Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
bassbart
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 26, 2005 7:44 pm

Mensagempor bassbart » sexta dez 21, 2007 4:18 pm

stigma77 Escreveu:"Alta Fidelidade" - Nick Hornby

Estou a ler esse. Até agora estou a gostar muito.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça fev 15, 2005 5:34 pm

Mensagempor Zombie_ » sexta dez 21, 2007 5:32 pm

ricardom Escreveu:
Zombie_ Escreveu:
ricardom Escreveu:"Assim Falava Zaratustra" , Friedrich Nietzsche

Não adormeças.

Hehe, apesar de tal como tu reconhecer o livro como relativamente entediante, gosto bastante dele :)

É interessante, já o li há uns tempos.

Agora estou a ler quatro: Levantado do Chão (de Saramago), A Relíquia (de Eça), A Fórmula de Deus (de José Rodrigues dos Santos) e comecei com O Príncipe, de Maquiavel, ontem.

Estou a ler A Fórmula de Deus mais por obrigação do que por outra coisa. Não gosto do livro. No entanto, também não gosto de deixar livros a meio.
RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.

bassbart
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 26, 2005 7:44 pm

Mensagempor bassbart » sexta dez 21, 2007 9:01 pm

Zombie_ Escreveu:Estou a ler A Fórmula de Deus mais por obrigação do que por outra coisa. Não gosto do livro. No entanto, também não gosto de deixar livros a meio.

Assim tão mau? Acabei ontem o "Codex 632" eu gostei bastante. Já estava a pensar em comprar esse.

Purest Dreamer
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta out 07, 2005 5:31 am
Contacto:

.

Mensagempor Purest Dreamer » sexta dez 21, 2007 11:20 pm

Os dois primeiros do J.R. Santos acho-os muito bons ("Ilha das Trevas" & "Filha do Capitão").

No "Codex 632", embora interessante, acho que ele já descamba um pouco, principalmente porque parece apanhar o comboio dos best-sellers à lá Dan Brown.

Pelo que me contaram, a "Fórmula de Deus" é um livro muito denso e chato. Mas suponho que esta visão dependa do interesse que o leitor possa ter pelo tema.

By the way, acabei o "Trainspotting" e gostei imenso. Fico com a sensação que, embora o filme seja muito interessante, apenas com a leitura do livro conseguimos assimilar toda a densidade psicológia de cada um dos vários protagonistas.

Zombie_
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Zombie_ » sexta dez 21, 2007 11:25 pm

bassbart Escreveu:
Zombie_ Escreveu:Estou a ler A Fórmula de Deus mais por obrigação do que por outra coisa. Não gosto do livro. No entanto, também não gosto de deixar livros a meio.

Assim tão mau? Acabei ontem o "Codex 632" eu gostei bastante. Já estava a pensar em comprar esse.

Não gosto da maneira de escrever do senhor:

- utiliza descrições exageradas e irrelevantes - por vezes recorre a comparações como que para enriquecer o texto, mas que acabam por parecer forçadas e pouco interessantes (em vez de contribuírem para imaginarmos as coisas, cortam a linha de pensamento);

- depois temos as teorias científicas e outras informações, algumas necessárias, outras perfeitamente dispensáveis à história: dá-me a sensação de que ele manda as explicações para lá para o meio e cola-as descuidadamente, o que também retira coesão ao texto e corta a fluência da história; os diálogos acabam por ser tentativas fortuitas para ligar as coisas (vai dar ao mesmo que ler a wikipédia);

- a história é perfeitamente comercial. Inovação e criatividade: zero. Estamos a ler um livro escrito para impressionar quem só tem a quarta classe e entediar quem está farto de ler teorias da conspiração misturadas com uma história tão estapafúrdia que nem se compreende como é que isto cabe na cabeça de alguém (fantasia à lá 007, excepto que o protagonista é um pobre coitado que se deixa arrastar para todas as situações duvidosas. Isto introduz o próximo ponto);

- o protagonista. Por amor de deus, quem é que, no seu perfeito juízo, se mete na alhada em que ele se meteu? Este surrealismo tira a piada toda à história. Especialmente porque, desde o primeiro capítulo, apercebemo-nos que a personagem é um autêntico pau-mandado. Desde esse momento, deixamos de esperar o que quer que seja dele e até de ter uma ligação com ele. Do que é que interessa ler um romance quando não conseguimos sentir e pensar pela personagem, se não conseguimos entrar nós próprios nas histórias?

- plano psicológico: vou a meio do livro e ainda não vi nem uma transmissão dos sentimentos das personagens ao leitor decente - quer subtil, quer descaradamente. O plano psicológico deve ter assustado-se com as comparações deste escritor e voltado para os livros de Eça de Queirós, coisa que também eu farei daqui a pouco.

Atenção, esta é apenas a minha opinião - um bocado pintada de negro, dado que não é o meu tipo de livro predilecto. O meu conselho é ires a uma biblioteca ou leres um bocado do livro na Fnac e veres se gostas. Como já leste outro do mesmo autor, pode ser que seja de mim ;)

ricardom
Participante
Registado: sexta nov 16, 2007 11:05 pm

Mensagempor ricardom » sábado dez 22, 2007 12:02 am

Também já li "A Fórmula de Deus" e não o achei nada de especial, chega a ser medíocre mesmo.
Ainda que compreenda o porquê de definir o protagonista da maneira que o fez em prol da história, torna-se confrangedor a tamanha idiotice do mesmo. Parece que estamos a ver a história do ponto de vista de um gajo que esteve debaixo de um calhau toda a sua vida, tanta é a pergunta que faz e a ignorância que deixa transparecer.
Enfim, mas do mal o menos não é aí que o livro falha. Toda a aventura tresanda a filme série B. No entanto não me vou alongar mais. Parece-me a mim que a/o (? :) ) Zombie já postou uma descrição bastante exacta do que podes esperar do livro. Livro piroso mesmo

Agora po natal vou ver se arranjo o "Ser e o Tempo" 1ª parte de Heidegger

ricardom
Participante

Mensagempor ricardom » sábado dez 22, 2007 12:15 am

E acabei de encomendar "O Estrangeiro" de Camus

Zombie_
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Zombie_ » sábado dez 22, 2007 1:34 am

ricardom Escreveu:Também já li "A Fórmula de Deus" e não o achei nada de especial, chega a ser medíocre mesmo.
Ainda que compreenda o porquê de definir o protagonista da maneira que o fez em prol da história, torna-se confrangedor a tamanha idiotice do mesmo. Parece que estamos a ver a história do ponto de vista de um gajo que esteve debaixo de um calhau toda a sua vida, tanta é a pergunta que faz e a ignorância que deixa transparecer.
Enfim, mas do mal o menos não é aí que o livro falha. Toda a aventura tresanda a filme série B. No entanto não me vou alongar mais. Parece-me a mim que a/o (? :) ) Zombie já postou uma descrição bastante exacta do que podes esperar do livro. Livro piroso mesmo

Bem, pelos vistos não sou só eu!

E é a Zombie_, já agora :)

ricardom
Participante

Mensagempor ricardom » sábado dez 22, 2007 1:01 pm

Zombie_ Escreveu:
ricardom Escreveu:Também já li "A Fórmula de Deus" e não o achei nada de especial, chega a ser medíocre mesmo.

Bem, pelos vistos não sou só eu!

E é a Zombie_, já agora :)

Não és só tu :)
Deixa-me perplexo como é que alguém é capaz de lançar este livro e não ter um pouco de vergonha na cara :x
Estupido fui eu que o comprei :( . Pelo título prometia muito mais, mas prontos.

silly me

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » sábado dez 22, 2007 1:45 pm

A minha última aquisição foi um livro dos irmãos Strugatsky, daquelas colecções geek-chunga da Europa América. Uma mais valia para a minha semi-colecção de ficção científica oriunda dos países de Leste (era pré-queda do muro de Berlim).

[/Comic Book Guy dos "The Simpsons"]

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sábado dez 22, 2007 2:25 pm

Neste momento estou a ler "Gil Eanes - O Senhor do Congo" do Peter Forbath. Até agora estou a gostar bastante.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sábado dez 22, 2007 2:36 pm

como ainda não li qq livro este ano, aguardo o Harry Potter pelo Natal :mrgreen:

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sábado dez 22, 2007 2:40 pm

Memória de Elefante, do Lobo Antunes.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » sábado dez 22, 2007 2:58 pm

Aiwass Escreveu:Memória de Elefante, do Lobo Antunes.

Também estou a ler, e ao mesmo tempo releio Contos Orientais de Marguerite Yourcenar.
Assez lent, si vous le voulez bien.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sábado dez 22, 2007 3:14 pm

Aqui fica uma dica sobre o livro "Gil Eanes - O Senhor do Congo":

"Ten years before Columbus blundered his way to the Western Hemisphere, other European explorers, dispatched by rapacious monarchs seeking an easy path to the riches of the Indies, were searching for a water route around or through Africa. Drawing on the 16th-century historical records of Portuguese sea captains, royal scribes and missionary priests, the late Peter Forbath, a former Time magazine correspondent in Africa, has written an epic novel that begins with this search and carries the reader through the accidental discovery of ''the Kongo'' to the colonization and eventual looting of the area. Spanning 20 years, the story features Gil Eanes, a resourceful Portuguese cabin boy with a gift for languages who is sent by his captain into the heart of this strange new land. Through a series of mishaps, the self-reliant 15-year-old finds himself alone and stranded, forced to fend for himself for years on end. In laying out Gil Eanes's adventures, Forbath has done a wonderful job of weaving fact and fiction, producing an exciting evocation of an important historical era. "

Fonte: http://www.nytimes.com/books/97/03/16/b ... 03214.html

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes