Alliance Fest 2008

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Alliance Fest 2008

Mensagempor Almah Perditae » sexta ago 22, 2008 4:10 pm

JustOneFix Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Ah... e quanto a Moonspell... Eu gosto, mas realmente o pessoal começa a ganhar-lhes um pó inexplicavel... De qualquer dos modos, aquilo que escrevi foi meio a brincar, meio provocação aos que refilam com eles, eu já vi Moon n e n vezes (já perdi a conta, mas é a banda que mais vi ao vivo, embora confesse, a maioria "sem querer" lol) mas gosto sempre de os ver... Digam o que disserem eles são um marco, não só no metal nacional, e são excelentes ao vivo. E só por um pequeno pormenor, aquando daquele mail, quando disseram que em tantos anos de carreira, os Moonspell nunca estragaram nenhum evento por vedetismo, pessoalmente gostaria de relembrar que há uns anos (não sei quando) num Vilar de Mouros, estive eu (e muitos outros)que tempos a apanhar com as miticas melgas de fim de tarde para ver Moonspell quando apareceu nos ecrans um aviso que Moonspell tinha cancelado a sua actuação. Justificação? Não aceitaram tocar de dia. Queriam tocar de noite, e como o braço de ferro não correu bem para o seu lado, cancelaram à ultima da hora a actuação. Sem nenhum desprimor para eles (é perigoso neste forum falar sequer em Moonspell), mas isso passou-se, se foi essa a verdadeira razão não sei, mas foi isso que depois se falou.

Já deu para perceber que está na moda bater em Moonspell... td bem. Se o pessoal conhecesse o vedetismo de outras bandas, talvez ficasse calado, mas ok.
Relativamente à referida cena de Vilar de Mouros, na época eu estava em backstage e o que aconteceu foi muito simples: Os Moonspell estavam escalados para tocar de noite e esta ia ser a segunda oportunidade da banda, em Portugal, para actuar frente a um público diversificado. O management da altura estava a desenvolver um esforço para a promoção, merecida, da banda e quebrar a barreira natural que há/havia entre Metal e outros géneros. Já durante a tarde e com o festival a correr - nessa altura já os músicos tinham ido para o hotel após fazerem som - surge a "imposição" de eles tocarem de dia para que uma banda americana (ou mexicana, já não me lembro) que pertencia a uma multinacional, pudesse tocar de noite e assim fosse filmada pelas TVs e vista por aqueles jornalistas que vão aos festivais e cobrem 2/3 bandas incluindo as sugeridas pelas editoras - Acredita que em Vilar de Mouros e Paredes de Coura vi muito disso - como é natural os Moonspell mantiveram a posição estabelecida por contracto e assim acabaram por não tocar. A dita banda tocou à noite e dela nunca mais ouvi falar. Foi isto que aconteceu. Se fosse músico ou agente de uma banda teria feito o mesmo, quanto a ti não sei...

Acho que tomaria a mesma decisão. Embora tenha que ser sincero... Fiquei bastante marcado das putas das melgas, e bastante fodido por ter que passar por isso para não os ver. Mas vá lá... Anos depois soube um pouco melhor o que se passou lol
E repito o que disse no post, acho que antes daquele post tinha escrito qualquer a brincar com os Moonspell (mas já não me lembro o que era, nem vou ver), e escrever aqui neste forum qualquer coisa sobre eles é perigoso, porque parece que são o alvo a abater. Pessoalmente gosto bastante de Moonspell, e acho bastante ridiculo esta má vontade contra eles, que na maioria das vezes tresanda a inveja. Se parece que estava a acusá-los de algo não estava, apenas me lembrei desse pormenor quando disseram que nunca nada semelhante se tinha passado com eles anteriormente. Não foi o mesmo, mas foi o mesmo principio.

A sobre-esposição que eles têm tido ultimamente tem um nome - Universal. Agora eles já são a "banda mexicana", o que é mais que merecido, mas as multi-nacionais não sabem promover carreiras, só sabem massacrar hypes e modas. Um puto que tenha começado a ouvir metal há pouco tempo até é capaz de pensar que eles são um Marylin Manson ou uns Korn...
Imagem

JustOneFix
Participante
Registado: terça jun 17, 2008 1:08 pm

Mensagempor JustOneFix » sexta ago 22, 2008 7:26 pm

Almah Perditae Escreveu:A sobre-esposição que eles têm tido ultimamente tem um nome - Universal. Agora eles já são a "banda mexicana", o que é mais que merecido, mas as multi-nacionais não sabem promover carreiras, só sabem massacrar hypes e modas. Um puto que tenha começado a ouvir metal há pouco tempo até é capaz de pensar que eles são um Marylin Manson ou uns Korn...

Esse problema tem essencialmente a ver com Portugal ser um país pequeno e atrasado. O nosso meio musical "profissional" é dominado por uns quantos senhores e tudo anda em ciclo. Para acederes a certos meios de comunicação e teres algum reconhecimento precisas de estar no clube. Depois tens de seguir à letra o que te dizem...
Na Suécia ou Noruega (ou outros países) os Moonspell não precisariam de uma Universal para serem reconhecidos pelos media, por cá não é assim. Só com a entrada na editora é que puderam ter reportagens em revistas como a Visão ou entrevistas no Ipsilon. Antes, se os meios de comunicação os referissem, era no estilo "vamos mostrar que somos independentes e falar com estes tipos". Ainda hoje li uma reportagem sobre vinil no Ipsilon em que a pessoa mais referida só é, por acaso, o dono de uma cadeia de lojas e, por acaso, um ex-colaborador da publicação. Com um minímo de esforço era possível arranjar outras pessoas e outros exemplos para a referida reportagem, mas é assim que funciona o nosso meio musical...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta ago 22, 2008 10:38 pm

É assim em todo o lado. É a chamada industria musical. Não é só cá da gente, se na Noruega ou Suécia as bandas de metal aparecem com mais facilidade nos meios de comunicação é apenas e só porque são um produto bastante mais vendável, logo com mais dinheiro e influencia. A unica grande diferença desses países cá para "o nosso cantinho" é que cá a gente ainda se queixa dos favores que não se fazem, da "falta de coragem em apostar em x", toda a gente quer uma mãozinha, uma ajudinha, um favorzinho. Lá fora não há favores, nem ajudas, nem amigos disto e daquilo. Há dinheiro e há trabalho, há produtos, empresas e dinheiro a rolar. Lá fora trabalha-se com projectos, rentabilidade, contractos, objectivos, percentagens, etc. Aqui desenrascasse com favores de amigos, conhecidos, afilhados, cunhados, gajos porreiros e afins... E enquanto não se paga uma cerveja "à pessoa certa", há queixinhas, invejazinhas... Bah...
Imagem

malloc
Participante
Registado: quarta out 10, 2007 8:57 pm

Mensagempor malloc » sábado ago 23, 2008 4:36 pm

JustOneFix Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:A sobre-esposição que eles têm tido ultimamente tem um nome - Universal. Agora eles já são a "banda mexicana", o que é mais que merecido, mas as multi-nacionais não sabem promover carreiras, só sabem massacrar hypes e modas. Um puto que tenha começado a ouvir metal há pouco tempo até é capaz de pensar que eles são um Marylin Manson ou uns Korn...

Esse problema tem essencialmente a ver com Portugal ser um país pequeno e atrasado. O nosso meio musical "profissional" é dominado por uns quantos senhores e tudo anda em ciclo. Para acederes a certos meios de comunicação e teres algum reconhecimento precisas de estar no clube. Depois tens de seguir à letra o que te dizem...
Na Suécia ou Noruega (ou outros países) os Moonspell não precisariam de uma Universal para serem reconhecidos pelos media, por cá não é assim. Só com a entrada na editora é que puderam ter reportagens em revistas como a Visão ou entrevistas no Ipsilon. Antes, se os meios de comunicação os referissem, era no estilo "vamos mostrar que somos independentes e falar com estes tipos". Ainda hoje li uma reportagem sobre vinil no Ipsilon em que a pessoa mais referida só é, por acaso, o dono de uma cadeia de lojas e, por acaso, um ex-colaborador da publicação. Com um minímo de esforço era possível arranjar outras pessoas e outros exemplos para a referida reportagem, mas é assim que funciona o nosso meio musical...

Relativamente a este post gostava de deixar a minha opinião de desacordo, ou pelo menos de não total acordo.

Nos dias que correm, a dita "imprensa especializada" já não tem (ou não deveria ter) qualquer tipo de controlo absoluto sobre a exposição/divulgação de bandas. A Internet veio revolucionar isso, para um nível extremamente melhor (na minha modesta opinião) tanto para músicos como para os "consumidores".

Neste momento em fóruns como este e em blogs e sites feitos por ouvintes de música para ouvintes de música é que se encontram as informações que interessam relativamente a bandas. São informações (mais ou menos) agnósticas e sem qualquer tipo de interesses obscuros por trás, ao contrário da maioria das ditas publicações da "imprensa especializada", que são controladas por interesses que condicionam as opiniões e críticas que por lá passam.

O mesmo se passa relativamente ás editoras. Neste momento já é possível fazer excelentes álbuns de "autor" com boas condições técnicas e a preços muito acessíveis sem ser para isso necessário contractos com editoras. Para a marcação de concertos e divulgação o mesmo. Neste momento há montes de bandas sem contractos que lançam excelentes álbuns e dão excelentes concertos, existem festivais e concertos organizados quase exclusivamente por amadores que rivalizam ou superam aqueles organizados por mega-promotoras (Alliance i'm looking at you).

Finalmente começa-se a ver uma mudança de mentalidades das bandas, de uma postura um bocado comodista que existia no antigo modelo de negócios em que as editoras tratavam de tudo, para uma atitude de garra e de empreendedorismo e de "mãos na massa" em que as próprias bandas tratam de tudo (ou quase).

Para finalizar, o ponto mais importante de focar é que com o advento da Internet todos os paradigmas antigos, sejam o do controlo da informação, sejam o das formas de divulgação ou distribuição mudaram drasticamente, e só agora é que se começa a perceber, adaptar e aproveitar esta nova realidade.

NightCrawler
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 19, 2005 9:55 pm

Mensagempor NightCrawler » sábado ago 23, 2008 11:44 pm

Ele Escreveu:O Padre ainda é o teclista de Anathema?

:lol: Sim.
I go by many names. Some call me Shatoon,bringer of corn. Others call me Mickey Nine,the dream weaver. I'm sometimes called Captain Maj,by the Dutch. Others call me Secret Peter,where is he hiding? In a shoe? In a bush? In a rock? No,he is inside yourself

JustOneFix
Participante
Registado: terça jun 17, 2008 1:08 pm

Mensagempor JustOneFix » domingo ago 24, 2008 10:19 am

Este assunto começa a ser muito off-topic e nem o pretendo prosseguir aqui, mas fica uma resposta final 8se alguém quiser abrir tópico para discussão, esteja à vontade...
malloc Escreveu:Nos dias que correm, a dita "imprensa especializada" já não tem (ou não deveria ter) qualquer tipo de controlo absoluto sobre a exposição/divulgação de bandas. A Internet veio revolucionar isso, para um nível extremamente melhor (na minha modesta opinião) tanto para músicos como para os "consumidores".

A conversa não passava pela imprensa especializada, mas pelos media em geral. De qualquer forma esses meios de comunicação (especializados ou não) continuam a ter acesso à maioria do público e de uma forma que a internet, para já, ainda não tem. Por exemplo, este fim-de-semana, várias vezes vi referido na Sic Notícias o regresso dos Verve... no meu caso nem sabia que se tinham reunido e tive assim a informação. E olha que passo mais de uma hora na internet todos os dias!
A internet veio abrir mais portas, apenas isso. Se para melhor ou pior, só o futuro o dirá. O balanço ainda está por fazer.

malloc Escreveu:Neste momento em fóruns como este e em blogs e sites feitos por ouvintes de música para ouvintes de música é que se encontram as informações que interessam relativamente a bandas. São informações (mais ou menos) agnósticas e sem qualquer tipo de interesses obscuros por trás, ao contrário da maioria das ditas publicações da "imprensa especializada", que são controladas por interesses que condicionam as opiniões e críticas que por lá passam.

Antes dos fóruns e dos blogs já exisitiram outros meios - as fanzines, os programas de autor... - que permitiam a quem tinha mais atenção descobrir novos nomes e meios. Nos anos 80, descobri Sabbat antes ainda deles gravarem um disco. Para isso bastou-me escutar a Radio One e o saudoso Tommy Vance. Amigos meus trocavam cartas com aqueles que viriam a ser os Testament, eu correspondia-me com bandas como Annihilator, numa fase em que ainda estavam na garagem. E já nem vou referir bandas nacionais...
Hoje, porventura haverá mais facilidade e se calhar um miúdo aqui no fórum, pode estar em contacto com os next big thing de um qualquer estilo, mas isso acontecerá com mais gente, mas também existem mais bandas. Evolução dos tempos, apenas.

malloc Escreveu:O mesmo se passa relativamente ás editoras. Neste momento já é possível fazer excelentes álbuns de "autor" com boas condições técnicas e a preços muito acessíveis sem ser para isso necessário contractos com editoras. Para a marcação de concertos e divulgação o mesmo. Neste momento há montes de bandas sem contractos que lançam excelentes álbuns e dão excelentes concertos, existem festivais e concertos organizados quase exclusivamente por amadores que rivalizam ou superam aqueles organizados por mega-promotoras (Alliance i'm looking at you).

Mas já antes era assim. Basta olhares para o movimento punk de 75 ou para a NWOBHM. Em ambos os casos, primeiro chegou a música, depois a imprensa e, finalmente, as editoras. Quando nos anos 90 a Kerrang! fez capa sobre a Black Metal Mafia, quase nada estava editado fora da Noruega e países vizinhos. Foi uma verdaeira corrida das editoras para assinarem muitos dos grupos referidos, um bom exemplo é a assinatura de DarkThrone pela Peaceville.
Quanto aos festivais, todas as organizações começaram por ser amadoras... imaginas um puto, a fazer engenharia civil, que gostasse de rádio, a organizar um evento como a Zambujeira? Pois foi assim que surgiu a Música No Coração.

malloc Escreveu:Finalmente começa-se a ver uma mudança de mentalidades das bandas, de uma postura um bocado comodista que existia no antigo modelo de negócios em que as editoras tratavam de tudo, para uma atitude de garra e de empreendedorismo e de "mãos na massa" em que as próprias bandas tratam de tudo (ou quase).

As bandas que realmente quiseram ser alguém, sempre trabalharam para isso e não deixaram tudo nas mãos das editoras ou de managers idiotas. Que tal um Bono, em 82, depois do concerto dos U2, a distribuir cartões de visita para quem os quisesse contactar? Ainda recentemente li a biografia do Slash e todos os passos até à edição do primeiro disco foram sendo tomados sempre com decisões da banda e todos os seus elementos.

malloc Escreveu:Para finalizar, o ponto mais importante de focar é que com o advento da Internet todos os paradigmas antigos, sejam o do controlo da informação, sejam o das formas de divulgação ou distribuição mudaram drasticamente, e só agora é que se começa a perceber, adaptar e aproveitar esta nova realidade.

A distribuição mudou de facto, a divulgação apenas evoluiu e para muito pior quanto a mim. Vou dar-te um exemplo: Nos anos 80, quando os concertos por cá eram poucos, havia a preocupação de saber quem eram as bandas nacionais e era uma grande vitória poder "abrir" para um nome estrangeiro. Hoje isso vulgarizou-se e o público até chega tarde para não ver a banda nacional. Desde há vários anos que os grandes festivais têm vindo a deixar cari os palcos secundários com bandas portuguesas. Era aí que o grande público as descobria.
O controlo de informação existe na mesma. Os fóruns podem ser mais democráticos, mas como são controlados, muitas vezes, por pessoas com interesses, são hoje mais "politicamente correctos" que há uns tempos - este é um bom exemplo disso - e por outro lado predomina a informação seleccionada. Aquilo que chega muitas vezes aos fóruns, blogs e media em geral é filtrado com vista um fim. Olha o caso de Job For A Cowboy: fiquei surpreendido com as 5 páginas e capa, dadas pela Terrorizer quando do seu disco de estreía. São muito bons, mas há tanta coisa igual ou melhor que eles que nem uma página ganha naquela revista. Forma populares no Myspace e assinaram logo pela Metal Blade. Tudo muito estranho para mim que ando neste meio há quase 25 anos. Mais tarde descobri que o líder da banda tinha tido um elemento dos Flotsam & Jetsam como padrasto e que este o aconselhou em muitas coisas...
Com vês, é um exemplo do que acontecia antigamente, transposto para a realidade de hj.

Finalmente gostava que percebesses um erro típico de quem é novo e anda neste mundo da net: os teus conhecidos, aqueles com quem falas e trocas ideias, não estão muito afastados do mesmo mundo em que provavelmente te moves, é o efeito de bolha. Para cado lado que te viras vês pessoas que usam a net como tu e adquirem música como tu e vão a concertos como tu. Como estou de fora desse meio e percorro várias "bolhas", conheço diversas posições e atitudes. Há pouco tive duas conversas semelhantes com músicos amigos e em momentos diferentes: Um habituado a tocar para milhares de pessoas no estrangeiro, explicava como eu estava errado na minha defesa da política do merchandising e da venda do disco na bancada. O outro, pela sua experiência num festival estrangeiro em que quase tinha esgotado o material de merchandising, dava-me toda a razão. No fundo ambos estavam correctos porque vivem em meios diferentes. Tenho amigos que mensalmente gastam 100/200 € em música (concertos, discos...), para eles a net é uma ajuda, mas continuam a precisar das revistas e dos meios tradicionais, pois da mesma forma que podem despender de grandes quantias em música, também precisam de tempo para trabalhar e ganhar esse dinheiro, por isso, frequentarem fóruns, como este, ou blogs, é, para eles, mera perda de tempo.

E isto já vai longo...

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » segunda ago 25, 2008 2:24 pm

Foda-se, 32 páginas sobre este festival? Estejam descansados, que há muitos mais gigs!
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 19, 2005 7:52 pm
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » segunda ago 25, 2008 2:54 pm

Alliance Fest @ Visão Online

8) a espalhar o metal pelos media mainstream since 2008 ahah :lol:
Última edição por Moon|Tears em segunda ago 25, 2008 4:29 pm, editado 2 vezes no total.

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » segunda ago 25, 2008 2:56 pm

Não sei quantas páginas de rants de dimensões titânicas... Eu também estive no Alliance e já dei os meus dois cents de desagrado, mas este tópico já cheira mal.

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » segunda ago 25, 2008 7:12 pm

Cheirar mal pq?? Ao menos aqui discute-se, trocam-se ideiais e afins, ao passo q anda por ai muito topico por aqui no forum q so tem literalmente porcaria e q n interessa nem ao pai natal. As vezes até parece q estão no irc...
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » segunda ago 25, 2008 7:17 pm

Sure, whatever.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça ago 26, 2008 1:04 am

Moon|Tears Escreveu:Alliance Fest @ Visão Online

Vai sair algum artigo sobre isso em alguma revista futura? Isso sim seria um bom golpe de marketing...
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » terça ago 26, 2008 10:06 am

OrDoS Escreveu:

Vai sair algum artigo sobre isso em alguma revista futura? Isso sim seria um bom golpe de marketing...

Na revista não, vai ficar só na página online.

JCS
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 02, 2008 11:11 am
Contacto:

Mensagempor JCS » quarta ago 27, 2008 2:59 pm

Moon|Tears Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Na revista não, vai ficar só na página online.

É o primeiro passo da nosso agente infiltrada nas publicações generalistas!

Hoje um slideshow no site da Visão, amanhã a capa do DN com, sei lá, Process Of Guilt!

:D
I always take the long way home.

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » quarta ago 27, 2008 5:06 pm

JCS Escreveu:
Moon|Tears Escreveu:
É o primeiro passo da nosso agente infiltrada nas publicações generalistas!

Hoje um slideshow no site da Visão, amanhã a capa do DN com, sei lá, Process Of Guilt!

:D

Do DN dúvido, mas uma abertura do Público no dia 15 de Setembro com o Caos Emergente, já esteve mais longe 8) me aguardem :metal:

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante