Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
kosh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mai 17, 2013 9:25 am

Re: Literatura

Mensagempor kosh » quinta jul 18, 2013 10:19 pm

Brilhando Escreveu:Se tiverem curiosidade no livro que "pariu" esses dois e outros tanto, é só dar uma vista de olhos:

Imagem

We, Yevgeny Zamyatin.

Mais info e .pdf gratuito (li no kindle e a conversão não falseou muito):
http://mises.org/daily/4161
http://mises.org/books/we_zamiatin.pdf

Obrigado pelo link. Estou agora a ler isso no tablet e já vou a meio. Desconhecia o autor mas estou a gostar mesmo muito.

Entretanto também comecei a ler o Despair de Nabokov como me tinha sido recomendado por alguém aqui. Deixei um pouco de lado porque fiquei imerso no We. O mais giro foi que encontrei este mesmo livro (em inglês) à venda numa banca de livros em segunda mão na Ericeira. Até que está em bom estado, por isso arremessei-o de imediato.

Muito obrigado pelas excelentes sugestões.

PS: Quanto a Saramago, os meus preferidos são o Ensaio Sobre a Cegueira e o A Jangada de Pedra. Não sei se já leste, portluis, algo de António Lobo Antunes, mas é um autor que te aconselho vivamente a ler... sendo ele o meu preferido português.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » quinta jul 18, 2013 11:07 pm

kosh Escreveu:PS: Quanto a Saramago, os meus preferidos são o Ensaio Sobre a Cegueira e o A Jangada de Pedra. Não sei se já leste, portluis, algo de António Lobo Antunes, mas é um autor que te aconselho vivamente a ler... sendo ele o meu preferido português.

Já que falas de Lobo Antunes, qual a obra que me aconselhas para começar a ler a sua obra e/ou qual é o teu livro favorito dele?
Valfar, ein Windir

kosh
Registado: sexta mai 17, 2013 9:25 am

Mensagempor kosh » quinta jul 18, 2013 11:22 pm

Enigma Escreveu:
kosh Escreveu:PS: Quanto a Saramago, os meus preferidos são o Ensaio Sobre a Cegueira e o A Jangada de Pedra. Não sei se já leste, portluis, algo de António Lobo Antunes, mas é um autor que te aconselho vivamente a ler... sendo ele o meu preferido português.

Já que falas de Lobo Antunes, qual a obra que me aconselhas para começar a ler a sua obra e/ou qual é o teu livro favorito dele?

Os meus dois livros favoritos dele são Os Cus de Judas e Eu Hei-de Amar uma Pedra... e o último dele Não é Meia Noite Quem Quer é também muito bom (também tenho um pequeno fascínio pelo A Explicação dos Pássaros).
Para começares recomendaria-te algumas obras como Ontem Não te Vi em Babilónia, Manual dos Inquisidores ou mesmo esse último que foi publicado. Não sei se estás familiarizado com a sua escrita, que diverge da de Saramago, mas podes muito bem encontrar pilares em Lobo Antunes presentes em Saramago que te ajudem a "ir com a maré" da sua escrita. Eu diria que Lobo Antunes escreve como um verdadeiro cérebro humano pensa inconscientemente (não fosse o senhor psiquiatra); muitas parênteses, referências desalinhadas do tema da frase ou do parágrafo, e uma total compreensão do raciocínio das personagens... uma mistura entre passado e presente e realidade (da personagem) e pensamentos.
Há autores que nos metem nos pés das personagens, ou no espaço da história, mas Lobo Antunes faz-nos pensar como as personagens. É o Ultimate mode de uma verdade lida, imo.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta jul 19, 2013 12:33 pm

A Ordem Natural das Coisas FTW :beer:

Entretanto, adquiri isto ontem e estou a terminar com um feeling de alguma desilusão; a Mizé elevou muito a fasquia:
Imagem

Enigma
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Enigma » segunda jul 22, 2013 1:32 pm

kosh Escreveu:
Enigma Escreveu:

Os meus dois livros favoritos dele são Os Cus de Judas e Eu Hei-de Amar uma Pedra... e o último dele Não é Meia Noite Quem Quer é também muito bom (também tenho um pequeno fascínio pelo A Explicação dos Pássaros).
Para começares recomendaria-te algumas obras como Ontem Não te Vi em Babilónia, Manual dos Inquisidores ou mesmo esse último que foi publicado. Não sei se estás familiarizado com a sua escrita, que diverge da de Saramago, mas podes muito bem encontrar pilares em Lobo Antunes presentes em Saramago que te ajudem a "ir com a maré" da sua escrita. Eu diria que Lobo Antunes escreve como um verdadeiro cérebro humano pensa inconscientemente (não fosse o senhor psiquiatra); muitas parênteses, referências desalinhadas do tema da frase ou do parágrafo, e uma total compreensão do raciocínio das personagens... uma mistura entre passado e presente e realidade (da personagem) e pensamentos.
Há autores que nos metem nos pés das personagens, ou no espaço da história, mas Lobo Antunes faz-nos pensar como as personagens. É o Ultimate mode de uma verdade lida, imo.

Obrigado pelas dicas. :)
Quando terminar alguns livros que tenho aqui para ler vou finalmente começar a pegar na obra do Lobo Antunes.
Valfar, ein Windir

grishnackh
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » quarta jul 24, 2013 10:46 am

Fnac.pt com 50% em livros.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta jul 24, 2013 10:54 am

grishnackh Escreveu:Fnac.pt com 50% em livros.

Que altura ingrata para isso... :|

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » quarta jul 24, 2013 10:59 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:

Mesmo.... até ando a evitar de ir ao site. O que vale é que tenho lá uma carrada de livros em espera.

grishnackh
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » quarta jul 24, 2013 11:07 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:

A quem o dizes :cry:
Mas vá, vou ver se ainda compro um ou dois.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta jul 24, 2013 11:12 am

grishnackh Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:

A quem o dizes :cry:
Mas vá, vou ver se ainda compro um ou dois.

De cada vez que lá vou, pego sempre num livro ou dois que depois acabo por largar outra vez, normalmente porque os preços são realmente absurdos. Mas até que andam por ali umas coisas catitas na não-ficção...damn

Enigma
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Enigma » quarta jul 24, 2013 11:14 am

Yah, não é uma altura nada boa, mas vou talvez comprar 2 ou títulos.
Valfar, ein Windir

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » quinta jul 25, 2013 8:21 pm

Isso dos 50% de desconto é um desconto em cartão... Quem quiser que aproveite, eu despenso.

Os preços na FNAC snão são dos melhores, se bem que na minha última investida numa dessas lojas, aproveitei uma promoção (não é cartão, daquelas a sério) e gastei em média 4 euros por cada livro que comprei.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Enigma
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Enigma » quinta jul 25, 2013 8:38 pm

Não, essa promoção dos 50% de desconto no cartão é outra promoção.
Aquela de que se estava a falar foi apenas nos dias 23 e 24 de Julho, e era mesmo desconto de 50%. Comprei 3 livros e paguei metade do que me custaria sem desconto.
Valfar, ein Windir

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » quinta jul 25, 2013 9:02 pm

Não me dei conta disso. Mas também é raro passar junto a uma FNAC.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quinta jul 25, 2013 9:26 pm

off
Esta moda dos descontos em cartão já enjoam.

Tudo bem que sempre é alguma coisa, mas também acaba por ser embuste.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante