2011.11.20 - Opeth + Pain of Salvation

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Galactus
Metálico(a)
Registado: terça jun 07, 2011 5:13 pm

Re: 2011.11.20 - Opeth + Pain of Salvation

Mensagempor Galactus » terça nov 22, 2011 4:22 pm

Nheca...esperava muito mais, das duas bandas.

PoS: o homem pode tocar ferrinhos e até o pífaro, mas o concerto foi uma treta. Sei que os fanboys e fangirls têm défice de isenção, (porque eu sou um fanboy e adoro estes gajos!) mas não me convenceram, houve ali qualquer coisa que falhou. O som, a química, a falta de guitarras mais à frente..sei lá, pronto, no me gusta!

Opeth: que concerto secante. Mas também já os tinha visto no Vagos em melhores condições e a setlist anunciada não prometia não de bom.

Espero que Amorphis hoje seja bem melhor.
I'll have your planet for breakfast

portluis
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Contacto:

Mensagempor portluis » terça nov 22, 2011 5:16 pm

Depois da primeira parte em Vagos com uma setlist clássica e pesada como estamos todos habituados, lá fui eu até à Incrível Almadense para acabar com a segunda parte dos Opeth este ano em Portugal com um formato mais intimo, "light/soft" e que aparantemente faz do Mikael um gajo mais contente e mais à vontade no palco... percebe-se mesmo porque o Heritage à esta altura na carreira da banda.

Pontos positivos:
- O som dos Opeth, simplesmente perfeito. Do melhor que já ouvi numa sala (particularmente as guitarras do Fredrik e o Axe, som mesmo surreal).
- Preço da tour t-shirt 10€, comprei uma. Bem jeitosa.
- Foi uma noite de rock progressivo à antiga muito bem passada.
- Ver em 4 menos de meses a mesma banda, com condições tão diferentes (summer festival/Heritage format) e em formatos completamente diferentes (classic Opeth no Vagos e este formato Heritage/acústico/whatever), faz com tenham sido 2 experiências muito boas.
- A demonstração do Joakim Svalberg e os seus Mellotrons, Moog, Hammond.

Pontos negativos:
- Os trollfaces todos que já todos comentaram neste tópico. :?
- Chegar a Coimbra às 4 da manha e acordar às 7h30. :lol:

Pain of Salvation: É daquelas bandas que sempre estou adiar e adiar para começar a ouvir, mesmo assim estive a ouvir nos últimos 15 dias os novos Road Salt One/Two. Gostei do concerto, foram 45 minutos muito bem passados. Ponto alto a voz do Daniel, que maneira de controlar a voz ao vivo e a "agressividade" que tem nos concertos (já tinha notado isto no DVD ao vivo dos Transatlantic). Fico à espera que voltam cá como headlinner, gostava de os ver mais uma vez (antes tenho de ouvir com atenção a discografia deles). Como conclusão: As primeiras partes dos concertos devia ser sempre assim, bandas de LUXO!

Opeth: A minha razão #1 para tirar o meu cu de Coimbra até Almada, pois claro. A terceira vez que o vejo ao vivo, primeira como headlinner. Já sabia perfeitamente a setlist que eles estavam a tocar, e também estava à espera do stand-up comedy, como tem sido habitual nesta Heritage Tour ("perder" 20/30 minutos).
Há 3 músicas em particular que não simpatizo em todo o seu catálogo, que são: Atonement, Porcelain Heart e The Devil's Orchard, das quais já sabia que ia ouvir 2. Estava com um pé atrás nisto, ou finalmente ia a começar a gostar das músicas, ou simplesmente não eram músicas feitas para mim.
Pois bem, a The Devil's Orchard é provavelmente a melhor forma que já vi em Opeth para abrir um gig, que potência ao vivo, outro dimensão completamente diferente daquela que se ouve em estúdio e a Porcelain Heart que ganhou mesmo uma dimensão ao vivo que não estava nada à espera (e então como aquele drum solo lá pelo meio): major win! :evillol:. Boa escolha por parte da banda em tocar estas 2, fiquei bastante satisfeito.
Continuando com a primeira parte do concerto, I Feel the Dark é um dos pontos altos do Heritage e ao vivo também se notar muito, guitarras acústicas mesmo no ponto perfeito. Face of Melinda que já tinha sido tocada no Vagos, mas que nunca está a mais num concerto dos Opeth! :awesome:, e para acabar a primeira parte a Nepenthe, uma música extremamente estranha ao vivo e onde o Méndez começou a fazer das suas. MÉNDEZ FTW!

A parte acústica do concerto vai ser com o passar dos anos, um momento único na carreira da banda, adorei mesmo esses 15/20 minutos acústicos. The Throat of Winter ao vivo não tem nada a ver com a do EP e espero ter está musica com bongos e essas coisas adicionais todas em formato CD/DVD um dia (próximo DVD se calhar?), Credence é desde sempre a musica "light" que mais gosto dos Opeth, excelente letras e no meio do My Arms, Your Hearse ganha uma força brutal, e a Closure que é a minha favorita no Damnation (sim, sou latino. Gosto daqueles sons esquisitos :evillol:) e também me fez lembrar por um momento ao DVD Lamentations.

As próximas 3 músicas antes da encore, fez passar rápido o tempo ou foram ideias minhas? A Slither ao vivo é "deliciosa" ( :lol: ). A Fair Judgement (AUUUUUUUUUUUUUU) :twisted: , bem é com esta música que me lembro logo do Martín López e da sua prestação no DVD Lamentations, em algum momento senti saudades do López na bateria. Mesmo assim aquele final foi BRUTAL!... e a Hex Omega, música que tocaram sempre nos 3 concertos que estive.

O momento "OHHHohhhhOHHH" no intervalo da encore, continuando com a Cloruse foi hilariante :lol:. A demonstração nas teclas, foi um dos momentos mais marcantes do concerto. Ouvir Mellotrons, Moog e Hammond no mesmo concerto... é qualquer coisa! :awesome:. Para acabar, a Folklore é uma forma muito boa para acabar o concerto, que música, que potência e dimensão tem ao vivo. Junto a Famine, as melhores malhas no Heritage!

"Yeah i'm a fucking Opeth fanboy"
Última edição por portluis em terça nov 22, 2011 5:31 pm, editado 1 vez no total.

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » terça nov 22, 2011 5:30 pm

Cálix Escreveu:
pantufa Escreveu:Então, mas não se podia fotografar?

Poder não podia, mas fotografou-se na mesma.
É como aquela de também não se poder fumar e o pessoal fuma na mesma.

Mas andou la alguem a melgar?!?! So se foi la à frente, nao?!?!
Tava na plateia a meio e tirei umas quantas fotos e ng me disse nada... e a minha maquina é uma dslr
Alias, o segurança viu o interior da mala e n houve qq problema em passar...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça nov 22, 2011 6:27 pm

se calhar atrofiavam com o Flash!?

mefisto
Participante
Registado: sábado jan 02, 2010 1:06 pm

Mensagempor mefisto » terça nov 22, 2011 7:10 pm

Os trolls estavam mesmo do meu lado direito.

um deles gritou bem alto durante a actuação dos PoS : "ANDAMENTO!!!!"
E pelo que vi, estiveram mais interessados a descodificar as músicas durante o soundcheck entre as bandas, "Isto é Possessed, man!!!"

Em geral gostei, dos PoS não gostei muito dos agudos do guitarrista, muito esforçado, o vocalista lembrou-me o timbre do Chris Cornell.

Em Opeth também já sabia o alinhamento portanto esperava um concerto calmo mas foi eficaz e com um grande som.
Estava mesmo encostado às grades e devo dizer que apesar de cheio não senti o sufoco de espaço apertado, com calor e fumo como noutros concertos na incrível.

Também sou da ideia que já mereciam um Coliseu em nome próprio.

O drum solo no meu entender, não foi grande coisa, apesar de gostar do "rapaz", se conseguir pode ser que o coloque no youtube.

Mas considero que foi um final de fim de semana agradável.

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Mensagempor flipknot » terça nov 22, 2011 9:27 pm

Por curiosidade qual foi a setlist de Pain of Salvation?

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » terça nov 22, 2011 9:42 pm

Galactus Escreveu:Nheca...esperava muito mais, das duas bandas.

PoS: o homem pode tocar ferrinhos e até o pífaro, mas o concerto foi uma treta. Sei que os fanboys e fangirls têm défice de isenção, (porque eu sou um fanboy e adoro estes gajos!) mas não me convenceram, houve ali qualquer coisa que falhou. O som, a química, a falta de guitarras mais à frente..sei lá, pronto, no me gusta!

Se não conheceres a discografia de PoS é bem possível que não gostes. Para quem conhece, foi ver uma banda que se gosta, apesar dos últimos cds estarem longe do registo habitual.

Não tem a ver com fanboy ou fangirl. Tem a ver com gostos. Simple as that. E gostos, ao contrário do que se diz, discutem-se ... só não se impõem.

Fica uma amostra simples de outros tempos de PoS, que por acaso até foi uma das que tocaram cá:

Já agora, não vejo mesmo as semelhanças entre a voz do Daniel e a do Cornell, mas ... :D

SETLIST:

Softly She Cries
Ashes
Conditioned
1979
To the Shoreline
Kingdom of Loss
Diffidentia
Linoleum
No Way
Última edição por xtr3me em terça nov 22, 2011 9:46 pm, editado 1 vez no total.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » terça nov 22, 2011 9:44 pm

flipknot Escreveu:Por curiosidade qual foi a setlist de Pain of Salvation?

Algo do tipo:

Softly She Cries
Ashes
Conditioned
1979
To the Shoreline
Diffidentia
Linoleum
No Way

Acho que foram essas... não sei quanto à ordem.

portluis
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Contacto:

Mensagempor portluis » terça nov 22, 2011 10:26 pm

Imagem

Mellotron + Moog + Hammond = :awesome:

MeninaDoCore
Metálico(a)
Registado: terça jul 07, 2009 10:57 am

Mensagempor MeninaDoCore » terça nov 22, 2011 10:32 pm

xtr3me Escreveu:Já agora, não vejo mesmo as semelhanças entre a voz do Daniel e a do Cornell, mas ... :D

O pessoal conhece pouca música, não treina o ouvido e depois dá nisto :lol:

Btw, o Daniel tem 5 oitavas de extensão vocal. Para terem ideia, bons cantores líricos têm, habitualmente, 3 oitavas ou pouco mais. Mais uma vez aconselho a irem ouvir o que anda lá para trás para perceberem a dimensão da coisa :D

Slayerus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jul 14, 2009 6:57 pm
Contacto:

Mensagempor Slayerus » terça nov 22, 2011 11:10 pm

:cheers: Reportagem já online na RUIDO SONORO aqui: http://ruidosonoro.com/2011/11/22/opeth ... -20112011/ :cheers:
il faut se prêter aux autres et se donner a soi-même

MeninaDoCore
Metálico(a)
Registado: terça jul 07, 2009 10:57 am

Mensagempor MeninaDoCore » quarta nov 23, 2011 12:34 am

rattlehead79 Escreveu:
MeninaDoCore Escreveu:
Btw, o Daniel tem 5 oitavas de extensão vocal.

:shock:

Fact.

Ler info em:
http://www.facebook.com/danielgildenlow.public?sk=info

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta nov 23, 2011 12:42 am

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » quarta nov 23, 2011 1:20 am

mefisto Escreveu:um deles gritou bem alto durante a actuação dos PoS : "ANDAMENTO!!!!"
E pelo que vi, estiveram mais interessados a descodificar as músicas durante o soundcheck entre as bandas, "Isto é Possessed, man!!!"

:lol:
Podia ter sido eu... mas não fui!
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » quarta nov 23, 2011 2:22 am

portluis Escreveu:Imagem

Mellotron + Moog + Hammond = :awesome:

Sem qualquer duvida, a parte mais secante do concerto (a par com a Throat of Winter :awesome:)...O tempo que ele teve a demonstrar os seus "keyboard skills" tinham la posto uma musica...

Also como ja aqui foi dito, o solo do Axenrot nao foi nada de especial e eu adoro o homem pelo que faz em Opeth e em Bloodbath. Já vi melhor ao vivo, até o do Joey Jordison no RiR 2004 foi melhor imo, mas tambem ja la vao anos como o clrh nao me lembro minimamente do solo lol

Vooder Escreveu:
mefisto Escreveu:um deles gritou bem alto durante a actuação dos PoS : "ANDAMENTO!!!!"

:lol:
Podia ter sido eu... mas não fui!

Não sei é se reparaste nas vezes em que ele repetiu para o amigo dele "Isto é Possessed, man" e o "isto é Mercyful Fate, man" antes disso...sem exagero eu ouvi cada uma das bandas vindo da boca dele umas dez vezes

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes