Concerto do ano

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » segunda ago 03, 2009 1:38 pm

Grandes nin, foi por eles que fui la!Não desiludiram e notou-se que estavam mesmo a sentir a cena, então na hurt, foi mesmo uma coisa arrepiante, foi uma setlist curta,mas boa, embora a do coliseu a que assisti tivesse sido melhor.
Atendendo a que fui ao dias todos, ha que referi que os portugal the man foram muito bons, os blood red shoes tambem fizeram vibrar muito, a peaches foi gira embora me tivesse feito ficar com uma dor de cabeça incrivel por causa do volume dos kicks da bateria, the horrors tinha alguma espectativa mas desiludiram por completo ao esquecerem o primeiro album, franz ferdinand as primeiras musicas foram muito boas depois o concerto arrefeceu, the hives foi muito bom,muita moshada. O resto das bandas foram todas muito meh.

Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Mensagempor Unexpect3D » segunda ago 03, 2009 4:58 pm

muita gente esta lá e nem sabe o que vai tocar a seguir, enfim

É precisamente por esse tipo de ambiente, criado por variadissimos grupos que se estao nas tintas para a musica, que me enerva deslocar a um festival, para alem de outros custos inerentes a isso. Nao daria 40 euros para ver NIN nessas condiçoes, ainda por cima, quando em Julho os bilhetes em Inglaterra, com Janes Addiction e pasme-se Gary Numan em palco a tocar com eles, rondavam os 35 (mais baratos) e sabendo agora que deixaram de fora a Perfect Drug e com um set de uma musica apenas de Year Zero.

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » segunda ago 03, 2009 5:29 pm

Os responsáveis da Ritmos fazem um balanço muito positivo desta edição. "Penso que fizemos, mais uma vez, história, com os melhores concertos do passado recente, dos últimos três anos", afirmou João Carvalho.

O homem já se esqueceu de SONIC YOUTH? lol...
Assez lent, si vous le voulez bien.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » segunda ago 03, 2009 5:30 pm

Déjà loin Escreveu:
Os responsáveis da Ritmos fazem um balanço muito positivo desta edição. "Penso que fizemos, mais uma vez, história, com os melhores concertos do passado recente, dos últimos três anos", afirmou João Carvalho.

O homem já se esqueceu de SONIC YOUTH? lol...

já deve ter gasto o dinheiro todo :headbanger:
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Mescaline » segunda ago 03, 2009 7:02 pm

Unexpect3D Escreveu:
muita gente esta lá e nem sabe o que vai tocar a seguir, enfim

É precisamente por esse tipo de ambiente, criado por variadissimos grupos que se estao nas tintas para a musica, que me enerva deslocar a um festival, para alem de outros custos inerentes a isso. Nao daria 40 euros para ver NIN nessas condiçoes, ainda por cima, quando em Julho os bilhetes em Inglaterra, com Janes Addiction e pasme-se Gary Numan em palco a tocar com eles, rondavam os 35 (mais baratos) e sabendo agora que deixaram de fora a Perfect Drug e com um set de uma musica apenas de Year Zero.

Normal que tenham deixado a Perfect Drug de fora. Nunca a tocaram na carreira.

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » quarta ago 05, 2009 8:52 pm

Pelo que li, foi 1 bom concerto, mas acho que não me arrependo de não ter ido, e vou ficar na minha retina, o 1º (5 estrelas) e o 3º concerto deles no Coliseu (5 estrelas), não fui ao 2º, e a set list do 3º foi 1 pouco diferente, o que foi excelente... por isso não vou ficar a chorar :mrgreen:
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

The Meditant
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta jul 02, 2009 11:29 pm

Mensagempor The Meditant » quarta ago 05, 2009 9:00 pm

Nunca pensei vir a presenciar a Gone, Still ao vivo e a cores. Lindo. E também nunca pensei que fossem deixar de fora o "The Slip" inteiro. Fui a caminho de Coura a pensar como ia vibrar com o Robin Finck na Head Down... e nada! No geral foi muito bom, intenso e vi com bons olhos o facto das poucas palavras proferidas pelo Trent terem sido "What a cool audience and a cool place to play...". Sempre tive a ideia que era pouco comunicativo com o publico, ao contrário do que aqui foi dito, mas posso estar enganado. Contudo dou mais valor a esse tipo de discurso parco em palavras, mas muito mais sincero e autêntico do que ao habitual I love you Portugal. Até a despedir-se parecia um pouco emocionado.

Fica aqui um excerto de 9mins do último terço do concerto, um pouco tremido, mas o possível no meio da agitação:
http://www.youtube.com/watch?v=XwqbxrjkEhI&fmt=22

De resto, foi uma rica tortura até que chegasse o concerto da noite:
Pichas :arrow: nonsense entertainment
Sapatos :arrow: secante, tanta banda com qualidade neste mundo e desencantam estes dois...
o óme Portugal :arrow: pão com chouriço quentinho, que bem que me soube.
Mundo Cão :arrow: foi porreiro, mas uns Bizarra Locomotiva encaixariam muito melhor neste dia.

No meio de tanto espanhol, não sei como não contraí o famoso H1 N1. E o check-in do fest, um must, a minha namorada passou com montes de comida e com a minha cam de vídeo (tudo artigos expressamente proibidos) e eu tive que deixar a minha garrafinha de água de 0,33cl à entrada.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes