O Sol Que Nos Consome - Opróbrio

A todas as bandas portuguesas: MANIFESTEM-SE!
osolquenosconsome
Turista
Mensagens: 1
Registado: quinta jun 13, 2024 5:55 pm

O Sol Que Nos Consome - Opróbrio

Mensagempor osolquenosconsome » domingo jun 23, 2024 3:46 pm

Opróbrio é o álbum mais recente d' O Sol Que Nos Consome, lançado pela editora portuense Slow Driver Records.

Violentamente parido num Alentejo profundo, "Opróbrio" é um álbum conceptual que ilustra o processo de catábase no contexto de uma vida passada em ruralidade. "Opróbrio" acompanha esse processo com sintetizadores analógicos, graves e distorcidos, beats industriais e subsónicos onde compassos compostos exigem uma escuta activa. Assim como guitarras que vão desde riffs carregados de fuzz até solos límpidos e contemplativos. Tudo isto para acamar poemas carregados de dúvida e frustração, vociferados contra a cacofonia industrial ou repetidos em mantra até à integração.

Idealizado, composto e executado por João Maia Henriques, Opróbrio conta também com uma série de participações especiais. Em Miasma podemos encontrar a voz inconfundível de Patricia Andrade (ex-Sinistro e actual Louvado Abismo), na Chão um solo incrível de bateria de Ricardo Martins (Papaya, Tormenta, Jibóia), no final de A Integração o estrondoso groove de bateria acústica do Carlos BB (Men Eater, Keep Razors Sharp) e em Opróbrio a voz de Maja Escher e o violoncelo de Helena Espvall.

O Sol Que Nos Consome, é um projecto musical de um membro só, cantado em português, caracterizado pela utilização e manipulação de loops de guitarra e voz, sintetizadores, samples e drum machine em tempo real. Este projecto tem raízes no pós-industrial, no rock progressivo e na música minimalista. Este projeto, sediado em Ferreira do Alentejo, num monte alentejano isolado do mundo, vê a música d' O Sol Que Nos Consome ser criada num dualismo entre a tecnologia das máquinas musicais utilizadas e o redor natural e selvagem do montado. Esta dualidade influência tudo o que se faz n' O Sol Que Nos Consome e transborda naturalmente para a sua música, para a sua imagem e para as temáticas escolhidas.

Opróbrio foi editado em CD e K7 e pode ser encomendado directamente comigo ou através do Bandcamp da Slow Driver Records.

https://www.instagram.com/osolquenosconsome/
https://slowdriver.bandcamp.com/album/opr-brio
https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0AQCAs4RvIi9dnzYxW3g1F?si=OzbY8IDlS0yTo1jWwnLyOw

Voltar para “Bandas Nacionais”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes