Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » terça dez 12, 2023 6:56 pm

aetheria Escreveu:Essas duas horas e tal passaram sem me aperceber, nem tinha reparado no tempo, confesso.
E por falar em tempo... neste fim de semana também vi o último de Scorcese

Imagem

Bom filme, bons desempenhos, explora acontecimentos reais MAS... porque carga de água tem mais de três horas e meia!?!?!
A história não o justifica! fui adormecendo pelo meio e não perdia propriamente o fio à meada... arrastou o raio do filme, que tinha potencial, desnecessariamente :roll:

Comigo foi o mesmo, a duração do filme foi excessiva.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça dez 12, 2023 7:09 pm

Ainda não vi o filme ainda mas em alguns casos esse tempo acabava por fazer sentido...o que me aborrece é usar muito desse tempo com palha só para dar um toque cinéfilo á coisa...é um pouco como aqueles albuns que se ficassem com os "lendários" 45 minutos do passado fariam mais sentido que os 90.....

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » terça dez 12, 2023 8:02 pm

Selvagem Escreveu:
Já eu gostei bastante e achei a duração a necessária, mas também sou um Scorsese fanboy...

Acho que fez perder ritmo e tensão dramática, e a história prestava-se a tê-la.
Por acaso vi em casa... e ainda bem. :P

Como fanboy, é o Scorcese que aparece no fim a ler na "radionovela"? (Adorei esse fecho radiofónico ao vivo!)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » terça dez 12, 2023 9:29 pm

aetheria Escreveu:Acho que fez perder ritmo e tensão dramática, e a história prestava-se a tê-la.

Os últimos filmes dele, este, o irishman e o silêncio, têm sido mais longos e parados (um contraste brutal quando comparado por ex com um Wolf of Wall Street, departed ou goodfellas) mas achei que foi uma decisão artística deixar o filme '"ir acontecendo" e sinceramente nunca me senti aborrecido, ainda por cima com os 3 atores principais "on top of their game", as 3h e tal voaram a correr.

O silencio teve criticas semelhantes, era longo e parado e também adorei-o do inicio ao fim, e considero-o um dos melhores dele.

No fundo percebo as criticas, mas a mim não faz diferença. O que se perde em ritmo e tensão dramática ganha-se, a meu ver, em tempo para digerir a historia e apreciar os restantes aspectos da obra. E pelos exemplos que dei acima ele esta bastante confortável com ambas as abordagens.

aetheria Escreveu:
Como fanboy, é o Scorcese que aparece no fim a ler na "radionovela"? (Adorei esse fecho radiofónico ao vivo!)

Yep, já não é a 1a vez que o faz.
Última edição por Selvagem em terça dez 12, 2023 9:37 pm, editado 1 vez no total.
"..too old for this shit.."

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça dez 12, 2023 9:37 pm

Selvagem Escreveu:
aetheria Escreveu:Acho que fez perder ritmo e tensão dramática, e a história prestava-se a tê-la.

Os últimos filmes dele, este, o irishman e o silêncio, têm sido mais longos e parados (um contraste brutal quando comparado põe ex com um Wolf of Wall Street, departed ou goodfellas) mas achei que foi uma decisão artística deixar o filme '"ir acontecendo" e sinceramente nunca me senti aborrecido, ainda por cima com os 3 atores principais "on top of their game", as 3h e tal voaram a correr.

O silencio teve criticas semelhantes, era longo e parado e também adorei-o do inicio ao fim, e considero-o um dos melhores dele.

No fundo percebo as criticas, mas a mim não faz diferença. O que se perde em ritmo e tensão dramática ganha-se, a meu ver, em tempo para digerir a historia e apreciar os restantes aspectos da obra. E pelos exemplos que dei acima ele esta bastante confortável com ambas as abordagens.

aetheria Escreveu:

Yep, já não é a 1a vez que o faz.

Pois, percebo, mas de facto, não me entusiasma esse arrastamento (e não é que eu seja a típica adepta dos filmes de ação). Lá está, não consegui acabar o Irishman, ia continuar a ver noutro dia e lá passou. O Silêncio ainda não vi, apesar da curiosidade... temi a violência, sou algo sensível à violência real.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem

Mensagempor Selvagem » terça dez 12, 2023 9:55 pm

aetheria Escreveu:Lá está, não consegui acabar o Irishman, ia continuar a ver noutro dia e lá passou. O Silêncio ainda não vi, apesar da curiosidade... temi a violência, sou algo sensível à violência real.

O Silêncio é um importante registo de um evento histórico pouco divulgado. E estando os actores principais a representar portugueses e as nossas aventuras pelo Oriente, isso torna o filme ainda mais interessante..
Não acho o filme particularmente violento, pelo menos no sentido físico; psicologicamente sim, é pesado, principalmente se se for religioso. Eu sou ateu e achei o filme psicologicamente pesado e violento nesse sentido.
E a fotografia é um regalo para os olhos.

aetheria Escreveu:Pois, percebo, mas de facto, não me entusiasma esse arrastamento (e não é que eu seja a típica adepta dos filmes de ação).

Só por curiosidade, que achas do Mallick? :)

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » terça dez 12, 2023 10:10 pm

aetheria Escreveu:Bom filme, bons desempenhos, explora acontecimentos reais MAS... porque carga de água tem mais de três horas e meia!?!?!
A história não o justifica! fui adormecendo pelo meio e não perdia propriamente o fio à meada... arrastou o raio do filme, que tinha potencial, desnecessariamente :roll:

Acho que o vou ver ao estilo de uma mini-série de 3 episódios.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça dez 12, 2023 10:23 pm

Selvagem Escreveu:
O Silêncio é um importante registo de um evento histórico pouco divulgado. E estando os actores principais a representar portugueses e as nossas aventuras pelo Oriente, isso torna o filme ainda mais interessante..
Não acho o filme particularmente violento, pelo menos no sentido físico; psicologicamente sim, é pesado, principalmente se se for religioso. Eu sou ateu e achei o filme psicologicamente pesado e violento nesse sentido.

Bem, ainda o tentarei ver... mas receio sempre a violência, perturba-me bastante. Saber que foi real (e que é real, pois o ser humano continua violento) angustia-me e afeta-me durante dias. :roll: Mas gostava de ver também por ser uma história real, e quando exploram bem a fotografia fico encantada.

Selvagem Escreveu:
Só por curiosidade, que achas do Mallick? :)

Confesso que não conheço muito da sua cinematografia mas gostei muito muito do Tree of Life. Tocou-me. Aliás... terei de o rever.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça dez 12, 2023 10:24 pm

José Sousa Escreveu:
aetheria Escreveu:Bom filme, bons desempenhos, explora acontecimentos reais MAS... porque carga de água tem mais de três horas e meia!?!?!

Acho que o vou ver ao estilo de uma mini-série de 3 episódios.

:lol: Bem pensado. Por vezes faço isso :mrgreen: dá bem para uma mini-serie de 1h15m :D

Selvagem

Mensagempor Selvagem » terça dez 12, 2023 11:56 pm

aetheria Escreveu:Bem, ainda o tentarei ver... mas receio sempre a violência, perturba-me bastante. Saber que foi real (e que é real, pois o ser humano continua violento) angustia-me e afeta-me durante dias. :roll: Mas gostava de ver também por ser uma história real, e quando exploram bem a fotografia fico encantada.

A história propriamente dita do filme julgo que não é real, é baseada num romance; mas o contexto geral e os eventos que apresenta aconteceram (a divulgação do cristianismo no Japão e a consequente perseguição aos missionários).

aetheria Escreveu:Confesso que não conheço muito da sua cinematografia mas gostei muito muito do Tree of Life. Tocou-me. Aliás... terei de o rever.

Só perguntei porque os filmes dele são tipicamente sempre muito longos e lentos, mas muito belos e com um estilo muito próprio. A melhor descrição que já vi dos filmes dele foi serem o equivalente a ver um anuncio de perfumes durante 2h30 :lol:
O Tree of Life é o mais conhecido dele, também gosto, mas os meus favoritos são o The Thin Red Line (sobre a guerra no Pacifico), o The New World (a história (real) da Pocahontas) e o A Hidden Life (sobre um austríaco a viver tranquilamente nas montanhas e que se recusa a combater pelos nazis).

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quarta dez 13, 2023 10:37 am

Selvagem Escreveu: O Tree of Life é o mais conhecido dele, também gosto, mas os meus favoritos são o The Thin Red Line (sobre a guerra no Pacifico), o The New World (a história (real) da Pocahontas) e o A Hidden Life (sobre um austríaco a viver tranquilamente nas montanhas e que se recusa a combater pelos nazis).

Ah espera! vi o Hidden Life... ah, lá está, a maravilha da fotografia. E, sim,bate certo... longo, mas gostei sim. Vi em duas partes, tho :mrgreen: estava com um amigo que desistiu, depois eu vi o resto sozinha. E penso que terei visto o The Thin Red Line, tem um elenco assombroso, mas não tenho muita lembrança, foi há muito e numa época de filhas pequenas e noites mal dormidas :mrgreen:
Fiquei curiosa com o da Pocahontas, terei de espreitar esse.

Mas, lá está, o "arrastamento" nos dois filmes que referi lembrar bem não me incomodou, porque os acho poéticos, eminentemente poéticos. Este do Scorsese (e o mesmo com o Irishmen) tem um argumento de filme de "ação" e, depois, arrastam-se. Será isso que me faz torcer o nariz nestes casos.

Selvagem

Mensagempor Selvagem » quarta dez 13, 2023 11:43 am

aetheria Escreveu:Ah espera! vi o Hidden Life... ah, lá está, a maravilha da fotografia. E, sim,bate certo... longo, mas gostei sim. Vi em duas partes, tho :mrgreen: estava com um amigo que desistiu, depois eu vi o resto sozinha. E penso que terei visto o The Thin Red Line, tem um elenco assombroso, mas não tenho muita lembrança, foi há muito e numa época de filhas pequenas e noites mal dormidas :mrgreen:
Fiquei curiosa com o da Pocahontas, terei de espreitar esse.

Mas, lá está, o "arrastamento" nos dois filmes que referi lembrar bem não me incomodou, porque os acho poéticos, eminentemente poéticos. Este do Scorsese (e o mesmo com o Irishmen) tem um argumento de filme de "ação" e, depois, arrastam-se. Será isso que me faz torcer o nariz nestes casos.

O The Thin Red Line, A Barreira Invisível em PT, foi um bocado prejudicado por ter saído mais ou menos na mesma altura do Resgate do Soldado Ryan, mas não fica a dever nada a este, no fundo são dois filmes que exploram o mesmo tema de forma completamente diferente.

Aconselho então o The New World, principalmente o Extended Cut, se gostaste dos outros vais gostar desse também, é o meu favorito dele, é um filme incrivelmente poético e envolvente, com uma bela banda sonora do James Horner e cinematografia do grande mestre Emmanuel Lubezki.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quarta dez 13, 2023 4:47 pm

Selvagem Escreveu:
Aconselho então o The New World, principalmente o Extended Cut, se gostaste dos outros vais gostar desse também, é o meu favorito dele, é um filme incrivelmente poético e envolvente, com uma bela banda sonora do James Horner e cinematografia do grande mestre Emmanuel Lubezki.

Uiiii James Horner! Say no more! Desde o Willow (cuja banda sonora tive de comprar) que me conquistou, longínquos finais dos 80...
Última edição por aetheria em quarta dez 13, 2023 7:50 pm, editado 1 vez no total.

Selvagem

Mensagempor Selvagem » quarta dez 13, 2023 5:47 pm

aetheria Escreveu:Uiiii James Horner! Same no more! Desde o Willow (cuja banda sonora tive de comprar) que me conquistou, longínquos finais dos 80...

Yep, é um dos meus compositores favoritos também. A música dele elevava os filmes a outro patamar. Partiu demasiado cedo infelizmente.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » quarta dez 13, 2023 6:12 pm

Selvagem Escreveu:
aetheria Escreveu:Lá está, não consegui acabar o Irishman, ia continuar a ver noutro dia e lá passou. O Silêncio ainda não vi, apesar da curiosidade... temi a violência, sou algo sensível à violência real.

O Silêncio não me aborreceu apesar da sua longa duração, não como este último, e o Irishman só consegui ver 1h ou nem isso.
O Silêncio vê-se bem, a história é mais interessante para nós portugueses, e a cinematografia é excelente.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes