Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
YX [RIP]

Re: Literatura

Mensagempor YX [RIP] » sábado mai 31, 2008 7:01 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:A feira do livro do Porto está lá até quando?

Até dia 10.

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Mensagempor Elaryad » domingo jun 01, 2008 5:57 pm

Estou a ler A Conspiração dos Antepassados do David Soares e A Mulher de Trinta Anos do Balzac.
Ambos diferentes claro, e ambos de qualidade. Recomendam-se!

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » segunda jun 02, 2008 8:25 am

Ontem fui a feira do livro e lá tive de gastar uns trocos.

Comecei logo a ler uma das aquisições, o "Ficções científicas & fantásticas" que é uma compilação de 9 escritores portugueses a escreverem Ficção (Rui Zink, Clara pinto Correia, Luísa Costa Gomes, Manuel João Vieira, Miguel Vale de Almeida, David Soares, João Barreiros, Luís Filipe Silva e Miguel Neto). parece-me ser interessante, apesar de ainda só ter lido o primeiro conto, que é do Rui Zink.
aqui fica a capa e o link para a editora
Imagem
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » terça jun 03, 2008 11:22 am

Actualmente ando a ler o "Lords of Chaos - The Bloody Rise of the Satanic Underground", não sei se já falaram dele aqui, porque este tópico tem demasiadas páginas para eu as ter visto todas. Mas o livro em si é muito bom, comprou-o um amigo meu no último SWR e comecei a lê-lo logo na viagem de regresso. O livro está repleto de entrevistas exclusivas a variadíssimas pessoas, principalmente dentro do mundo do black metal, nomeadamente Varg Vikernes, Øystein Aarseth (Euronymous), Bard Eithun (Faust), Ihsahn, Hendrik Möbus, Jan Axel Blomberg (Hellhammer) e a outras pessoas como agentes da polícia, padres, Anton LaVey, satanistas e outros líderes de bandas de black metal ou satânicas. Como todos sabem, alguns destes senhores cometeram crimes, outros simplesmente tinham alguns "problemas", mas o livro oferece um olhar aprofundado sobre todos eles e é no mínimo fantástico testemunhar a relação entre todos eles, os motivos para as suas acções, os seus ideais, as suas características pessoais, como se os conhecêssemos na realidade. É também impressionante a descrição de alguns acontecimentos fulcrais como a descoberta do suicídio de Per Ohlin (Dead), a morte de um estranho por "Faust", o assassínio de "Euronymous" por Varg Vikernes e o assassínio de um colega estudante por Hendrik Möbus, tudo isto relatado pelos autores dos crimes (excepto obviamente no caso de "Dead"...) Uma pessoas após a leitura sente como se tivesse acabado de fazer uma viagem à Noruega do início dos anos 90, tendo ficado a dormir uns dias na loja Helvete e conhecendo a primordial cena black metal que se andava a formar por lá. Um livro recomendado não só aos fãs do black metal, mas aos da música em geral.

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » terça jun 03, 2008 11:28 am

Heraklyon Escreveu:Actualmente ando a ler o "Lords of Chaos - The Bloody Rise of the Satanic Underground", não sei se já falaram dele aqui, porque este tópico tem demasiadas páginas para eu as ter visto todas. Mas o livro em si é muito bom, comprou-o um amigo meu no último SWR e comecei a lê-lo logo na viagem de regresso. O livro está repleto de entrevistas exclusivas a variadíssimas pessoas, principalmente dentro do mundo do black metal, nomeadamente Varg Vikernes, Øystein Aarseth (Euronymous), Bard Eithun (Faust), Ihsahn, Hendrik Möbus, Jan Axel Blomberg (Hellhammer) e a outras pessoas como agentes da polícia, padres, Anton LaVey, satanistas e outros líderes de bandas de black metal ou satânicas. Como todos sabem, alguns destes senhores cometeram crimes, outros simplesmente tinham alguns "problemas", mas o livro oferece um olhar aprofundado sobre todos eles e é no mínimo fantástico testemunhar a relação entre todos eles, os motivos para as suas acções, os seus ideais, as suas características pessoais, como se os conhecêssemos na realidade. É também impressionante a descrição de alguns acontecimentos fulcrais como a descoberta do suicídio de Per Ohlin (Dead), a morte de um estranho por "Faust", o assassínio de "Euronymous" por Varg Vikernes e o assassínio de um colega estudante por Hendrik Möbus, tudo isto relatado pelos autores dos crimes (excepto obviamente no caso de "Dead"...) Uma pessoas após a leitura sente como se tivesse acabado de fazer uma viagem à Noruega do início dos anos 90, tendo ficado a dormir uns dias na loja Helvete e conhecendo a primordial cena black metal que se andava a formar por lá. Um livro recomendado não só aos fãs do black metal, mas aos da música em geral.

Já tenho esse livro quase há 10 anos... É um bonito pedaço de história e vale sempre a pena conhecer o que se passou naqueles anos na Noruega e arredores.

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » terça jun 03, 2008 11:32 am

eu tou agora a acabar o livro "Brimstone" co-autoria de Preston Douglas e Lincoln Child, primeiro de uma triologia dedicada às investigações de Agent Pendergast e o seu parceiro Sgt. D'Agosta.

Imagem
Imagem

lagrimasdedor
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo set 16, 2007 2:43 pm
Contacto:

Mensagempor lagrimasdedor » sábado jun 07, 2008 12:39 pm

O meu enorme gosto pela leitura já vem de algum tempo , mas os livros que mais gostei e que para mim fazem parte da vida são:

*Diálogo de vulto .Fernado Ribeiro

*Como escavar um abismo.Fernado Ribeiro

*Feridas essenciais .Fernado Ribeiro ~

*E todos de J.luis Peixoto
"Sou alguem que fechou todas as portas para a vida e fiquei de fora"

http://www.pensamentosdebruadossobremim.blogspot.com

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » sábado jun 07, 2008 11:59 pm

ulver Escreveu:eu tou agora a acabar o livro "Brimstone" co-autoria de Preston Douglas e Lincoln Child, primeiro de uma triologia dedicada às investigações de Agent Pendergast e o seu parceiro Sgt. D'Agosta.

Imagem

li 2 livros deles e achei-os excelentes a Relíquia e o Codex Maia

aconselho-te a ler

Imagem Imagem

ficam ai os links para o resumo.
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

theresa018
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quarta jun 11, 2008 12:12 pm

A ler ''Eclipse'' de Stephanie Meyer.

Imagem

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » quinta jun 12, 2008 11:30 pm

Imagem
Assez lent, si vous le voulez bien.

twiggysp
Registado: sexta nov 16, 2007 1:50 pm

Mensagempor twiggysp » sábado jun 14, 2008 8:25 pm

Tou a ler

Imagem

e

Imagem
Imagem

Liberate your mind...FUCK RELIGION

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » sábado jun 14, 2008 8:30 pm

Isto por aqui é só gente culta. Deixa dar uma de poser também :P. Eu ando a ler isto.

Imagem

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo jun 15, 2008 4:13 pm

Há por aqui algum leitor de livros de terror, tipo Stephen King e Clive Barker (os únicos nomes que conheço...)? É que nunca li um livro de terror, só vi apenas filmes e gostava de saber como é a experiência de ler um, mas para isso apreciava a recomendação de um livro decente para primeira impressão. Sugestões?

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo jun 15, 2008 4:21 pm

twiggysp Escreveu:Tou a ler

Imagem

O título deixou-me curioso.
Vale a pena, ou é só mesmo o título?

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » domingo jun 15, 2008 5:07 pm

Deus não é Grande. Christopher Hitchens Um garoto e uma professora. Ele, estudioso da Bíblia, nove anos, horrorizado com as declarações dela: “Deus foi generoso porque fez as árvores e gramas verdes em vez de roxas e laranjas”. Foi o início da jornada do jovem Christopher, hoje jornalista famoso e polêmico, para desvendar um dos maiores mitos dos últimos milênios: a Religião. Fundamentado em seus questionamentos, críticas, vivências, pesquisas, racionalmente concluiu : “A Religião Envenena Tudo”. Suas afirmações dissecam os alicerces da crença monoteísta, desmitificando sua origem , seus mitos, suas lendas, seus personagens. Desde o início do livro, suas palavras causam impacto. “A religião é fraude mental e mal moral. A religião mata”. E sustenta sua tese, anulando os pilares da religião: a Bíblia e seus proganistas: Deus, o filho de Deus e seus profetas. A religião fala de uma bem-aventurança pós-morte, mas usurpa o poder neste mundo. E mata!!! Guerras, conflitos e crueldades são citados e descritos. Nomes são cunhados _ sempre no comando da destruição do ser humano : em nome de Deus! A partir daí, cada sub-tema tem seu destaque. Com certa ironia, faz uma digressão sobre os alimentos proibidos que ajudam a distorcer a visão de mundo de suas “ovelhas” (fiéis). “O céu odeia presunto!” O prejuízo à nossa saúde está caracterizado pela oposição aberta de papas, padres, imãs, pastores,mestres,fiéis, contra cientistas inspirados e iluminados.Por exemplo, indo contra à aplicação de vacinas ( hoje se imunizam pessoas) ; contra o uso de preservativos ( contribuindo para a disseminação da AIDS) . Num paradoxo absurdo, religiões permitem que uma mulher seja sentenciada e estuprada por um bando, para espiar um crime de seu irmão. Desígnio de Deus? Também há ordem divina para molestar crianças indefesas, circuncidar meninos, fazer oblação dos lábios e clitóris de meninas, num afronta à dignidade do ser humano? Sexo é pecado! Desígnio de Deus?! E, no entanto, afirmam que Deus projetou o homem ( perfeito) com sexo, mas, ao mesmo tempo, impingiu-lhe o pecado original. Paradoxo ridículo! As alegações metafísicas da religião pintaram o quadro impressionista mais excêntrico que um talentoso pintor poderia criar. Tudo negro _ limbo ( teoria doentia), dor, sofrimento, martírio, tortura e morte (marcas da Inquisição), durante séculos. Enquanto isso, teólogos discutiam o comprimento das asas dos anjos! Mais um paradoxo no cerne da religião: Os três grandes monoteísmos hipnotizam os “mamíferos”, fazendo com que se consideram seres abjetos, ajoelhados, temendo e tremendo diante de um deus raivoso, com mãos sujas de sangue dos sacrifícios humanos. E justificam: “a vida em si é algo pobre”. E acrescentam: Mas astrologia dá esperanças! O universo conspira para realizar o desejo de seus “filhos”! Estupidez e egoísmo, prepotência e falsa amizade instruem mentes. Não é em vão que a teoria de um projetista, tão compenetradamente afirmada por ela, dilui-se diante de um deus raivoso e ciumento, fazendo da Terra, “um projeto penal e um manicômio.” Como se defender? Argumentar? A religião odeia a razão! Citando Lutero:”A razão é a meretriz do diabo, que nada faz a não ser difamar tudo o que Deus diz e faz!” Mas eles dizem que têm razão!”!!!... Uma conversa com Darwin esmaga os argumentos religiosos sobre a origem do homem. Criacionismo versus Evolução. E surge o primeiro problema: inventar Deus. Fatos inusitados aguçam alguns “raciocínios”. Por que Deus se manifestou tão poucas vezes a indivíduos analfabetos e semi-históricos em épocas sem informação? Por que o imperador Constantino_ talvez 300 anos depois_instituiu a religião, baseada em “plágios de plágios, de um ouvir dizer de um ouvir dizer...?” Sem esquecer a falsificação de documentos, queima de outros, e sem prova de qualquer acontecimento! Por que pecados dos pais são lançados sobre os filhos? Por que Deus ainda instrui seus seguidores em como comprar ou vender escravos, filhas? E temos ainda o “olho por olho, dente por dente... não deixarás viver as feiticeiras _ mulheres torturadas, morte na fogueira... Durante séculos! E a preferência de Deus por virgens?!!!... E assim se sucederam, e se sucedem, os sacrifícios humanos. Abuso infantil. Quantos traumas causados pela fé em mentes indefesas! É terrorismo moral, manipulação indevida, crueldade. Bilhões de dólares são gastos pela igreja em processos de pedofilia. Zaz! E foi criado o inferno!!! “Não creias em mim e serás condenado ao inferno”disse Jesus. Jesus! punição eterna?! E Dante escreveu a Divina Comédia _ com as descrições das punições eternas. Na arte! Pois, no dia-a-dia, os religiosos, em posição servil, pedem perdão . MEDO! Descrevem tão bem o inferno, mas não têm a lucidez de descrever o paraíso! Não , a religião não torna o homem bom, pois a fé é cega, segundo seus ...”líderes?” “Vocês, idiotas, ficam com a fé. Nós ficamos com o dinheiro “( Personagens de Pardoner’s tale de Chaucer, que tão bem traduzem a fé religiosa. É uma aventura decifrar nosso universo , com seus mistérios e grandiosidades , excentricidades e enigmas, livre da pecha de pecadores, conscientes do valor da vida aqui e agora. É essencial a liberdade, que pressupõe a razão, o conhecimento científico. “É necessário conhecer o inimigo.”

Tens aqui um cheirinho. Aconselho.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes