Começo de noite, um pouco depois da hora marcada, com os Irae a apresentarem o seu novíssimo Crimes Against Humanity. Uma coisa que não me agrada é ir para um concerto e não conhecer as músicas. É verdade que, muitas das vezes, se descobrem bandas assim (mais em contexto de festival), mas claramente que a experiência atinge outro patamar (pelo menos, para mim), quando se conhece o reportório. E foi esse, precisamente, o único senão deste concerto. Dito isto, gostei bastante de os ver novamente ao vivo (já fazia algum tempo...) e o novo material (em que a atuação se baseou) soou-me muito bem. Tem tudo aquilo que caracteriza os Irae, mas é claramente um passo em frente. Está bastante coeso, mais variado e também, em certos momentos, épico. Olhando para o booklet do CD - que fiz questão de comprar no gig - e tentando-me lembrar dos nomes dos temas que o Vulturius ia anunciando, destaco Beyond my Torments (com intro à maneira

Este ano estava bem difícil de ver Corpus Christii em 2017, A BANDA nº1 de black metal nacional. Consegui a (infeliz) proeza de não os conseguir ver em dois festivais - Moita e SWR - em que estive presente. Portanto, à terceira foi de vez, ainda para mais na apresentação de um álbum tão bom quanto o Delusion (um dos grandes álbuns de 2017). Assim, a expetativa era grande para ver/ouvir os novos temas ao vivo. Começo fortíssimo com a excelente Bleak Existence seguida de dois grandes temas do PaleMoon - Under Beastcraft e Night of Flaming Hatred (embora tivesse preferido que tivessem tocado a Stabbed e a Crimson Hour em vez destas, que tenho visto mais vezes recentemente. But you can't have it all). Seguiu-se uma sequência estupenda de temas do Rising - Black Gleam e a incontornável Untouchable Euforia - e a Soaked in Your Blood do The Torment Continues. Por esta altura já era notória uma abordagem do NH um pouco diferente do habitual em palco, um pouco mais introspetivo e contemplativo e menos visceral que o habitual. De um modo ou de outro, continua a ser um frontman fabuloso. Ao sétimos tema, chegou a altura para apresentar o novo álbum, tocando os quatro primeiros temas do álbum pela mesma ordem. The Curse Within Time marcou a toada - que tema! - seguida de Become the Wolf, Chamber Soul e a I See, I Become (com a presença do Vulturius em palco). Ainda tocaram a Seeker of All e a excelente Carrier of Black Holes, antes de finalizarem mais um excelente concerto com a clássica e memorável All Hail. Grandes CC!

Setlist:
Bleak Existence
Under Beastcraft
Night of Flaming Hatred
Black Gleam Eye
Untouchable Euforia
Soaked In Your Blood
The Curse Within Time
Become The Wolf
Chamber Soul
I See, I Become
Seeker of All
Carrier of Black Holes
All Hail!
Breve nota final para a venue... sem estar a querer chover no molhado, esta sala não oferece as mínimas condições, nem para as bandas (com um palco em que os músicos - excetuando o vocalista - ficam a uma grande distância do público), com condições de som também longe do melhor (e aqui há que destacar o trabalho das bandas que conseguiram ter melhor som que a maioria das bandas que tocaram no Extreme) e o enorme calor que se fazia sentir na sala.
Ainda assim, foi uma grande noite de black metal, mas só de imaginar o quão melhor poderia ter sido no RCA...