Optimus Alive 09

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: Optimus Alive 09

Mensagempor OrDoS » domingo jul 12, 2009 3:06 am

Symbolic Escreveu:
Demoniac Escreveu:
TeenSpirit84 Escreveu:já li cada barbaridade. . .OMFG. . .
1o que tudo ha muito Off Topic e depois dentro desse Off topic o que eu me apercebo, é que ha muitos que dizem 'á isso é merd.a , isso não presta, isso é ridiculo, isso não é metal, isso é palhaçada. . .'

Porque é que em vez disso nao dizem que por exemplo nao apreciam ou mesmo que não gostam de banda X ou Y,

Agora transformar gostos em afirmações é infantil, respeito!

Eu acho é que ha por aí muito user, que gosta de se exibir ao dizer que ' uma banda que só ele conheçe,em que só ele conhece aquele nome de banda é que é bom'

ai o Metallica nao prestam. . . os caga porcos é que são valentes. . . slipknot é para putos, mata -gente é que é de homem. . .

Ha cenas que seriam tao lindas se fossem evitadas.

tens razão vamos todos nos calar, enquanto algo que sempre teve má fama e fez muitos de nós ter que cortar o cabelo e esconder determinados gostos para arranjar trabalho, ficar ainda pior e ainda para mais ser uma mentira.

Right! Tens toda a razão.

A culpa não é das bandas (cada um faz o que quer.......existe merda bem pior por ai) é sim em parte deste país de merda e dos meios de comunicação.

Pensas que uma situação destas incomoda na alemanha ? E lá os palhaços com cara de borracha tb são sensação.......simplesmente eles têm algo chamado o Wacken/Party San e etc.......

O que tu falhas em entender(aparentemente) é que o problema está na desinformação gerada sobre este estilo musical. Alguns reflexos/reacções que encontras em sítios como estes são que estes putos/pirralhos são o pão de alguns músicos de amanhã e como poderão comer esses bons músicos amanhã ? A criar merda que não gostam ?

Se esta merda se integrar ainda mais no estilo metaleiro, com esta fraca coesão e hilariante força de expressão "artística" irá claramente danificar algo bastante interessante e artístico que já existe!

Claramente que isto acontece dado a estupidez da nova geração! E é para com essa estupidez e morconisse que é tão bem representada nos nossos meios de comunicação que a merda fica preocupante.

Já para não falar que é sempre ridículo notar o quanto uma banda X ou Y é famosa só por estar na moda. Acho que todos sabemos que festivais como o Alive jamais teriam bandas como essas duas se as mesmas não fossem tão básicas e mesmo assim mal assimiladas para com esta "nova geração". Quando digo básico refiro-me a toda a sua estrutura e raízes que alimentam o espírito xunga.

Serei eu o único que se lembra do Bruce (Iron Maiden) ter-se passado com o mosh que acontece no atlântico só pq uns betos/xungas/parolos/whatever......encararam Iron Maiden como um concerto de Lamb of God (por exemplo).
Aliás a distorção de informação é tão grande (é um telefone estragado que nem tem piada) que a noção de mosh deles é realmente parola e em muito pouco se assemelha ao verdadeiro mosh, que se viu em Destruction em corroios (por exemplo).

Anyways......como já disse......esta discussão é pointless. É complicado preservar alguns hábitos. Eu gosto de falar/lutar sobre isso, pois foi com alguma música do passado que eu assimilei e me desenvolvi e abriu-me os olhos para outras sonoridades que jamais pensei em ligar/entender/"rever-me em".

E é algo que eu não acho possível com estas bandas, dado a sua morconisse. Gostos não se discutem.........dado a liberdade de expressão de cada um. Como seria se soubéssemos que alguns gostos conduzem as pessoas para a estagnação e a estupidez ?(e já sabemos, mas pronto....)

Isto também é o meu lado pessimista a falar. As maiorias as vezes metem só um bocado de nojo.

Este fórum seria mais interessante e simpático se parassemos um pouco de tentar compreender aquilo que não gostamos. E tu és um gajo inteligente, extremamente culto e com grande talento, farias melhor em propagar mais a tua arte e aquilo em que acreditas e não tentar simplificar aquilo que não é simples aos meus olhos ou aos olhos de outros. Complexidade em música existe em vários níveis e nem todos os níveis são absorvidos por todas as pessoas. Há quem pegue numa música de Burzum e ouça ruído e um parvalhão a fazer música de merda, outros vêm a expressão máxima do isolamento da população Norueguesa. Há quem chame de chato a uma "Locust Star" de Neurosis, eu acho que tem uma complexidade dinâmica acima da média. Outros achariam de simples, ou formulaica uma "11th hour" de Lamb of God, eu vejo um baterista fora do comum e riffs de guitarra angulares a criarem uma textura sem haverem sobreposições.

Porque não deixar-mos de apontar os dedos aos betos e aos emos, e aos moshers e aos palhaços? O Metal supostamente seria um estilo de união e não deveria ser de divisão.

A coisa mais acertada que li nos posts do Demoniac foi a parte do mosh, eu vi demasiada exibição, e gente que não sabe estar em mosh, houve até alguém que se andava lá a passear, e quando levou com um encontrão/empurrão mais "violento" foi logo agarrar-lhe o pescoço e oferecer-lhe porrada, com uma cara de mauzão, quase que lhe saíam as órbitas, noutra situações vi lá uns gajos a dançarem como macacos pulam freneticamente quando estão excitados ou querem mostrar-se os machões lá do sítio, gajos a mandar kicks no ar desengonçadamente numa postura que nem era metal, nem hardcore nem coisa nenhuma mas era, parafraseando o Demoniac, simplesmente "parolo".

Demonstrações atípicas de divertimento aos quais alguém que passa algumas horas em concertos mais underground simplesmente não está habituado porque essas pessoas não sabem estar, e desculpem lá, mas eu gosto de me sentir bem e à vontade num concerto, não gosto de estar enlatado como uma sardinha, não gosto de ter de estar sempre atento a ver quando vou levar com um cotovelo ou um pé ou mesmo uma saca com umas merdas pesadas lá dentro de um gajo que se põe aos pulos sem se aperceber de que os seus movimentos vão acabar muito provavelmente com alguém a levar com aquilo no nariz ou num olho, pessoal a fumar no meio do mosh ou com o cigarro levantado de forma a poder ferir um olho, Walls Of Death de pessoal que entra a matar (desculpa lá oh Morbid Destiny, mas um WoD feito num local onde as pessoas não se sabem comportar, fazem-me querer sair de lá o mais rapidamente possível, não me vou arriscar com uma alta probabilidade de sair ferido com gravidade, tenho responsabilidades e uma vida própria.

Quanto à música, é simples, são gostos, e o som típico de bandas como LoG e Slipknot são fáceis de meter na cabeça, as músicas são clichés, mas foda-se, pelo menos os gajos sabem montar um espectáculo (mais os mascarilhas) e sabem comunicar e criar empatia com o público. A música é catchy, não é nada do outro mundo, mas que movimenta massas e gente como aquele cromo dos anéis e das botas, é verdade, 40000 pessoas ali e provavelmente só uma ínfima percentagem vai a concertos mais underground.

Thrash, Death e atitude? Vi eu, por exemplo, no Cinema Batalha com Death Angel e Kataklysm, simples, directo e um show infinitamente mais marcante do que estes são!

Eu se quiser complexidade, não é destas bandas que eu vou ter e há muitos concertos interessantes para ver, deixem lá os maggots/emo's/whannabe's/whatever em paz, quando se vai a um festival destes já se sabe ao que vai, e apesar de me queixar, também sabia ao que ia, acho que tão cedo não me voltam a apanhar numa excursão destas com bilhetes a estes preços para ver estas bandas, se for aqui ao lado de casa, talvez... :roll:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm

Mensagempor Mescaline » domingo jul 12, 2009 3:45 am

Eu quase me sinto obrigado a ir ao Alive/RIR/Whatever por Metallica. É algo inexplicável, talvez seja mesmo genético e/ou geracional já que esta devoção foi-me transmitida pelos mais velhos na família. É a banda de eleição e como tal é da praxe estar lá batido a abanar os cornos em pérolas antigas, mesmo que o Lars seja actualmente um baterista medíocre e eu sou o primeiro a reconhecer esse facto e a criticá-lo. E isto é só um dos actuais problemas da banda...

Contudo, cada vez mais desejo que Metallica passe a vir cá em concerto próprio no Atlântico ou num Estádio pois estou farto deste tipo de festivais onde se nota claramente a falta de conhecimento dos organizadores. Esta coisa do 'dia do pessoal de negro' num fest virado para a publicidade, para o entretenimento extra-música, para o easy money deixa-me um tanto ou quanto reflexivo.
Este tipo de fests urbanos não tem um ambiente próprio, são demasiado heterogéneos. O Alive vem no seguimento do RIR, um tipo de acontecimento que veio revolucionar o paradigma nacional. Criam-se 3/4 dias, num deles mete-se Metallica com os convidados destes e pronto, tá feito. Os restantes dias metem-se umas cenas mais soft, como rock ligeiro, britpop, pop, techno e afins. Nota-se uma certa anomia.

Descobri o mundo underground há relativamente pouco tempo mas por exemplo senti muito mais o concerto de Minsk no Transmission do que o de Mastodon no Alive. E não tenho dúvidas que o concerto de Vader que por aí vem me irá fazer esquecer quase todos deste dia 9. O ambiente e a atmosfera circundantes são factores essenciais para um bom concerto. E são estes que muitas vezes falham nos eventos major. É tudo demasiado descaracterizado e cada vez mais me custa ir a este tipo de coisas.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » domingo jul 12, 2009 9:21 am

a minha review pelo que se ouvia aqui ao lado é simples...
como metallica morreu com o burton...só posso falar em som...
o setlist nem foi muuuuuuuito mau...podia ser bem pior....mas....tb podia ser bem melhor...
aqui ainda se ouviram uns pregos :mrgreen:

quanto ao resto das bandas...não conheço e não quero conhecer

DemoniCreature
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 31, 2009 11:42 am
Contacto:

Mensagempor DemoniCreature » domingo jul 12, 2009 9:30 am

Pronto, assim já fiquei mais esclarecido.. ;) E concordo com quase tudo... Apenas não concordo que digas que LoG seja uma banda para massas, pois para isso terias de dizer a mesma coisa de bandas como Metallica e Iron Maiden que têm um som muito "mais facil de ouvir".

Quanto ao "fucking" e seus derivados também não gosto, mas não se pode ter tudo... Adoro LoG à bastante tempo e não vou deixar de gostar por eles dizerem "fucking" xD

Vá, :cheers: e acabou esta discussão!!
I am the son of abyss, the essence of PERFECTION!

http://joserodrigues.pt.vu
http://demonicreature.deviantart.com/

blutigengel
Registado: terça nov 25, 2008 7:29 pm
Contacto:

Mensagempor blutigengel » domingo jul 12, 2009 10:40 am

e quando levou com um encontrão/empurrão mais "violento" foi logo agarrar-lhe o pescoço e oferecer-lhe porrada, com uma cara de mauzão, quase que lhe saíam as órbitas

No mosh de Lamb of God houve um gajo que decidiu armar-se em mau, e desatar á cotovelada, e a páginas tantas acerta-me três vezes (nas costelas, cabeça e estômago) e fica como se nada fosse, ainda me prega uma rasteira a ver se eu caio. O meu namorado viu aquilo, agarrou nele e disse-lhe que se voltasse a levantar os cotovelos, sobretudo para agredir despropositada mente levava. e fez bem, porque ou levava de mim ou dele.

Edit:
Já agora, porque é que se compara isto com concertos underground?
Um festival chamado Optimus Alive?
No passeio marítimo de algés?
onde se paga o campismo?
:lol: Que raio de comparação...
Última edição por blutigengel em domingo jul 12, 2009 10:45 am, editado 1 vez no total.
Facebook

Portfolio

Etsy --> still under construction

Contact for photossessions (band/promo etc..) susanav82@gmail.com

Torn
Metálico(a)
Registado: quarta jul 11, 2007 12:15 pm

Mensagempor Torn » domingo jul 12, 2009 10:42 am

Ramp
Gostei. Tinham pouquinho tempo pra tocar, por isso foram directos ao assunto e sem grandes discursos pelo meio.

Mastodon
Muito bom concerto. Como adoro o último album, acho que a variedade das novas músicas encaixam bem na maior rapidez das mais antigas. Mesmo assim, e como já foi amplamente referido, acho que o melhor de Mastodon se pode revelar num espaço mais pequeno e fechado e onde eles possam ser cabeças de cartaz.

Lamb Of God
Gosto de allgumas coisas e o mesmo se passou no concerto. Mas quem gosta muito deles, pareceu curtir e é isso que interessa.

Machine Head
Pouco tempo, ou pelo menos por ser tão bom, acho que pareceu ainda menos do que realmente foi. Curiosamente, e ao contrário do que já li, o som pareceu-me muito melhor do que RIR 08. Seria do local onde cada um estaria a ver o concerto?
Assim como Mastodon, acho que atingem o seu nível mais alto num espaço mais pequeno e fechado. Pelo menos, e até hoje, foi onde deram o concerto que mais me agradou.

Slipknot
Gostei mas esperava mais. Não sei se por faltar um elemento, algumas músicas foram deixadas de fora. No entanto, aqui aplica-se o mesmo que disse de Lamb Of God...quem gosta muito deles, pareceu curtir bastante.

Metallica
Começando pelo fim, não concordo com o Lars. Dos últimos anos, o melhor concerto continua a ser o de 2007, com uma set list perto de perfeita, que chega mesmo a rivalizar com a de 1993 para a melhor set list de Metallica em Portugal.
Neste ano, e com o que tinham tocado em França no dia 7, não era complicado adivinhar quais as músicas que iriam fazer parte do set.
Foi um bom concerto, com as novas músicas a encaixarem bem no alinhamento.

No global, um festival com um nível bem alto.
just me...

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo jul 12, 2009 12:04 pm

Os parolos são os rednecks portugueses :beer:

Metal ou não, tive pena de não ter visto SlipKatotas. Ah, e curtia sentir a Hallelujah e a How ao vivo :mrgreen:

PS: Parece-me que houve gente que pagou 50 euros para ver os outros, em vez das bandas. /flame
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » domingo jul 12, 2009 12:08 pm

OrDoS Escreveu:... quando se vai a um festival destes já se sabe ao que vai, e apesar de me queixar, também sabia ao que ia, acho que tão cedo não me voltam a apanhar numa excursão destas com bilhetes a estes preços para ver estas bandas, se for aqui ao lado de casa, talvez... :roll:

Como só queria ver Mastodon pensei: "Querem dinheiro? Fodam-se, ide chular outro que de mim não levam nada" :mrgreen: Posso bem esperar... 50€ é um abuso
"Hate the ones who bring you down"

blutigengel
Registado: terça nov 25, 2008 7:29 pm
Contacto:

Mensagempor blutigengel » domingo jul 12, 2009 12:19 pm

PS: Parece-me que houve gente que pagou 50 euros para ver os outros, em vez das bandas. /flame

:mrgreen:
Facebook

Portfolio

Etsy --> still under construction

Contact for photossessions (band/promo etc..) susanav82@gmail.com

mustkill
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 06, 2009 2:30 am

Mensagempor mustkill » domingo jul 12, 2009 12:26 pm

E FOTOS NINGUEM MANDA?? :(
Ja tinha pedido a 20 post atraz :wink:

Eu ja mandei os meus videos todos fotos é nao tenho mesmo ninhuma que se aproveite :x

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » domingo jul 12, 2009 12:30 pm

Symbolic Escreveu:
Demoniac Escreveu:
TeenSpirit84 Escreveu:já li cada barbaridade. . .OMFG. . .
1o que tudo ha muito Off Topic e depois dentro desse Off topic o que eu me apercebo, é que ha muitos que dizem 'á isso é merd.a , isso não presta, isso é ridiculo, isso não é metal, isso é palhaçada. . .'

Porque é que em vez disso nao dizem que por exemplo nao apreciam ou mesmo que não gostam de banda X ou Y,

Agora transformar gostos em afirmações é infantil, respeito!

Eu acho é que ha por aí muito user, que gosta de se exibir ao dizer que ' uma banda que só ele conheçe,em que só ele conhece aquele nome de banda é que é bom'

ai o Metallica nao prestam. . . os caga porcos é que são valentes. . . slipknot é para putos, mata -gente é que é de homem. . .

Ha cenas que seriam tao lindas se fossem evitadas.

tens razão vamos todos nos calar, enquanto algo que sempre teve má fama e fez muitos de nós ter que cortar o cabelo e esconder determinados gostos para arranjar trabalho, ficar ainda pior e ainda para mais ser uma mentira.

Right! Tens toda a razão.

A culpa não é das bandas (cada um faz o que quer.......existe merda bem pior por ai) é sim em parte deste país de merda e dos meios de comunicação.

Pensas que uma situação destas incomoda na alemanha ? E lá os palhaços com cara de borracha tb são sensação.......simplesmente eles têm algo chamado o Wacken/Party San e etc.......

O que tu falhas em entender(aparentemente) é que o problema está na desinformação gerada sobre este estilo musical. Alguns reflexos/reacções que encontras em sítios como estes são que estes putos/pirralhos são o pão de alguns músicos de amanhã e como poderão comer esses bons músicos amanhã ? A criar merda que não gostam ?

Se esta merda se integrar ainda mais no estilo metaleiro, com esta fraca coesão e hilariante força de expressão "artística" irá claramente danificar algo bastante interessante e artístico que já existe!

Claramente que isto acontece dado a estupidez da nova geração! E é para com essa estupidez e morconisse que é tão bem representada nos nossos meios de comunicação que a merda fica preocupante.

Já para não falar que é sempre ridículo notar o quanto uma banda X ou Y é famosa só por estar na moda. Acho que todos sabemos que festivais como o Alive jamais teriam bandas como essas duas se as mesmas não fossem tão básicas e mesmo assim mal assimiladas para com esta "nova geração". Quando digo básico refiro-me a toda a sua estrutura e raízes que alimentam o espírito xunga.

Serei eu o único que se lembra do Bruce (Iron Maiden) ter-se passado com o mosh que acontece no atlântico só pq uns betos/xungas/parolos/whatever......encararam Iron Maiden como um concerto de Lamb of God (por exemplo).
Aliás a distorção de informação é tão grande (é um telefone estragado que nem tem piada) que a noção de mosh deles é realmente parola e em muito pouco se assemelha ao verdadeiro mosh, que se viu em Destruction em corroios (por exemplo).

Anyways......como já disse......esta discussão é pointless. É complicado preservar alguns hábitos. Eu gosto de falar/lutar sobre isso, pois foi com alguma música do passado que eu assimilei e me desenvolvi e abriu-me os olhos para outras sonoridades que jamais pensei em ligar/entender/"rever-me em".

E é algo que eu não acho possível com estas bandas, dado a sua morconisse. Gostos não se discutem.........dado a liberdade de expressão de cada um. Como seria se soubéssemos que alguns gostos conduzem as pessoas para a estagnação e a estupidez ?(e já sabemos, mas pronto....)

Isto também é o meu lado pessimista a falar. As maiorias as vezes metem só um bocado de nojo.

Este fórum seria mais interessante e simpático se parassemos um pouco de tentar compreender aquilo que não gostamos. E tu és um gajo inteligente, extremamente culto e com grande talento, farias melhor em propagar mais a tua arte e aquilo em que acreditas e não tentar simplificar aquilo que não é simples aos meus olhos ou aos olhos de outros. Complexidade em música existe em vários níveis e nem todos os níveis são absorvidos por todas as pessoas. Há quem pegue numa música de Burzum e ouça ruído e um parvalhão a fazer música de merda, outros vêm a expressão máxima do isolamento da população Norueguesa. Há quem chame de chato a uma "Locust Star" de Neurosis, eu acho que tem uma complexidade dinâmica acima da média. Outros achariam de simples, ou formulaica uma "11th hour" de Lamb of God, eu vejo um baterista fora do comum e riffs de guitarra angulares a criarem uma textura sem haverem sobreposições.

Porque não deixar-mos de apontar os dedos aos betos e aos emos, e aos moshers e aos palhaços? O Metal supostamente seria um estilo de união e não deveria ser de divisão.

O risco da generalização vem em respostas como a tua (Que são válidas). E claramente que tudo o que eu disse é provido de algum comodismo de minha parte.

Entendeste-me mal numa parte...quando digo básica.......falo mesmo na sua concepção a alma. Vou tentar fazer uma comparação...... e assim explicar-me melhor.

Imagina que Skipnoduas é tipo o Michael Bay do cinema(Transformers e toda essa merda), claramente que os filmes do Michael Bay não têm valor artístico nenhum. São apenas exibições de CGI e assassinam tudo o que deu luz ao cinema (argumento, personagens, etc.....).
E quem diz M. Bay diz tb o parolo do Uwe Boll (ou lá como se escreve o nome deste "Ed Wood" do Sec. 21 - queria ele)

Claramente que na vida existe um equilíbrio para tudo e estes gajos estão a fazer o seu papel. O problema é que não fazem reportagens sobre o evento "ida aos transformers em lisboa". E a cultura das pessoas é já minimamente vasta para entender que não existe só aquela tanga.

Na música é completamente diferente. A música extrema/agressiva é algo recente, especialmente para um país que aguentou com Salazar. O cinema existe faz já o triplo do tempo que a música extrema entendes ?
Logo é muito mais fácil as pessoas caírem no erro de esquecerem o que foi o passado. E começarem a por tudo no mesmo saco.

É mais ou menos aqui que eu queria chegar. Contudo tens razão não vale a pena estar a simplificar situações para alcançar outras, dado que isso implica que muitos abdiquem de alguma moralidade própria..... isso raramente acontece.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » domingo jul 12, 2009 12:35 pm

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo jul 12, 2009 12:42 pm

blutigengel Escreveu:
e quando levou com um encontrão/empurrão mais "violento" foi logo agarrar-lhe o pescoço e oferecer-lhe porrada, com uma cara de mauzão, quase que lhe saíam as órbitas

No mosh de Lamb of God houve um gajo que decidiu armar-se em mau, e desatar á cotovelada, e a páginas tantas acerta-me três vezes (nas costelas, cabeça e estômago) e fica como se nada fosse, ainda me prega uma rasteira a ver se eu caio. O meu namorado viu aquilo, agarrou nele e disse-lhe que se voltasse a levantar os cotovelos, sobretudo para agredir despropositada mente levava. e fez bem, porque ou levava de mim ou dele.

Não é a mesma coisa, o meu amigo não é desse tipo de violência nem é "ridículo", foi apenas um empurrão com o cotovelo um bocado mais forte, não houve cá rasteiras, a não ser que o teu namorado tenha 1,65m pese 120kg, seja careca e estivesse com uma t-shirt de Nile :P O gajo é que se estava a passear no meio do mosh a dar uns encostos, nem sequer parecia muito activo, estava quase estático, se não estava à espera de levar uns cacetes mais vali não estar ali também :roll:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Evoked

Mensagempor Evoked » domingo jul 12, 2009 12:43 pm

pantufa Escreveu:

Rime positivamente com os fãs de slipknot.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » domingo jul 12, 2009 12:48 pm

gostei de ouvir os ramp a falar.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes