13º Mangualde Hard Metal Fest

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

13º Mangualde Hard Metal Fest

Mensagempor Nhec » domingo abr 01, 2007 3:34 am

Bem, mas que noite....
Excepto o atraso de 2 horas o saldo é mais que positivo e posso dizer que a minha estreia neste fest foi do melhor e que penso fazer deste Hard Metal fest paragem obrigatória todos os anos.
Estava à espera que com 1 cartaz destes tivesse aparecido mais gente...
Quanto às bandas:
Cycles - daquilo que tinha ouvido da banda no myspace tinha uma ideia diferente do som dele mas foi uma actuação bastante competente.

Process of Guilt - Finalmente foi desta que os vi ao vivo e só tenho a dizer: O concerto dA banda ... sem palavras....

Azagatel - Nunca os tinha visto ao vivo mas pelo que tinha lido, as minhas expectativas eram bastante elevadas e por alguma razão fiquei um pouco decepcionado. O som pareceu-me um pouco confuso em alguns momentos.

Angriff - Não é bem a minha onda mas portaram-se bem.

Enthrallment - A partir daqui o som melhorou e a brutalidade aumentou significativamente. E de que maneira com estes búlgaros que descarregaram o seu death/grind com bastante energia. No fim do concerto deles estivemos no convívio...pessoal bem porreiro. E no fim do fest andavam por lá todos perdidos a pedir-nos para os levarmos a uma estação de serviço. :lol:

Rotten Sound - Mais uma dose de brutalidade da qual gostei bem mais que os anteriores. Impressão minha ou quando os finlandeses subiram ao palco a sala ficou mais cheia? (pelo menos pareceu)

Malevolent Creation - Muito boa actuação. Excelente postura em palco e notou-se que muita gente estava definitivamente à espera deles.

Rotting Christ - Bem, excedeu as minhas expectativas. Ao vivo são bem mais pesados que em estúdio (pelo menos no que toca a músicas deste último álbum). No início do concerto, do sítio onde estava o som parecia-me pouco nítido e achei que estava um pouco alto. Tirando isso, a banda mostrou que gosta do público português e deu um excelente concerto.

Pena todas as bandas (excepto os gregos) terem tido um tempo de antena de apenas 30-40mn... soube a pouco. Espero poder rever algumas delas muito em breve, mas desta vez mais que meia-hora.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Pharaodium
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mai 26, 2006 11:00 pm
Contacto:

Mensagempor Pharaodium » domingo abr 01, 2007 3:28 pm

Apesar do inicial atraso, foi com expectativa que me estreei neste hard metal fest e posso dizer que o resultado foi bastante positivo. Algo que se notou foi a pouca afluência de pessoal ao evento.

Cycles - Já tinha ouvido músicas destes senhores e gostei da actuação, cheia de energia.

Process Of Guilt - Bem... que espectáculo! estava desejoso de ver estes senhores, e não me desiludiram nada, adorei!

Azagatel - Fiquei um pouco desiludido, porque as músicas pareciam-me todas muito semelhantes e o som estava pouco nítido. Preciso de dar uma nova escutadela.

Angriff - Soaram sólidos e acho que têm boas ideias, apenas precisam de evoluir mais um bocado.

Enthrallment - Muito bom! gostei muito do som destes búlgaros, só brutalidade! o vocalista fazia expressões altamente :lol: o pessoal já se comecou a chegar mais para a frente para presenciar mais de perto esta descarga sónica!

Rotten Sound - Caralho! que poder! Foi o delírio, e notou-se que o público estava mais composto sim.

Malevolent Creation - Uma valente descarga de death metal, excelente!

Rotting Christ - Bem, que colosso ao vivo! excelente prestação destes gregos, grande postura! o som estava um bocado alto, mas de resto grande concerto.
Última edição por Pharaodium em domingo abr 01, 2007 11:46 pm, editado 1 vez no total.

Pharaodium
Contacto:

Mensagempor Pharaodium » domingo abr 01, 2007 4:43 pm

Process Of Guilt

Imagem

Imagem

Enthrallment

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Pharaodium em sexta abr 06, 2007 9:26 am, editado 1 vez no total.

Vogon [RIP 2013/06/29]

Mensagempor Vogon [RIP 2013/06/29] » domingo abr 01, 2007 11:25 pm

Rotten Sound abafou tudo! Do caralho mesmo. Assim como Process of Guilt: Já me tinham falado muito bem dos concertos destes e ficou comprovado. Boas músicas, e uma boa presença que transpirava sentimento! A repetir com toda a certeza.

Azagatel estiveram muito bem, como já nos têm vindo a habituar.
Malevolent Creation, achei bastante aborrecido. O mesmo não se pode falar de Rotting Christ, que foi bastante intenso. Pena não terem tocado mais tempo e deixado algumas músicas fora do set.

Fui lá por Rotten Sound, e não saí nada desiludido. Balanço final muito positivo.
Parabéns ao Rocha e à organização. :metal:

Belzebuth [RIP]

Mensagempor Belzebuth [RIP] » segunda abr 02, 2007 9:48 am

Cycles - Ainda não tinha ouvido, achei um bocado plástico.

Process of Guilt - Mt bom concerto, cheio de feeling...

Azagatel - Estiveram mt bem, ( embora a actuaçao fosse ligeiramente prejudicada pelo som confuso) e os temas apresentados apresentam um nivel de qualidade mt superior ao ultimo gig k vi deles. Espero ve-los novamente breve.

Angriff - só precisam de se distanciar mais das influencias directas, estiveram bem.

Enthrallment - Não vi.

Rotten Sound - K PUTA DE BRUTALIDADE, LINDO.

Malevolent Creation - Não gostei, Achei repetitivo e sem ambiencia.

Rotting Christ - Palavras para quê? foi a treceira vez k os vi e mesmo assim supreenderam pela positiva. EXCELENTE.

Foi uma tarde/noite mt bem passada e com bom ambiente.
Venham mais assim...

Corvaxv
Registado: sexta mar 05, 2004 3:00 pm
Contacto:

Mensagempor Corvaxv » segunda abr 02, 2007 1:11 pm

Cycles - vi um pouco e sai.

Process of guilt - ja os tinha visto antes, e como nao gosto, fiquei la fora.

Azagatel - Supreenderam-me muito. Apesar de tudo, gotei da sua prestaçao.

Angriff - o que dizer... ja estou farta de os ver.....

Enthrallment - Não vi, para meu pesar. Fdx, no final da noite so andavam-me a chatear com informaçoes ermmm

Rotten Sound - Estava a espera de melhor. Falta de espirito e de ambiente.

Malevolent - Melhorou substancialmente, mas mesmo assim acho que faltou algo.

Rotting Christ - depois de os ter visto 3 ou 4 vezes (nao sei), este concerto supreendeu-me. TEnho de admitir que tiveram alta postura, cheira de sentimento, forçando-me a dizer que eles foram a banda da noite.

sytry
Participante Inspirado(a)
Registado: terça mai 24, 2005 10:34 am
Contacto:

Mensagempor sytry » segunda abr 02, 2007 3:51 pm

Uma boa tarde e noite bem passada... sem duvida! invejei a malta da tira preta.. 20 metais bem gastos.

Cycles - Não aprecio muito a banda, quase que nem me dei ao trabalho de entrar.

Azagatel - queria os ver, mas estava entretido na mata, perdi noção do tempo.

Angriff - não estava para ai virado.

Enthrallment - entretido a ver a carrinha dos búlgaros sempre a funcionar... e bem acompanhado.

Rotten Sound - anti-fascistas, la tinha umas quantas musicas que me faziam apenas bater o pe... (são bons, mas não me lembra de haver nenhum sinal no codigo da estrada com aquele feitio).

Malevolent - Mais animada a noite... Gostei.

Rotting Christ - (foi esta banda que fez mexer meu pé 350 km) foi muito bom, boa prestação e bem vivos em palco... embora os melhores da noite (posso parecer suspeito), tenho pena de não terem tocado certas musicas.
Light your candle and embrace the darkest shadows

Corvaxv
Contacto:

Mensagempor Corvaxv » segunda abr 02, 2007 3:57 pm

sytry Escreveu:Enthrallment - entretido a ver a carrinha dos búlgaros sempre a funcionar...

ate as 2 e tal da manha... depois ficam aflitos a procura de bombas de gasolina. E tiveram muita sorte de eu estar a falar ingles

irreligious
Participante
Registado: terça dez 13, 2005 3:36 pm

Mensagempor irreligious » segunda abr 02, 2007 3:59 pm

ninguem tem fotos de angriff e rotting christ? :lol:
THREE LITTLE DEVILS HOPPED OVER THE WALL, LOPPED OFF HIS HEAD, THEN MURDERED THEM ALL

Pharaodium
Contacto:

Mensagempor Pharaodium » segunda abr 02, 2007 4:38 pm

Rotting Christ

Imagem
Última edição por Pharaodium em sexta abr 06, 2007 9:27 am, editado 2 vezes no total.

AH.photo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 20, 2005 10:50 pm
Contacto:

Mensagempor AH.photo » terça abr 03, 2007 12:23 am

irreligious Escreveu:ninguem tem fotos de angriff e rotting christ? :lol:

amanhã coloco.
entretanto podem ver algumas que eu tirei (azagatel, rotten sound, enthrallment e malevolent creation) aqui: http://heavymetalphotoclub.blogspot.com/

Corvaxv Escreveu:Rotten Sound - Estava a espera de melhor. Falta de espirito e de ambiente.

Malevolent - Melhorou substancialmente, mas mesmo assim acho que faltou algo...

da maneira como te vi no moshpit, nao me pareceu que estivesses muito desanimada :)
andré henriques
http://www.ahphoto.pt | Facebook
«mais mon nom si tu le connais reste imprononçable, il est prononcé - Malédiction»

Agent Orange
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo mar 04, 2007 3:45 am

Mensagempor Agent Orange » terça abr 03, 2007 12:35 am

13º Hard Metal Fest
CC Santo André - Mangualde
18:15
Com: Rotting Christ, Malevolent Creation, Rotten Sound, Enthrallment, Angriff, Azagatel, Process Of Guilt e Cycles

A BOLA DE ESPELHOS

Decorreu no dia 31 de Março de 2007 (sábado) mais uma edição do Hard Metal Fest na pacata aldeia de Santo André - Mangualde. Já vai na sua 13ª edição e este ano o festival resumiu-se a um só dia.

Em cartaz, 8 bandas, 4 nacionais e 4 estrangeiras, todas de grande qualidade o que de resto foi marca deste evento. Entre outras, Process Of Guilt, Malevolent Creation e Rotting Christ.

Santo André fica ali mesmo ao lado da bonita localidade que é Mangualde. O local onde se realizam os concertos é o Centro Cultural que se situa logo à entrada da aldeia. Um complexo com condições - dentro do possível - necessárias para a realização deste evento. O espaço é uma sociedade recreativa onde, concerteza, se farão os belos bailes à boa maneira antiga e onde uma bola de espelhos suspensa vigia todos os movimentos das moças casadoiras. :) Espaço amplo, o palco fica sensivelmente a metro e meio acima do solo sendo possível ver bem as bandas de qualquer ponto do recinto.

Cheguei por volta das 16:00 (1ª hora para começo do festival em vários flyers) e ainda estavam a descarregar algum material e a decorrerem os últimos sound-check’s. Como tal, aproveitei para dar uma volta pela aldeia e respirar aquele ar puro que só encontramos nestes sítios. É engraçado como esta aldeia - muito interessante - que fica mesmo ao lado da cidade de Mangualde, nos remete para um qualquer local em Trás-os-Montes profundo. Valeu também por este sítio acolhedor e único.

Por volta das 17:00 (2ª hora para começo do festival em vários flyers) ainda estavam os Cycles a fazer sound-check. Entretanto, as várias bancas de merchandise iam tomando forma e o pessoal ia circulando por ali, entre ilustres, num ambiente muito agradável. Com a barraquinha da cerveja (cá fora) já a funcionar, lá se iam bebendo uns finos, estando na presença do pessoal dos Malevolent, dos Rotting Christ e das outras bandas. Destaco este ambiente completamente informal, muito calmo e com grande onda.

O festival começa então às 18:15 (17:30 - 3ª hora para começo do festival em alguns flyers já era também!) e a primeira banda a actuar foram os portuenses Cycles.

Com novo vocalista, os Cycles não perderam muito tempo com discursos, visto só terem 30 minutos para tocar, e atacaram logo com o seu metal de cariz melódico e compassado. Cedo se viu que teríamos boa qualidade de som pela tarde/noite dentro (o técnico que estava na mesa era Nuno Loureiro dos Painstruck). Tocando temas do álbum “Phoenix Rising” e algumas novidades, o quinteto deu um show muito competente com um som muito coeso e cheio. Foi a 1ª vez que os vi e foram uma agradável surpresa.

De seguida, mais uma premiere para mim, com os eborenses Process Of Guilt. Estes senhores são donos de um som completamente avassalador. O castigo é lento e penoso mas sabe bem! Debitaram os temas de “Renounce” e é impressionante aquele vozeirão de Hugo Santos enquanto aquele lead afiado e sempre presente da guitarra de Nuno David nos tritura a pouco e pouco.

Os aveirenses Azagatel foram a terceira banda agendada para o final da tarde. Com o jogo de luzes já a funcionar, debitaram o seu black metal de contornos um pouco épicos sempre com uma grande alegria. Era vísivel a satisfação do grupo em palco. Temas de “Nautilus” e da última promo, marcaram presença, num som, na sua globalidade, bastante poderoso.

Para fechar o ciclo de bandas nacionais, os Angriff. A jogar em casa, a banda do organizador do festival, o baterista José Rocha, presenteou-nos com mais uma sessão de thrash teutónico e da Bay- Area. Com todos os seus clichés inerentes, foi sempre a rasgar do princípio ao fim. Numa actuação um pouco mais longa que as anteriores bandas :wink: o agora quarteto, tocou as malhas da novidade “Under The Decadence” e também do registo anterior “War Of Life”. Os Angriff, pouco a pouco, lá vão construindo a sua carreira e não deixa de ser até original o facto desta banda, ao contrário de uma grande maioria que só procura a última moda, tocar thrash na sua versão mais simples, como mandam as regras. Dois álbuns e uma extensa lista de actuações com grandes nomes da cena mundial já merece respeito por parte da comunidade metaleira.

Se a noite estava um pouco fria lá fora, a temperatura no interior iria definitivamente aquecer. Os búlgaros Enthrallment com o seu furioso death/grind de contornos gore, deram um autêntico show. É nesta altura que também começam as movimentações mais acesas no mosh-pit. Com um vocalista simpático e que estava constantemente a fazer caretas, só contaram com um guitarrista o que nos deixou a pensar como seria o som com a segunda guitarra...

Para mim, foram a grande surpresa deste festival: Rotten Sound. Foi lindo ver aquela raiva transformada em violentos blastbeats, usando uma afinação tão em baixo, numa frequência que até dava volta às tripas! Com o mais simpático frontman da noite, o senhor Keijo Niinimaa distribuia violência sonora e, ao mesmo tempo, sorrisos e cumprimentos pelos presentes. O vocalista lembrava-me Bjorn dos Soilwork, careca e com pêra, mas as semelhanças ficam por aqui . :) Um baterista de deixar qualquer um de queixo caído, um baixista irrequieto e um grande guitarrista completam a formação desta banda finlandesa que, após o trágico fim dos Nasum, poderão muito bem vir a ser a next big thing do grind mundial.

Os senhores que se seguiram dispensam apresentações: Malevolent Creation. Esta máquina que esteve adormecida durante alguns anos, acordou da sua hibernação e, qual Panzer ou Sherman, destrói tudo o que se depare no seu caminho. Um som quase perfeito servido em doses brutais de death metal ultra-brutal e técnico. Estes veteranos da Flórida, ícones no início dos 90, na explosão do death metal, ofereceram-nos um show sem espinhas. Uma dupla de guitarristas irrepreensível, uma secção rítmica perfeita com o baixista Jason Blachowicz a debitar notas à velocidade da luz (sem palheta!) e com o regressado frontman, Brett Hoffmann. Mais uma actuação intocável por terras lusas, nesta que já é a 3ª vez, depois da noite anterior em Corroios e no Ermal em 2004.

Os cabeças de cartaz, os gregos Rotting Christ, justificaram plenamente essa posição. O grupo de Sakis deu-nos um grande, diria até épico, espectáculo! Na sua 2ª vez neste evento (Sakis já diz “Mangualde” na perfeição...), os helénicos percorreram os seus vários trabalhos de estúdio e também a novidade “Theogonia”. Sempre muito enérgicos e a puxar pelo público, este rapidamente se rendeu ao som peculiar desta banda. Há algo de especial e de culto nesta banda. Não faltará muito tempo até serem um dos pilares do movimento black de cariz mais melódico. Já os tinha perdido no excelente espaço que foi o Rockhouse, em Alenquer, mas desta vez não poderia faltar. Ainda voltaram para um encore, tocando (se não me falha a memória...) mais dois temas. No fim, o pessoal ainda gritou por mais mas os gregos não voltaram.

Resumindo, foi um festival com uma grande onda, onde tudo correu muito bem, sem desacatos e onde se podia andar calmamente e sair/entrar à vontade, mediante a pulseira de identificação. O serviço de bar foi eficaz, os preços da comida e bebidas, dentro do normal. De salientar o preço dos bilhetes - 20 Eur - no próprio dia, que acho bastante aceitável face ao número e qualidade de bandas. Foi pena o CC de Santo André estar a meio gás num espectáculo com óbvios prejuízos para a organização. Deve valer o apoio da Câmara de Mangualde e, se assim for, cumprem com o seu dever. De qualquer maneira, uma saudação especial para o “senhor” José Rocha que tantos motivos de orgulho nos tem dado. Fiz quase 600 Km para me estrear neste festival e p’ró ano lá estarei novamente.

:arrow: Sentido obrigatório!

Corvaxv
Contacto:

Mensagempor Corvaxv » terça abr 03, 2007 8:46 am

AH.photo Escreveu:
Corvaxv Escreveu:Rotten Sound - Estava a espera de melhor. Falta de espirito e de ambiente.

Malevolent - Melhorou substancialmente, mas mesmo assim acho que faltou algo...

da maneira como te vi no moshpit, nao me pareceu que estivesses muito desanimada :)

lol. Tinha de ir curtir. Embora seja como disse. Estava a espera de bem melhor. Ate o mosh... parecia uma valsa. lolol

Terrorist
Participante
Registado: terça abr 03, 2007 9:38 am

Mensagempor Terrorist » terça abr 03, 2007 9:49 am

esta gente é a comédia... critica... critica... critica.... n gostavas vinhas embora.... ou demonstras a tua falta de gosto tando la a frente na molhada?

Terrorist
Participante
Registado: terça abr 03, 2007 9:38 am

Mensagempor Terrorist » terça abr 03, 2007 9:56 am

pa, tirando o cepticismo do pessoal de sempre, tenho a dizer k foi um fim de tarde / noite bem passada, a ouvir boas malhas nacionais... entao as estrangeiras.... ui ui ui... so é pena é uma coisa... ja faz lembrar o reclame da super bock sem alcool.... passao dias e dias a falar dos concertos e k vao e isto e akilo... chega o dia.... pimba.... recintos vazios....

Tau-ismo!

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes