xtr3me Escreveu:Em grande parte dos CDs de metal? Talvez na grande parte dos CDs de metal que costumas ouvir ...
Para além disso, por mais orquestração que tenha um cd de metal, não tem o mesmo nível de detalhe de um trabalho jazzístico ou puramente clássico, isso parece-me indiscutível, porque mesmo estando lá a orquestra, tens sempre a banda a tocar por cima (ou vocais). Ou seja, 100% orquestrado tens períodos muito curtos.
Quando disse grande parte referia-me a um pouco de todos os sub-géneros. Evidente que se só ouvires symphonic metal isso vai acontecer em todos os discos que ouves, e se só ouvires thrash metal old school não vai acontecer em nenhum...
Depois, naturalmente que praticamente nenhum cd de Metal tem longos períodos só de orquestração, mas mesmo que sejam poucos, também têm que ser bem tocados.
Para além disso, eu não estava a falar só da questão do orquestral. Também tudo o que é passagens acústicas, ambientais, etc. Ou músicas muito complexas, com muitas pistas sonoras sobrepostas. Por exemplo, o último álbum dos Wintersun tem segundo a banda, cerca de 200 pista por faixa. É preciso bastante detalhe para tocar isso como deve ser.