Scum Liquor - primeira banda da noite, a tocar já para uma presença bem razoável de público. Ao contrário de outras ocasiões, em que as bandas de abertura têm muito pouco tempo para tocar, não foi o caso desta noite. Dispuseram de 40 minutos para mostrar ao que vinham , ou seja, podridão e javardice a rodos para abrir da melhor forma a noite. I kill everything i fuck bateu mesmo forte.

Ironsword - até este ano nunca os tinha visto ao vivo. Felizmente, num espaço de pouco mais de 2 meses vejo-os pela segunda vez, curiosamente na mesma sala. Desta vez enquanto banda de abertura, dispuseram ainda assim de 1 hora de atuação. Como o Tann gosta muito de falar entre os temas, a atuação acabou por ser mais fluída e com menos paleio, o que agradeci.

Manilla Road - Já os tinha visto no SWR e, na altura, gostei bastante do concerto. No entanto, nada me fazia prever o monumental concerto de ontem que excedeu completamente as minhas melhores expetativas. Este concerto perdurará na minha memória (e nas dos restantes presentes, certamente), como algo de muito especial e, praticamente, indescritível. Foram 2 horas do verdadeiro espírito metal underground. Sim, leram bem, 2 horas. Por uma verdadeira bagatela para os dias que correm (15€) vi um concerto que está certamente no top dos melhores concertos que já assisti. O Mark Shelton é um verdadeiro senhor na guitarra, e com uma simpatia absolutamente admiráveis. A restante banda é também excelente, com o vocalista a ser um tipo com um carisma muito particular, e que cria uma atmosfera extremamente descontraída. O baixista faz o seu trabalho, e muito competentemente e o baterista (o tipo alemão.XD) é um cómico do caraças. Quanto à música propriamente dita, para quem goste de heavy metal (ou melhor, para quem goste de metal ou até simplesmente para quem goste de música), foi fabuloso ouvir tantos e tantos clássicos a serem tocados (e cantados) irrepreensivelmente.

Abraço ao pessoal que me acompanhou e que por lá encontrei.