Bem, criei este tópico como forma de rescaldo do 1º Dia do ALIVE de 2009 para que, quem foi dê a sua opinião e quem não foi que tenha uma ideia do que por lá se passou.
Começando pelo principio:

RAMP: Infelizmente não cheguei a tempo para ver, mas sabendo da qualidade desta excelente banda nacional, tenho certeza que foi um espectáculo grandioso.

MASTODON: Só cheguei a tempo de ver as duas últimas músicas >:( e apesar de não ser uma banda que aprecie, até achei engraçado, com um som porreiro e tal.
A partir daqui a noite aqueceu com a entrada em palco do Senhor Randy Blythe e companhia...

LAMB OF GOD: Foi o que se esperava. Apesar de terem tocado muito pouco tempo (entre 35 e 45 minutos) deu para ser, perfeitamente, o melhor concerto do Dia 1 do Optimus Alive. Abrindo o concerto com "The Passing" (introdução do álbum Wrath, tocando também temas como Walk With Me in Hell e Set to Fail, deixaram para o fim as "grandes bombas" da noite. Laid to Rest, Redneck e Black Label (exactamente por esta ordem) fizeram a delicia dos fãs e levaram à loucura muitos deles (eu incluido haha). Ahhh, muito importante, Randy Blythe aparece com um "novo" visual, cabelo comprido..

MACHINE HEAD: Não vi, fui comer (que também é importante). Fazer aqui referência à excelente Pizza que a Telepizza nos proporcionou a troco de uns €€€.

SLIPKNOT: Vou ser muito directo e sucinto, e se alguém ficar magoado com estas palavras, peço desculpa. O elevado número de Pitos, Coisas Esquisitas e Emos que lá compareceram para ver Slipknot não deixaram apreciar este, que até poderia ter sido um bom concerto. O vai-vem que estas criaturas proporcionavam (não, não era mosh era empurrar para frente e para trás --' (enfim) e o elevado número destes seres tornavam impossível respirar, quanto mais curtir.. Poucas foram as músicas "old school" que Corey Taylor e Joey Jordison (e o resto da malta) deram à malta, preferindo tocar temas do novo álbum. Apesar desta escolha natural (apesar de o álbum ser uma MER**) fizeram-se ouvir temas que toda a gente conhece e que já ouviu em alguma altura da vida, Wait and Bleed, Duality, Before I Forget e Spit it Out são umas delas..

METALLICA: Como é uma banda que não me diz rigorosamente nada, vi de cá de trás, sentado numa esquina para escapar ao vendo. Apesar da distância dava para ver que o som estava bom e ainda deu para reconhecer alguns dos temas desta mítica banda: For Whom the Bell Tolls, One, Master of Puppets, etc etc.
Resumindo, um dia que valeu por Lamb of God em que o excesso de público afecto a Slipknot (--') dificultou muito a noite a quem queria apenas ver "a bateria" de Joey Jordison.