Vamos lá a ver, eu tenho dois gatos em casa, que adoptei e que por acaso são dois animais muito bonitos.
Em todo o caso, adoraria ter um Bosques da Noruega, um Ragdoll ou especialmente um Bengal, todos eles raças reconhecidas de gatos, de uma beleza estraordinária e com caracteristicas fisicas e comportamentais muitos especificas (os Bosques ficam gigantes e têm um pêlo enorme, parecem linces; os Bengal alêm do padrão brutal de pêlo, são gatos muito inteligentes, vocais e capazes mesmo de ser ensinados, tipo cães, etc).
Isto para dizer o quê? Isto para dizer que, tal como para gatos, existem raças de cães que cativam mais do que outras (pessoalmente além dos clássicos retrivers, adoro Pastores Alemães, Rafeiros Alentejanos, etc) e acho que quem opta por comprar vai nesse sentido. O que está mal não é comprar um cão ou um gato, versus adoptar, o que é de lamentar é que muita gente fique com animais (comprados ou adoptados) e de repente se "lembre" que já não pode ficar com ele. Em tudo na vida é normal termos coisas por impulso, comprar uma peça de roupa, um album, outra merda qualquer, agora um animal não pode ser adquirido por impulso nem de ânimo leve.
Há que ponderar sobretudo se temos condições para os ter, e se verdadeiramente os queremos ter, se gostamos deles, se os conseguimos tratar com o respeito e amor que merecem, se estamos dispostos a condicionar toda a nossa vida em prol do bem estar dos mesmos (a cena das férias é um clássico, os gastos com veterinários, comida, e outro tipo de condicionantes).
Depois, e porque tanta gente tem animais por impulso, vemos tantos abandonados e mortos nas bermas da estrada. A crueldade inerente ao abandono de um animal é difícil de classificar e dimensionar. Não imagino no que sente um animal que em tempos teve um lar, até pode ter sido bem tratado, e que de repente, fica à sua sorte na berma de uma estrada, desorientado e com mais do que provável destino ser atropelado!
É por isso que costumo dizer que, a forma como as pessoas tratam os animais diz muito do seu carácter.
Não digo que toda a gente que não liga a animais seja mau carácter até porque muita gente só fica a gostar verdadeiramente de animais depois de conviver com eles (tipo conversão, foi o caso dos meus pais

) mas acho que alguém que abandona um animal, e especialmente que o maltrata por pura maldade só pode ser alguém com uma índole muito, muito má!!
De resto, comprar ou adoptar, acho que o importante é que as pessoas tratem bem os seus animais, e especialmente os amem e acarinhem, pois eles por nós têm os sentimentos mais incondicionais e concerteza nunca nos abandonariam!