Orphaned Land + TSO + T.Orakle - LX

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Orphaned Land + TSO + T.Orakle - LX

Mensagempor Amphion » sábado jul 07, 2007 2:31 pm

Aqui vai a primeira crítica a este concerto.

Primeiro que tudo o espaço. Nunca tinha estado no Santiago Alquimista, e fiquei surpreendido com a beleza do espaço. Infelizmente o calor que se fazia sentir era tremendo, a roçar o ridículo, o que prejudicou em muito o conforto da sala. Aparte isso, apesar de eu próprio ter estado no andar de cima nas primeiras duas bandas, prefiro espaços apenas com um andar, já que com os dois andares as pessoas tendem a dispersar-se muito e há menos gente a apoiar directamente as bandas. O andar de baixo é também demasiado pequeno para mais do que umas 150 pessoas. O preço das bebidas era também ridículo, com imperial a 2 euros, e bebidas brancas a 5 euros. Tal como já o disse dezenas de vezes neste fórum esta é uma péssima estratégia de obtenção de lucro. Em resumo esta é uma sala fantástica, mas não para concertos de metal...

Thee Orakle surpreenderam-me bastante. Sei que as comparações são algo irritantes para as bandas, mas enquanto os ouvia não conseguia deixar de me lembrar de Slumber, o que para mim é um grande elogio. O som estava muito bom, as guitarras poderosas, os músicos eram todos competentes, e ambas as vozes cumpriram muito bem o seu papel. Poderia apelar a mais originalidade, mas isso seria algo prematuro apenas baseado na audição de um concerto. Espero que esta banda continue em força e quero revê-los em breve.

Thanatoschizo - depois dos teasers dos famosos videos no youtube com excertos das sessões de gravação do novo álbum, fiquei muito curioso em ouvir novos temas. Agora que já ouvi, aguardo um álbum-bomba, na linha do anterior, mas ainda mais atmosférico e "progressivo", mantendo o peso. A performance da banda também foi muito boa, com o som não tão claro como em thee orakle, mas com o imenso carisma habitual. Nota especialmente positiva para a voz da menina Patrícia, muitissimo melhorada em relação a gigs anteriores que presenciei.

Orphaned Land - não sou um grande fã de Orphaned e fui vê-los por achar que dariam um bom espectáculo, e pela originalidade da sua música. Não me enganei, e penso que este concerto deve ter sido um pitéu dos céus para os fãs do grupo. Um som sem mácula, atitude incrível por parte da banda (aquele guitarrista estava literalmente no céu com tanto sorriso!), e um encore esperado que funcionou muito bem.

Espero que o evento tenha tido lucro, para que este seja canalizado parcialmente para a bicharada (ANIMAL).

Hjorge
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta mai 11, 2005 7:04 pm

Mensagempor Hjorge » sábado jul 07, 2007 2:58 pm

Vou deixar aqui também a minha opinião:

Thee Orakle - gostei, foi a primeira vez que os vi. Relativamente às colagens, se o Amphion acima falou de Slumber, eu afirmo que o grunhido tresanda a Moonspell por todos os lados. Acho que a banda deveria rectificar esse ponto. Falando estritamente das músicas, funcionam bem ao vivo. O som poderia estar um pouco melhor, sobretudo no que toca às guitarras, mas mantenho a ideia de que foi uma actuação positiva.

ThanathoSchizo - finalmente consegui vê-los ao vivo, depois de várias oportunidades perdidas. Cumpriram, embora eu pessoalmente esperasse um nadinha mais. Talvez as minhas expectativas estivessem demasiado altas, não sei... Bom alinhamento, passando pelas várias fases da banda, som porreiro... contudo, pareceu-me que as duas músicas novas que apresentaram não estão ao nível do que os ThanatoSchizo já fizeram no passado. Não as achei tão apelativas, o que me causa algum receio relativamente ao próximo trabalho da banda. Por outro lado, nem sempre é adequado julgar uma música logo no primeiro impacto, por isso dar-lhes-ei o benefício da dúvida.

Orphaned Land - Já tinha visto a banda em 2005 aquando do suporte a Paradise Lost e na altura fiquei curioso para os ver como headliners, tanto mais porque é uma banda que eu acompanho desde o primeiro Sahara. Achei o concerto bom, mas faltou "algo assim" para ser muito bom. Em primeiro lugar, a banda teve de apresentar-se sem teclista, o que é um handicap imenso para uma banda com as suas características, uma vez que o som étnico que praticam perde um pouco a nível de texturas sem a adição dos teclados. Apesar de tudo, não deixou de ser interessante vê-los com um desempenho mais "cru". O som estava bom, só foi pena o problema que tiveram com o computador ("Fuck Bill Gates", digo eu! ) :D , que esfriou um pouco o ânimo da assistência.

Só uma pequena nota adicional: muito sinceramente, fiquei deveras decepcionado com o público. Não o que lá esteve - esse portou-se bem - mas sim o que faltou. Custa-me bastante a acreditar que, numa sala de Lisboa como o Santiago Alquimista, na qual comparecem uma boa promessa do metal nacional (Thee Orakle), uma que é já confirmação (ThanatoSchizo) e uma banda internacional com algum culto, apareçam apenas cerca de 200 pessoas. A sala não ficou sequer a meio... e estamos a falar do Santiago Alquimista, que não é propriamente o Pavilhão Atântico! Enfim, é apenas um desabafo, mas espero que o pessoal do Norte seja diferente.
:arrow:

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » sábado jul 07, 2007 3:08 pm

Hjorge Escreveu:Vou deixar aqui também a minha opinião:

Thee Orakle - gostei, foi a primeira vez que os vi. Relativamente às colagens, se o Amphion acima falou de Slumber, eu afirmo que o grunhido tresanda a Moonspell por todos os lados.

Eu não falei em "colagens". São coisas muito diferentes uma banda ser influenciada por X, ou uma banda colar-se a X, e eu não estava a referir-me a este último. A palavra "tresanda" também não é muito simpática... seja como for não achei de todo que andasse sequer perto do Fernando Ribeiro, mas sim do registo do Paul Kuhr de Novembers Doom. Estas comparações servem apenas para que aqueles que não foram possam idealizar como seriam certos aspectos do som, não tem qualquer objectivo de denunciar rip-offs ou colagens.

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » sábado jul 07, 2007 3:30 pm

T.O.-Bom concerto ainda n tinha tido oportunidade de os ver, gostei. Banda que irei seguir com atenção. Os grunhos do vocalista realmente cheiram um bocado a Moonspell..o som estava porreiro e a banda apesar de um pouco timida portou-se lindamente.

T.S.O-Já vi concertos deles bem melhores..mas realmente o som estava algo desiquilibrado as guitarras tinham mto pouco power e a guitarra do vocalista nas partes limpas estava mto aguda.O trabalho do baixista é que parte tdo!Mesmo assim foi um bom concerto.

O.L- gostei bastante,gostei da intervenção com o publico! o guitarrista solo era engraçada dava para fazer um anuncio a uma pasta de dentes estava-se sempre a rir. A falta de teclado tornou o som mais "cru"mas mm assim mto bom.

O santiago revela-se uma boa sala para concertos de bandas Nacionas de nome...ou então bandas internacionais. IMPERIAL A 2 EUROS É QUE FOUDAXE.

Hjorge

Mensagempor Hjorge » sábado jul 07, 2007 3:34 pm

Em primeiro lugar, não acho que faça sentido algum andarmos aqui com retóricas. Tu falaste em "comparações", eu falei em "colagens". O sentido de ambos os termos é a aproximação do som da banda x ao som da banda y. Talvez o teu termo seja mais benevolente e o meu nem tanto (veja-se o ponto abaixo... 8), mas não creio que tenha sido desadequado. Ademais, tu na tua apreciação referiste-te ao som da banda na generalidade, eu optei apenas por apontar apenas um elemento do som (a voz grunhida). E talvez isto faça toda a diferença no que toca à retórica da comparação e da colagem...

Em segundo lugar, o termo "tresanda" não é efectivamente simpático, mas e daí? Por acaso a opinião tem de ser asséptica ou politicamente correcta? Eu gosto da banda, mas isso não me impede de dar uma facada ou outra em elementos que eu considero merecerem-no. Acho isso bem mais construtivo do que vermos defeitos e continuarmos com a eterna "palmadinha nas costas". Eu apontei algo que, quanto a mim, pareceu bastante óbvio. E fi-lo com alguma crueldade, sim, mas prefiro ser cruel a ser choninhas! :lol:

Em terceiro lugar, eu também não tive por objectivo argumentar que Thee Orakle seja um qualquer rip-off de outras bandas, nomeadamente Moonspell no que toca ao nível vocal. O que eu quis dizer - e isso parece-me óbvio - é que a colocação dos grunhidos do Pedro de Orakle é em tudo semelhante - demasiado semelhante, por vezes - a Moonspell. Pode ser apenas "defeito de formação", isto é, Thee Orakle ainda está naquele processo de absorção de influências, algo pelo qual todas as bandas em princípio de carreira passam. Muito honestamente, acho que se deviam afastar um pouco, o que eu creio virá a acontecer.

Hjorge

Mensagempor Hjorge » sábado jul 07, 2007 3:36 pm

Undersaver.nuno Escreveu: Os grunhos do vocalista realmente cheiram um bocado a Moonspell...

Tájaber, Amphion, tájaber?!?!? :lol:

A única diferença é que o Nuno aqui foi mais simpático: em vez do "tresandam" colocou apenas um "cheiram"...

Foda-se o politicamente correcto, porra!!!!!!! :lol:

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » sábado jul 07, 2007 3:51 pm

Lá no concerto ate comentei isso com um amigo!
Mas quer dizer cheirar....tb n sei bem estava lá mm á frente mas mm assim n estva assim tão perto para cheirar...

João Arruda
Metálico(a)
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm

Mensagempor João Arruda » sábado jul 07, 2007 3:56 pm

Concordo com quase tudo o que foi referido pelo Amphion acima..

Thee Orakle - Já tinha ouvido os samples no Myspace da banda e tinha achado uma proposta deveras interessante. De facto praticam um estilo em que é algo dificil inventar algo novo e, apesar de simpatizar bastante com ele, está já algo ultrapassado. Mas acho que ainda assim os Thee Orakle conseguiram ser uma lufada de ar fresco, dentro dos possiveis. A banda tem grande atitude, grandes músicos e penso que com trabalho tem tudo para vingar. A dupla de vozes funciona muito bem, apesar de concordar haver algumas semelhanças com a voz do Fernando Ribeiro não acho que isso seja necessariamente um problema, e a adição da terceira voz (do guitarrista "da direita") também ficou impecável. Nota mais para o baixista que se destacou não só a nível de técnica como de presença em palco. Na minha humilde opinião, o principal ponto menos positivo nos temas desta colectivo é haver alguma falta de coesão estrutural nos temas, isto é, cada música tem muitos riffs não bons mas excelentes, no entanto por vezes são demasiados e são pouco repetidos, não se distinguindo muito bem por vezes refrões, versos, etc. Penso que este é o principal ponto a melhorar, sendo também que é a tipica falha de bandas com menos rodagem e que é facilmente ultrapassado.

ThanatoSchizO - Já acompanho esta banda desde o seu primeiro mCD "Melégnia". Sempre apreciei bastante os seus temas e a sua veia mais progressiva/atmosférica. Foi a segunda vez que os vi ao vivo e, apesar de ser uma banda que prefiro ouvir o albúm numa boa aparelhagem e captar todos os sublimes pormenores, penso que deram uma prestação bastante boa. Subscrevo o que disse o Amphion sobre a voz da Patricia visto que, comparando com o concerto deles no Outubro Negro, estava muito mas muito melhor. Nota mais também para ela por se destacar da tipica metal girl vestida de preto e vestido, com look mais goth, pois a imagem da banda também conta. De resto, os restantes membros estiveram muito bem também, como sempre, e provaram, mais uma vez, porque são uma das melhores bandas portuguesas.

Orphaned Land - Aguardava com ansiedade, desde 2005, nova actuação desta banda pois quando os vi com Paradise Lost, perdi metade da actuação pois tava na fila para entrar no Paradise Garage. Conheço bem o trabalho da banda e sou fã. A meu ver deram uma boa actuação apesar de ter faltado um "je ne sais quoi" para ter sido brilhante.. penso que contribuiu um bocado para isso o já referido problema com o computador o que foi aborrecido, especialmente para a banda que nada podia fazer. Também penso que teria contribuido para uma melhor actuação e para um som mais coeso se tivessem convidado um teclista ou integrado um novo na banda pois de facto faz imensa falta o papel dos teclados em Orphaned Land. Acompanho também o que foi dito acima sobre o encore pois se a actuação no geral foi boa, o encore fê-la tornar-se muito boa.

Concluindo, foi uma grande noite, com três grandes bandas que penso terem superado as expectativas do público em geral ou pelo menos não ter desiludido ninguém. Parabéns às três e continuem o bom trabalho!

Edit: desilusão da noite: o preço da bebida!!

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » sábado jul 07, 2007 4:21 pm

Hjorge Escreveu:
Undersaver.nuno Escreveu: Os grunhos do vocalista realmente cheiram um bocado a Moonspell...

A única diferença é que o Nuno aqui foi mais simpático: em vez do "tresandam" colocou apenas um "cheiram"...

O termo "politicamente correcto" foi uma invenção recente e infeliz que é usado com exagero. Aqui apenas me coloco no lugar da banda que vem ler as críticas, e que depois tem que levar com certos termos que em nada ajudam a mesma. Ter uma banda dá um trabalho horrendo, e o mínimo que se exige é que tenhamos o respeito de detalhar as críticas que fazemos para as "ajudar" a crescer. E nada disto tem a ver com fazer críticas negativas, que são na maioria das vezes as que mais ajudam. :wink:

Hjorge

Mensagempor Hjorge » sábado jul 07, 2007 5:11 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Hjorge Escreveu:

O termo "politicamente correcto" foi uma invenção recente e infeliz que é usado com exagero. Aqui apenas me coloco no lugar da banda que vem ler as críticas, e que depois tem que levar com certos termos que em nada ajudam a mesma. Ter uma banda dá um trabalho horrendo, e o mínimo que se exige é que tenhamos o respeito de detalhar as críticas que fazemos para as "ajudar" a crescer. E nada disto tem a ver com fazer críticas negativas, que são na maioria das vezes as que mais ajudam. :wink:

Tudo certo, mas com reservas. Em primeiro lugar, porque a minha crítica não foi subjectiva mas sim objectiva. Ou seja, apontei certos factores que, na minha opinião, são defeitos no som de Thee Orakle, o que é diferente de ter afirmado, "Bah, não gosto dos gajos porque são maricas" e tal. Aliás, eu deixei bem claro que gosto do som da banda e que apreciei o concerto dado pela mesma ontem. Todavia, isso não me impede de criticar, e se eu fui demasiado ofensivo (não o creio, mas dou isso de barato...), não o fui ao ponto de faltar ao respeito para com a banda que, aliás, continuarei a acompanhar com curiosidade e interesse. O problema é que muitas vezes as pessoas confundem respeito com reverência: eu tenho imenso respeito por uma banda como Thee Orakle, mais ainda por estar a dar os seus primeiros passos, mas nem pensar que lhes vou andar a limpar o rabinho! (toma lá mais um comentário alegadamente ofensivo! :lol: ). Isto é, não vale a pena andarmos com falinhas mansas e eufemismos só por termos receio de ferir susceptibilidades. É preferível chamarmos os bois pelos nomes, desde que não confundamos crítica com agressão pessoal e gratuita. O meu comentário inscreveu-se na primeira e não na segunda, apesar do uso de certos termos que provocaram esta discussão. Que, volto a frisar, não me parecem ter sido desadequados.

morgoths
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 14, 2005 4:49 pm
Contacto:

Mensagempor morgoths » sábado jul 07, 2007 7:23 pm

Alguém me poderá dizer mais ou menos a que horas começou o concerto e a que horas entraram os Orphaned Land em palco?

É só por um descargo de consciência. Gostava muito de ter ido ao concerto, mas tinha nessa noite o concerto ao vivo de um amigo, no Anfiteatro da Culturgest, ao qual já tinha dito que não ia faltar.

Ainda fiquei com a ideia de ir a correr para o Santiago Alquimista para ver se ainda chegava a ver alguma coisa, mas como já era tarde, pensei que se calhar nem valeria a pena estar a ir e passar meia hora à procura de lugar para estacionar, e o concerto já estar quase no fim.

Quanto à sala, já a conhecia e realmente gosto muito. Mas realmente cervejas a 2euros é demais...

lcf
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 07, 2007 8:23 pm
Contacto:

Mensagempor lcf » sábado jul 07, 2007 9:16 pm

Como tive que ficar a tratar da venda dos EP's de Thee Orakle (alguém tossiu agora), não pude ficar muito atento visualmente aos concertos, mas aqui vai a minha pequena review:

Thee Orakle - Apesar de não lhes terem dado grande tempo para fazerem o sound check, isto para não dizer que foi nulo, eles estavam com um som bem potente! Os temas foram todos bem tocados, as vozes estiverem bem lá, se bem que acho que podiam ter feito uma melhor equalização para a voz da Mika (mas sem sound check, nada feito) !! Mais um excelente concerto de uma banda que de certeza vai continuar a surpreender muita gente!

ThanatoSchizO - Primeiro concerto da banda ao fim de um ano e meio sem pisarem os palcos! Em termos de som, acho que poderia ter estado melhor, o som da bateria estava demasiado alto, a meu ver! Tiveram uma grande presença em palco, mas tocaram as coisas de uma maneira muito atabalhoada, comparando com outros concertos! Gostei do setlist, e os temas novos prometem mais um álbum excelente por parte da banda! Venha ele!

Orphaned Land - Bem, estes senhores demoraram horas a fazer o sound check (o que explica o facto de eu achar que o som dos ThanatoSchizO poderia estar bem melhor)! Mas falando do concerto em si, foi pena os problemas no computador que impediram de podermos ouvir as partes ambientais dos temas. Fora isso estiverem muito bem, também com uma grande presença em palco e grande interacção com o público, deixando o mesmo bem satisfeito! Para mim momento alto do concerto foi quando o senhor vocalista fica em palco mais o lead guitar para nos presentearam com o momento acústico da noite! E claro, os homens falaram muito bem em português!

Que hoje se esteja a repetir mais um excelente concerto em Braga!
Última edição por lcf em domingo jul 08, 2007 5:23 pm, editado 2 vezes no total.

João Arruda
Metálico(a)
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm

Mensagempor João Arruda » sábado jul 07, 2007 9:16 pm

morgoths Escreveu:Alguém me poderá dizer mais ou menos a que horas começou o concerto e a que horas entraram os Orphaned Land em palco?

Começou por volta da meia noite, mais ou menos ;)

Mother_North
Registado: terça jan 27, 2004 7:52 pm
Contacto:

Mensagempor Mother_North » sábado jul 07, 2007 11:13 pm

The Orakle , não vi ja os ThanatoSchizO se preparavam para tocar que la cheguei. O som não estava grande coisa o que me fez perder um bocado a atençao. O novo trabalho parece prometer.
Orphaned Land muito bom. O som estava bastante bom ,a atitude da banda e do publico, apesar de nao estar em grande numero , foram excelentes, boa interação. os gajos mostraram-se uns castiços. A "The Beloved's Cry" foi sem duvida um momento alto! Espero que hj em braga corra tao bem ou melhor , de maneira a que os senhores voltem!
"És a criatura insatisfeita, vives entre a bela Esperança e o Desespero"
Cd's p venda : viewtopic.php?f=49&t=28689
http://www.maenorte.deviantart.com

enquanto
Participante
Registado: sábado jun 16, 2007 12:58 am

Mensagempor enquanto » domingo jul 08, 2007 2:01 pm

TO - Apesar de conhecer a sua existência ainda não tinha tido oportunidade de os ouvir seja em palco como em casa. Fui em branco para lá. Confesso que esperava mais, depois de ter sido apontada como banda revelação tantas vezes numoutro tópico aqui do fórum. Eu gostei da actuação do vocalista e por mim a banda teria actuado apenas com ele como vocals. Não desmerecendo a vocalista cuja voz pareceu-me pouco 'fluída', em algumas partes a inserção da sua voz pareceu-me forçada.

(mas eu sou uma chata com as vozes femininas no metal, não gosto de todas e não acho que todas se tenham de ajustar)

TSO - Já os vi actuar pelo menos três vezes e conheço-os relativamente bem. Foi um concerto bom, não o melhor.Eles podem dar ainda muit mais. Talvez pelo que já disseram acima. Gostei do baixo. A atitude do Guilhermino agradou-me mais uma vez. A voz da Patricia, como disse o amphion, está muito mais segura, muito mais forte (não no sentido do grave/agudo, mas sim de presençA). Apesar de a ter sentido falhar um pouco na Void, talvez por ser umas das minhas musicas favoritas e então ser mais exigente, gostei de tanto de a ouvir na ultima. Qt ao novo album vamos esperar e ouvir com mais atenção.

OL - Acompanho o seu trabalho e sempre os achei uma óptima alternativa sonora com "PORMENORES DELICIOSOS" (private joke). Têm uma diversidade sonora que me agrada bastante, todas aquelas influências culturais tanto na bateria como nas guitarras, fascinam-me. Qt ao concerto foi mais do que esperava (estava um pouco pessimista), devo dizer que gostei bastante, aliás.

O santiago alquismista é espaço para estar cheio em ambos os andares, MAS COM VENTILAÇÃO. Porque o espaço é bastante amplo e agradável, acho. As bebidas, pois, fiquei me pela água, mas depois de lá me terem dito q uma bebida branca era 5€ perdi a vontade toda. E a cerveja sendo a bebida forte de qq concerto devia estar um preço mas convidativo. Não se justifica os 2€. E com aquele calor se os preços fossem mais baixos tinham decerto mais vendas. Eu teria bebido mais uma ou duas garrafas de água, caso elas nao fossem igualmente caras. -_-
Última edição por enquanto em segunda jul 09, 2007 8:06 pm, editado 2 vezes no total.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes