O elo mais fraco

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

O elo mais fraco

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta fev 07, 2025 7:32 pm

Estive a rever o making of do Systematic Chaos, dos Dream Theater, e lembrei-me porque é que tenho uma relação de amor/ódio com a banda, dando-me a ideia de criar este tópico.

Basicamente, partilhem bandas em que haja nitidamente um membro mais fraco que os restantes elementos e que acabe por ter impacto na sonoridade global da banda. Coisas como aquele baixista que mal se ouve, não contam.

-Dream Theater: não é preciso ser um génio musical para perceber que o James LaBrie está uns furos bem abaixo do resto dos elementos da banda. Por vezes acho a voz dele absolutamente insuportável e tecnicamente deixa muito a desejar. Basta ver alguns vídeos de actuações ao vivo e...jazuz!!!! Sim, toda a gente sabe que a causa foi uma intoxicação alimentar... :lol:

-Metallica: Lars ulrich. Aqui acho que não é preciso explanar muito e o sentimento é geral. O homem, que até era minimamente competente no inicio da carreira, pura e simplesmente desleixou-se e desaprendeu de tocar bateria há décadas.

-Cannibal Corpse: num estilo musical em que as competências técnicas são absolutamente vitais, acho o Paul Mazurkiewicz demasiado "básico". Este vídeo é sintomático desta minha percepção:

:arrow:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Re: O elo mais fraco

Mensagempor Blackadder » sexta fev 07, 2025 7:58 pm

Eu às vezes tenho o problema inverso, isto é, quando há um membro que tecnicamente é "um monstro" e isso se sobrepõe ao que a música pede. Acho que vou ser um bocadinho injusto, mas quando se fala de Ulcerate é comum a malta falar do baterista, que efectivamente toca que se farta. Mas eu acho que chega a distrair e ir um bocado além do que seria o ideal ali. Agora não me lembro de mais exemplos, mas é o que não falta.

E depois há coisas que provavelmente têm mais que ver com a metamorfose do meu gosto pessoal ao longo dos anos do que propriamente com a qualidade das bandas ou sensibilidade para saberem quando já demais. Exemplo: da última vez que peguei no Heartwork dos Carcass (admito que não estava muito para ali virado) achei que aquilo tinha alguns solos desnecessários; mas dou de barato que o solo de guitarra é um elemento que com o passar dos anos passou a ser cada vez mais dispensável para mim. Deu a volta, quando era miúdo era essencial, agora tendo a preferir que não haja solos, ou que os haja bem simples e breves, apesar de ouvir maioritariamente música que é (maioritariamente) instrumental.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sábado fev 08, 2025 8:45 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
-Cannibal Corpse: num estilo musical em que as competências técnicas são absolutamente vitais, acho o Paul Mazurkiewicz demasiado "básico". Este vídeo é sintomático desta minha percepção:

:arrow:

Eu ainda hoje tenho sérias dúvidas que esse video esteja no tempo certo e real, aquelas mãos do Pat, não podem andar aquela velocidade...
Curiosamente há muita gente que tem a mesma opinião que tu em relação ao Paul, mas já vi videos dele e sempre gostei da forma dele tocar e até nem é muito comum fazer blastbeat como ele faz.

Os solos do Heartwork são soberbos.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado fev 08, 2025 11:54 pm

Blackadder Escreveu:E depois há coisas que provavelmente têm mais que ver com a metamorfose do meu gosto pessoal ao longo dos anos do que propriamente com a qualidade das bandas ou sensibilidade para saberem quando já demais. Exemplo: da última vez que peguei no Heartwork dos Carcass (admito que não estava muito para ali virado) achei que aquilo tinha alguns solos desnecessários; mas dou de barato que o solo de guitarra é um elemento que com o passar dos anos passou a ser cada vez mais dispensável para mim. Deu a volta, quando era miúdo era essencial, agora tendo a preferir que não haja solos, ou que os haja bem simples e breves, apesar de ouvir maioritariamente música que é (maioritariamente) instrumental.

Percebo-te perfeitamente. Os solos de guitarra, até uma determinada fase, eram absolutamente obrigatórios no metal/rock. Lembro-me da heresia que foi quando algumas bandas deixaram de os fazer. A mim pouca comichão me fez. Basicamente, se o contexto pedir um solo de guitarra, tudo bem. Por obrigação, dispenso.

Psychoneurosis Escreveu:Eu ainda hoje tenho sérias dúvidas que esse video esteja no tempo certo e real, aquelas mãos do Pat, não podem andar aquela velocidade...

Acho que está na velocidade correcta, por mais absurdo que pareça. :lol: É que só falta sair fumo da fretboard! :mrgreen:

A título de curiosidade e para quem é fanboy do Ron Jarzombek como eu, este foi o vídeo que deu o gig ao Alex Webster nos Blotted Science.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » domingo fev 09, 2025 12:04 am

O "Demanufacture" é um dos meus albuns preferidos de Metal, e um album que acho clássico, e tem 0 solos!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » domingo fev 09, 2025 12:05 am

GoncaloBCunha Escreveu:Acho que está na velocidade correcta, por mais absurdo que pareça. :lol: É que só falta sair fumo da fretboard! :mrgreen:

Acredito que sim, mas tenho sempre aquela coisa que não está.
Aquelas mãos, os movimentos, a rapidez, não é normal! ahahah

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo fev 09, 2025 11:11 am

GoncaloBCunha Escreveu:-Dream Theater: não é preciso ser um génio musical para perceber que o James LaBrie está uns furos bem abaixo do resto dos elementos da banda. Por vezes acho a voz dele absolutamente insuportável e tecnicamente deixa muito a desejar. Basta ver alguns vídeos de actuações ao vivo e...jazuz!!!! Sim, toda a gente sabe que a causa foi uma intoxicação alimentar... :lol:

Hoje em dia sou capaz de concordar mas, como diz a juventude hoje em dia ( :mrgreen: ), prime LaBrie is goated.

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » domingo fev 09, 2025 11:23 am

GoncaloBCunha Escreveu:Percebo-te perfeitamente. Os solos de guitarra, até uma determinada fase, eram absolutamente obrigatórios no metal/rock. Lembro-me da heresia que foi quando algumas bandas deixaram de os fazer. A mim pouca comichão me fez. Basicamente, se o contexto pedir um solo de guitarra, tudo bem. Por obrigação, dispenso.

Estava habituada a eles, no passado, era assim mesmo. Entretanto foram, de facto, caindo em desuso, só perdurando em determinados subgéneros. Confesso que atualmente me aborrecem tremendamente (até sendo bons, o que também é uma heresia/palermice minha). Num grande solo dá-me sempre a sensação que estou a assistir a um momento de masturbação... :roll: :redeneck: :lol:

Quanto aos "elos mais fracos", sem nomear, mas pensando por alto, parece que a coisa recairá sempre mais sobre bateristas e vocalistas.
(por outro, os baixos são, muitas vezes, subvalorizados, mas isso é na composição e não no desempenho)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo fev 09, 2025 6:13 pm

Quando era mais novo adorava solos, depois passou a ser dispensável, continuo a gostar mas acho as composições mais importantes.
Na cena nacional sempre achei os vocalistas o elo mais fraco das bandas, o sotaque carregado e má dicção, e péssima voz. Nos últimos tempos as coisas têm melhorado.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » domingo fev 09, 2025 6:30 pm

Relativamente aos solos discordo de vossas excªs. Quando bem feitos IMO são o pico de qualquer música.

Quanto ao elo mais fraco, por norma (há óbvias excepções) quem se destaca mais é o baterista e vocalista, para bem e para o mal.
No caso dos bateristas há quem diga que a qualidade de uma banda se vê pela qualidade do baterista, mas mesmo aí é relativo, porque há bandas que não têm a qualidade técnica como foco principal.

Já agora, sim, tb concordo que o Paul de CC é o elo mais fraco. Ele próprio admite que não consegue competir com outros bateristas de DM e que não consegue fazer blastbeats, porque convenhamos, ele não faz BB, mas ao mesmo é uma espécie de assinatura.

Em Carcass o Ken tb era o elo mais fraco, mas será mesmo? é que o baixo também não se ouvia assim tanto.... daí os bateristas estarem sempre mais expostos. Em Carcass sei é qual o elo mais forte.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo fev 09, 2025 7:16 pm

Vooder Escreveu:Relativamente aos solos discordo de vossas excªs. Quando bem feitos IMO são o pico de qualquer música.

Também acho o mesmo, e por vezes fazem a diferença, só que para mim já não são obrigatórios como achava quando era mais novo.

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo fev 09, 2025 7:27 pm

abyssum Escreveu:
Vooder Escreveu:Relativamente aos solos discordo de vossas excªs. Quando bem feitos IMO são o pico de qualquer música.

Também acho o mesmo, e por vezes fazem a diferença, só que para mim já não são obrigatórios como achava quando era mais novo.

Também concordo que não são obrigratórios ... há muitos estilos para tocar sem ser metal :twisted: :mrgreen:

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » domingo fev 09, 2025 9:17 pm

O Paul de CC pode não ser um Sandoval, mas caramba o homem não é nenhum tosco...
E sinceramente a música de Cannibal Corpse não pede muito mais... Mas o gajo tem a sua assinatura na forma como toca.

Um que sempre achei meio tosco, mas a música também não pede muito mais é o Matthew Archer de Paradise Lost.
O Chris Witchhunter também é tosquito, mas o que seria aqueles albuns sem a sua "tosquidade".

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta fev 14, 2025 7:14 pm

xtr3me Escreveu:
GoncaloBCunha Escreveu:-Dream Theater: não é preciso ser um génio musical para perceber que o James LaBrie está uns furos bem abaixo do resto dos elementos da banda. Por vezes acho a voz dele absolutamente insuportável e tecnicamente deixa muito a desejar. Basta ver alguns vídeos de actuações ao vivo e...jazuz!!!! Sim, toda a gente sabe que a causa foi uma intoxicação alimentar... :lol:

Hoje em dia sou capaz de concordar mas, como diz a juventude hoje em dia ( :mrgreen: ), prime LaBrie is goated.

O problema com desdenhar LaBrie é que depois é preciso explicar o Unweaving The Rainbow (2003) e a solo dois anos depois no Elements of Persuasion. Ambos exemplos de que ele é capaz de ser excelente.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta fev 14, 2025 7:16 pm

abyssum Escreveu:

Isto lembra-me de quando me apercebi que a Necroshine não tinha solo de guitarra. Tinha ouvido a música imensas vezes e só reparei uma vez aleatoriamente.

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes