Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Re: Literatura

Mensagempor xtr3me » quinta ago 22, 2013 12:02 pm

Por acaso o problema de ler em inglês são as paragens que tenho de fazer, às vezes, para ir procurar o significado de certas palavras.

Do Murakami li tudo traduzido, pelo que não saberia dizer se as traduções são boas ou más. Agora normalmente nota-se e bem, a influência das traduções. Mesmo o "ritmo" do texto acaba por mudar.

Por falar em ritmo, o meu The Pale King anda num ritmo muito lento. Digerir os parágrafos gigantescos do David Foster Wallace não é tarefa nada fácil e ler só por ler não faz grande sentido. Ainda nem cheguei á página 100 :mrgreen:

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » quinta ago 22, 2013 7:55 pm

Não sei se o Murakami é traduzido do Japonês, nem muito menos sei se ele escreve nessa língua. Mas, visto que muitos de nós não conseguirmos ler em Japonês, torna-se um bocado parvo estamos a avaliar a qualidade das traduções.

Last Light Escreveu:Tás a gostar, Anita?

Non! Atira-te ao 2666. Apesar de ser algo assustador, e admitindo que, para o meio, a prosa se torna um pouco árida, tenho a certeza absoluta que vais adorar. Pelo que sei, o 2666 é inacabado, foi abandonado, era para ter muitas mais páginas. Há muita coisa que ficou solta, mas, segundo os editores, não acrescentavam nada ao livro.

:arrow:
Imagem

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » quinta ago 22, 2013 7:59 pm

Terminei hoje o 1984. Excelente! Brevemente a ver se leio o Animal Farm.
Valfar, ein Windir

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » quinta ago 22, 2013 8:00 pm

Enigma Escreveu:Terminei hoje o 1984. Excelente! Brevemente a ver se leio o Animal Farm.

Todos pegam nesses clássicos, o que não faz mal nenhum pois são muito bons.
Aconselho-te o Homage to catalonia, é o meu favorito dele. Se estiveres interessado nos reports acerca de uma guerra, então ainda melhor.

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » quinta ago 22, 2013 8:04 pm

xtr3me Escreveu:Por falar em ritmo, o meu The Pale King anda num ritmo muito lento. Digerir os parágrafos gigantescos do David Foster Wallace não é tarefa nada fácil e ler só por ler não faz grande sentido. Ainda nem cheguei á página 100 :mrgreen:

A prosa dele é tão densa! Há alguns livros que valem a pena, talvez foi o único que realmente senti algum prazer em ler: Brief Interviews with Hideous Me. Aconselho-te, caso queiras começar de uma forma mais progressiva com o David.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » quinta ago 22, 2013 8:40 pm

Anne Escreveu:
Enigma Escreveu:Terminei hoje o 1984. Excelente! Brevemente a ver se leio o Animal Farm.

Aconselho-te o Homage to catalonia, é o meu favorito dele. Se estiveres interessado nos reports acerca de uma guerra, então ainda melhor.

Obrigado pela recomendação. Pelo que li trata da guerra civil espanhola, em que o próprio Orwell esteve envolvido e serviu de inspiração (em boa parte) para o 1984.
Valfar, ein Windir

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta ago 22, 2013 11:11 pm

Anne Escreveu:

Reparei nisso com o Hemingway. Achei o Velho e o Mar um bocado meh e, em compensação o "Morte ao Entardecer" extraordinário...
De qualquer forma, no caso do Orwell, tanto um como o outro são bestiais...

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta ago 22, 2013 11:28 pm

Tenho cá em casa para ler em modo de espera, Annita. Mas antes de o ler, queria averiguar o Detectives Selvagens - que por acaso também tenho por cá hehe.

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Mensagempor Soulforged » quinta ago 22, 2013 11:42 pm

Eu li-o em 2004. Excelente mesmo, até pelo desfecho. Para mim é um livro praticamente obrigatório para entender certas coisas.

Na mesma altura que o li, comecei também a ler "O processo" de Franz Kafka, mas acabei por desistir a meio... Gostei muito do início, mas a partir de certa altura pareceu-me que se começa a dispersar. Acham que valerá a pena retomá-lo?

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » sexta ago 23, 2013 12:40 am

Last Light Escreveu:Tenho cá em casa para ler em modo de espera, Annita. Mas antes de o ler, queria averiguar o Detectives Selvagens - que por acaso também tenho por cá hehe.

Os Detectives Selvagens é muito bom. Não é absolutamente sobre nada. Não fala de nada em concreto.

Quando voltar para a suécia, espera-me umas edições engraçadas de umas obras do Jean Genet, em francês e tudo! :)

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta ago 23, 2013 2:28 am

Soulforged Escreveu:

Eu li-o em 2004. Excelente mesmo, até pelo desfecho. Para mim é um livro praticamente obrigatório para entender certas coisas.

Na mesma altura que o li, comecei também a ler "O processo" de Franz Kafka, mas acabei por desistir a meio... Gostei muito do início, mas a partir de certa altura pareceu-me que se começa a dispersar. Acham que valerá a pena retomá-lo?

Eu diria para insistires na coisa. Até porque a ideia de dispersão crescente ( embora o romance nunca tenha sido revisto pelo autor) é central e essencial
à ideia.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » sexta ago 23, 2013 4:35 am

Anne Escreveu:

Gostei muito do 1984 mas foi com o Down and Out que o Orwell me convenceu. Ando mesmo muito curioso para ler esse da catalunha!

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » sexta ago 23, 2013 11:05 am

Anne Escreveu:Não sei se o Murakami é traduzido do Japonês, nem muito menos sei se ele escreve nessa língua. Mas, visto que muitos de nós não conseguirmos ler em Japonês, torna-se um bocado parvo estamos a avaliar a qualidade das traduções.

Obviamente que, no meu caso, quis dizer que li tudo traduzido ... para PT. Não li nada dele em ING ainda.

Anne Escreveu:
Last Light Escreveu:Tás a gostar, Anita?

Non! Atira-te ao 2666. Apesar de ser algo assustador, e admitindo que, para o meio, a prosa se torna um pouco árida, tenho a certeza absoluta que vais adorar. Pelo que sei, o 2666 é inacabado, foi abandonado, era para ter muitas mais páginas. Há muita coisa que ficou solta, mas, segundo os editores, não acrescentavam nada ao livro.

O 2666 também estou a ganhar coragem :mrgreen:

Anne Escreveu:Imagem

Isto deve estar um mel!

Anne Escreveu:
xtr3me Escreveu:Por falar em ritmo, o meu The Pale King anda num ritmo muito lento. Digerir os parágrafos gigantescos do David Foster Wallace não é tarefa nada fácil e ler só por ler não faz grande sentido. Ainda nem cheguei á página 100 :mrgreen:

A prosa dele é tão densa! Há alguns livros que valem a pena, talvez foi o único que realmente senti algum prazer em ler: Brief Interviews with Hideous Me. Aconselho-te, caso queiras começar de uma forma mais progressiva com o David.

Pois. Estou a notar que é muito dificil degerir os parágrafos mas, bolas, o homem escrevia tanto!

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Anne Escreveu:

Grande, grande livro o Homage ... mas lá está, é fácil começar pelos clássicos mais conhecidos. E acaba por ser a melhor porta de entrada. Normalmente os livros também se tornam mais conhecidos porque são talvez mais acessíveis em termos de leitura.

Reparei nisso com o Hemingway. Achei o Velho e o Mar um bocado meh e, em compensação o "Morte ao Entardecer" extraordinário...
De qualquer forma, no caso do Orwell, tanto um como o outro são bestiais...

O Velho e o Mar é um dos livros mais "conhecidos" do Hemingway pela simples razão que é bastante fácil de pegar. No entanto, sem sobra de dúvidas, que ele tem melhor. O "A Farewell To Arms", o "A Moveable Feast" e o "For Whom the Bell Tolls" são uma coisa do outro mundo, para mim. Mas o Hemingway não tem um livro mau ... true story :mrgreen:

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » sexta ago 23, 2013 5:15 pm

Haha. Tem alguns, penso eu, na minha opinião claro. A técnica dele de "ponta de iceberg" é notável. Pelo que sei, o Velho e o Mar bem podia ter 1000 páginas. A intriga do livro não diz nada de especial, mas, numa análise mais próxima, parece-me que diz tanto, há até uma analogia feita com a crucificação de Cristo, que parece ser bastante razoável, pois as coisas estão todas lá.
Eu gosto bastante dos romances dele (A Farewell to Arms; Garden of Eden), mas penso que me delicio mais ao ler as short-stories, recentemente comprei um volume que contém coisas que nunca foram publicadas, estou kinda ansiosa para começar. :3
Esse do Auster vale bastante a pena, mas é caro (2x€), aconselho a comprar na fnac, está a 12/14€.

Já agora, alguém costuma ler Enrique Vila-Matas? Já li alguns livros dele, mas quero mais opiniões, não sei como me sentir em relação ao autor. Parece-me, por vezes, forçado.

E alguém tem livros do Italo Calvino, da Editora Teorema? A tradução é um AUTÊNTICO nojo, comprei "Se Numa Noite de Inverno Um Viajante" e não demorei mais que alguns dias para o largar na mesa de um café.

Agora vou pintar as unhas, até logo.

portluis
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 05, 2008 11:18 am
Contacto:

Mensagempor portluis » sábado ago 24, 2013 1:56 pm

Imagem
Alucinante, sem palavras. Este Sir não desilude nunca.
Última edição por portluis em quarta ago 28, 2013 8:58 am, editado 1 vez no total.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante