2009.11.21 - DEFUNTOS + INVERNO ETERNO + BOSQUE - Metalpoint, Porto

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: 2009.11.21 - DEFUNTOS + INVERNO ETERNO + BOSQUE - Metalpoint, Porto

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo nov 22, 2009 8:59 pm

Foi... fantástico. Simplesmente inesquecível pelos melhores motivos.

Bosque - A expectativa de ver Bosque em palco era enorme, tal é o meu respeito e apreciação por aquilo que eu considero ser uma das bandas mais singulares e felizmente desconhecidas da actualidade. Esperava que fosse ouvir faixas mais "objectivas", por assim dizer, mas fui brindado com uma actuação menos directa que me permitiu fechar os olhos e divagar ao som das ondas de distorção, que juntamente com pausadas batidas de bateria e com os expressivos prantos do DM, deram origem a uma realidade paralela no tempo em que durou o concerto. Um dos grandes trunfos foi sem dúvida a imagética (tal como em Defuntos), que ajudou e muito a criar um ambiente misterioso, ocultista e inacessível ao ser humano comum. Testemunhar a actuação de Bosque foi como assistir a um filme em contínua tensão crescente, um incessante tour-de-force, que chegou ao fim de maneira discreta, no meu caso resultando brilhantemente e deixando-me ainda mais sequioso pela seguinte actuação.

Inverno Eterno - Apesar de não ter propriamente uma componente visual programada e destinada a criar um determinado ambiente, a verdade é que a maior parte das pessoas já deve saber o quão poderoso a nível de impacto um concerto de Inverno Eterno costuma resultar, não só a nível visual mas obviamente e mais relevantemente a nível sonoro. Mais uma setlist completamente livre de falhas e um punhado de convidados especiais (um sincero cumprimento ao último convidado, pessoa que na minha sincera opinião tem das melhores, senão mesmo a melhor voz dentro do espectro do BM português). As faixas não perderam nenhuma da sua magia e demonstraram mais uma vez porque foi o "Póstumo" um dos melhores CDs de BM provenientes deste pedaço de terra, o ano passado. Impossível meter em palavras as sensações que vivenciei ao assistir a este concerto, mais vale relembrar estas ainda vívidas memórias comigo mesmo.

Defuntos - Primeiro que tudo, palmas para o enfoque dado na criação da atmosfera, patente em todos os registos deste duo (nesta noite, trio), uma mise-en-scéne inesquecível e um verdadeiro triunfo na capacidade de relembrar tempos idos de porta volta da segunda metade do séc.XIX/início do séc.XX. Todos os elementos cénicos reunidos (cadeiras, livro, incenso e o próprio estilo dos intervenientes; creio ter visto um candelabro ou algo parecido também, mas não tenho a certeza) fizeram renascer por momentos um Passado não exageradamente distante, conferindo-lhe uma aura lúgubre e mortuária, potenciada pela sonoridade imediatamente reconhecível da banda, induzindo num transe profundo todos os que tiveram a oportunidade de experienciar o concerto junto ao palco. Gostaria de voltar a assistir a um concerto desta banda que tanto prezo, a ver se no Futuro terei esse desejo concedido.

:arrow: Nota:
Quem constantemente, concerto após concerto, durante as actuações se encontrava no fundo da sala a rir, conversar e conviver, deveria de Futuro repensar a hipótese de comparecer a este tipo de eventos. Façam um favor a toda a gente, incluindo vocês próprios e não apareçam da próxima vez se não tencionam ver as bandas. Poupam dinheiro, não incomodam a plateia e não desrespeitam as bandas.

Midgard
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta ago 20, 2008 12:01 pm

Mensagempor Midgard » domingo nov 22, 2009 9:15 pm

REG Escreveu:Cheguei atrasada a Bosque, ouvi 10 minutos do concerto, que ao que parece foi tudo o mesmo.
Inverno Eterno, a razão pela qual fui ao Metalpoint, nunca tinha tido oportunidade de os ver e adorei, ando colada no álbum a uns tempos. Muito bom ambiente que se criou.
Espero sinceramente que este nao seja dos ultimos concertos.
Defuntos, gostei do que ouvi (porque ver nao se conseguia, só o baterista e a respectiva cartola). Nao vi o final do concerto porque fui beber e trocar duas de treta, ainda com IE na cabeça.

Foi uma noite especial.

Viva aos Massacres!

Pra próxima diz olá as pessoas. :mrgreen: tou-me só a meter contigo :lol:

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 5:57 pm
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » domingo nov 22, 2009 9:45 pm

Bosque - Não tenho muito a dizer. Não sou grande apreciador.

Inverno Eterno - Gostei bastante. Posso dizer que já há algum tempo era a banda que mais ansiava ver. Não desiludiu, muitíssimo pelo contrário. Boa atmosfera, boa presença, da presença vocal tenho a dizer que trazia a morte no olhar. Tocaram 3 temas novos? Destaque para a do anterior trocadilho. Concerto bastante sentido, por ambas as partes. :metal:

Defuntos - Era outra banda que há muito ansiava ver. Também gostei bastante, se bem que para o fim já sentia um certo cansaço acumulado nas pernas, que acabou por pesar na minha visão da actuação deles, e também o facto de estarem sentados e na fila da frente estarem pessoas que atingiam os 2m, tornaram-me a visibilidade quase nula. Ao menos deixaram-me percepcionar a própria música, que é senão o mais importante. Ficou-me a faltar a Mágoa... Um portão de isolamento, anyway gostei.

Um abraço ao Ricardo (Midgard) por conseguir dizer de uma só vez Surreptitious Misanthropy Voraciously Consuming Rationality Thus Invoking Dormant Sociopathic Desires. :cheers:

c0v3n4n7
Participante
Registado: sexta jun 12, 2009 2:04 pm

Mensagempor c0v3n4n7 » domingo nov 22, 2009 10:20 pm

Creio que foi tudo dito. Excelentes relatos de alguns users.
Gostava imenso de saber quem é o jovem que estava a usar uma long sleeve preta com hoodie e que foi cantar com Inverno Eterno. Creio que foi o segundo guest. Adorei a voz, conseguiu fazer uns registos fantásticos.

Em relação a Bosque, mal entrei quase que me senti num concerto de Sunn o))). Adorei a componente visual e sonora.

Infelizmente mais de 8 horas de pé a trabalhar deixaram-me extremamente cansado na altura da actuação de Defuntos. E a ideia de Domingo acordar as 7 para mais um dia de trabalho não ajudava.

Um abraço a todos os que compareceram (com o objectivo de apreciar) nesta verdadeira ascensão.
Cumps

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » domingo nov 22, 2009 10:48 pm

Foi pena não ter conseguido ver a actuação algo curta dos Bosque. os 10 min que vi não chegaram para entrar no ambiente de algo que esperava que fosse muito intenso...

Inverno Eterno, muito bom, gostei mais desta que da outra vez que os vi. Talvez por um set diferente e mais extenso. Os convidados forma de facto uma excelente ideia, e a forma como surgiam e mergulhavam outra vez no público apenas fez com nos sentíssemos mais perto da banda.

Defuntos, ainda estava algo atordoado de IE, mas mais para o fim já estava outra vez embrenhado na aura de classicismo que o trio criou. Mais que um concerto, foi para mim uma peça teatral, pela forma como abordaram o espaço e dispuseram vários elementos cénicos.

Realmente já foi falado, mas dou ainda mais ênfase ao facto dos dois palhacitos que passaram os concertos todos a falar ao berros. Um comentário ou outro é normal, também não é um funeral. Agora passar o concerto todo a berrar para serem ouvidos pela sala toda, é ridículo.
Se andam aqui apenas tenho isto para lhes dar: .|.

Kudos para o pessoal que encontrei. Esperava no entanto que o MP fosse estar mais cheio, muito embora não tenha estado má casa. Umas 120/130...?

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » domingo nov 22, 2009 11:16 pm

Infelizmente por motivos de trabalho, só consegui chegar no início da actuação de Defuntos. Entrei a meio da carruagem, ainda não estava bem na mood para um concerto daquele tipo, mas de certa forma gostei do que vi. Ao vivo resulta bastante melhor do que em estúdio.

De resto tive muita pena por não ter conseguido ver as bandas anteriores, estava bastante curioso por Bosque que nunca tinha visto.
Também não deu para ficar lá mais tempo, depois de 10h de trabalho o corpo já pedia descanso há muito.

Abracadaver
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta dez 22, 2006 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Abracadaver » domingo nov 22, 2009 11:25 pm

Já não sei quem, mas alguém referiu tratar-se de uma boa oportunidade para ver um concerto de Black Metal. Não podia estar mais de acordo.

Bosque foi tudo aquilo que esperava. Inverno Eterno foi o melhor concerto de Black Metal que vi em muito anos. E já agora, fica a correcção, foram 4 convidados e não 3.

Valeu a pena a espera.
Quanto cabe em vinte e uma gramas?

morthgor
Participante
Registado: terça ago 18, 2009 8:13 pm

Mensagempor morthgor » domingo nov 22, 2009 11:29 pm

noite arrepiante..

black metal!!

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » domingo nov 22, 2009 11:52 pm

Seria fixe ver a casa um pouco mais composta, e sinceramente ainda acho que havia demasiada luz.

Esperava algo diferente de Bosque. Acho que faria sentido o que fizeram se fosse uma introdução para algo mais melódico. Foi interessante, sem dúvida, mas um pouco incompleto.

IE era a minha razão para a vinda. Foi absolutamente encantador, desesperadamente sufocante. Senti que para concertos assim até faria sentido umas cadeirinhas para o pessoal apreciar isto como um digno espectáculo. Os convidados estiveram adequados, uns melhores que outros, acrescentando bastante à fórmula cortante dos IE. Excelente mesmo, daquelas bandas que dá vontade de formar outras.

Infelizmente não vi Defuntos, comboio para apanhar... para a próxima vou ver se há alguém que vá para os lados de aveiro que não se importe de me levar.

Que venham mais!
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » segunda nov 23, 2009 12:57 am

Fui para ver Inverno Eterno e foi, de longe, para mim, o melhor concerto da noite.

Hominus Nocturna
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 30, 2008 5:57 pm
Contacto:

Mensagempor Hominus Nocturna » segunda nov 23, 2009 1:39 am

Nando Escreveu:Fui para ver Inverno Eterno e foi, de longe, para mim, o melhor concerto da noite.

Concordo, a nível pessoal e sem querer tirar qualquer mérito a Defuntos, prefiro tudo o que numa toada mais "doomesca" seja apreciado de forma recostada e num ambiente mais vazio e solitário sem qualquer "ruído" de fundo, especialmente a fórmula de Defuntos.

Mortisfilius
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 9:10 pm

Mensagempor Mortisfilius » segunda nov 23, 2009 11:32 am

Não me lembro da ultima vez em que vi bandas de tão fraca qualidade, não a nível técnico mas sim a nível criativo... Sim, realmente foram momentos desesperantes e cómicos por vezes...

unluckzor
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo fev 10, 2008 7:32 pm
Contacto:

Mensagempor unluckzor » segunda nov 23, 2009 11:58 am

Mortisfilius Escreveu:Não me lembro da ultima vez em que vi bandas de tão fraca qualidade, não a nível técnico mas sim a nível criativo... Sim, realmente foram momentos desesperantes e cómicos por vezes...

Devias fazer parte do grupinho que estava na galhofa então. Como diz o outro, se não gostas não comes.

Mortisfilius
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 9:10 pm

Mensagempor Mortisfilius » segunda nov 23, 2009 12:06 pm

Apenas dei a minha opinião que tens de aceitar e não vires aqui julgares ninguém. Eu estive lá e nem sei qual era o grupinho da galhofa. Não gostas da minha opinião não comes, logo não respondes, eu fui ao concerto ver para crer.

unluckzor Escreveu:
Mortisfilius Escreveu:Não me lembro da ultima vez em que vi bandas de tão fraca qualidade, não a nível técnico mas sim a nível criativo... Sim, realmente foram momentos desesperantes e cómicos por vezes...

Devias fazer parte do grupinho que estava na galhofa então. Como diz o outro, se não gostas não comes.

unluckzor
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo fev 10, 2008 7:32 pm
Contacto:

Mensagempor unluckzor » segunda nov 23, 2009 12:28 pm

Mortisfilius Escreveu:Apenas dei a minha opinião que tens de aceitar e não vires aqui julgares ninguém. Eu estive lá e nem sei qual era o grupinho da galhofa. Não gostas da minha opinião não comes, logo não respondes, eu fui ao concerto ver para crer.

unluckzor Escreveu:

Eu não te estou a julgar, estou a constatar factos.
Primeiro ponto : não percebo como é que vais para um concerto e não sabes do que estás á espera. Vê-se mesmo que não conhecias as bandas.
Segundo ponto : alguém que se atreve a dizer que a nível criativo alguma das bandas que tocou este sábado é fraca, tem claramente uma noção miserável do que é boa música. Aliás, topa-se pelas bandas onde participas.
O FUNderground em todo o seu esplendor.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes