Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Re: Literatura

Mensagempor grishnackh » quarta dez 12, 2012 9:11 am

Converge Escreveu:A Sombra... é um espectáculo de romance :)
Diogo: odeio profundamente os filmes, mas tal como o Jorge Jesus, acardito que os livros sejam qualquer coisa de estrondoso. Tenho por casa o primeiro dos três, creio, mas aproveito para te perguntar se o Hobbit está ligado à história do LotR.

Sim o Hobbit é uma prequela, é a história do Bilbo e como ele encontra o anel. Eu acabei ontem o Hobbit e adorei aquilo! E pelo que me disseram o LotR é muito melhor, mais "adulto" e trágico. Estou ansioso para ler aquilo..

No que toca aos filmes, o LotR até que está bastante bom, mas agora o Hobbit vai ser também um triologia, pelo que suponho que seja bastante mais fiel ao livro.

:arrow: Acabado o Hobbit, vou continuar o 1984. E em lista de espera estão A Sobra do Vento, The Catcher in the Rye e este:

Imagem

Como aspirante a biólogo estou curiosíssimo para o ler.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta dez 12, 2012 12:30 pm

grishnackh Escreveu:
Jaffanaut Escreveu:Acabei de ler este hoje:

Imagem

Tenho isso aqui na prateleira em lista de espera, e com grandes expectativas.

O início é de fazer chorar as pedras da calçada. um romance com R grande como há muito não lia. Os personagens estão fabulosamente descritos e montados e para quem já visitou e conhece Barcelona, respira neste livro aquela alma persistente que vibra de modo quase impercetível na superfície da pele de quem pisa o chão do Passeig de Grácia
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quarta dez 12, 2012 1:20 pm

pantufa Escreveu:
xtr3me Escreveu:
pantufa Escreveu:Se estão à espera de uma tradução nova na re-edição do East of Eden de Steinbeck pela Bertrand, esqueçam. Pelos vistos é a mesma da Colecção Dois Mundos, que por sinal não é grande coisa. Venha de lá esse original!

Grande, grande livro!

Dos meus preferidos, e provavelmente o melhor dos romance de Steinbeck. O único, ou um dos poucos, livro que me suscitou interesse em conhecer melhor a biblía. Tenciono relê-lo brevemente.

É impressão minha ou, mesmo sendo prémio Nobel, é um autor algo desprezado? Requisitei "A História da Literatura dos Estados Unidos" e a única coisa que lá se diz a respeito dele é "Para hemingway, ou Sinclair Lewis, ou John Steinbeck, Dreisser estava ultrapassado". Mesmo nos programas de Literatura Norte-Americana e Literatura Norte-Americana da minha faculdade (FCSH) não consta nada dele.

O Grapes of Wrath, o Tortilla Flat e o Cannery Row também são excelentes. O Of Mice and Men também tem boa reputação, mas ainda não o li (mais outro que ando a adiar há imenso tempo).

Quanto à "fama" não saberia responder. Tenho um gosto por Steinbeck desde que o meu pai me recomendou ler o East of Eden há muitos anos atrás, por isso sempre foi um autor de referência para mim.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » quinta dez 13, 2012 2:26 pm

Terminei de ler este hoje e adorei.

Imagem

Vou agora começar este:
Imagem
Valfar, ein Windir

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sábado dez 15, 2012 12:54 pm

Boas, alguém tem uma ideia de quando sai o terceiro do volume dos livros do Abercrombie
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo dez 16, 2012 12:33 am

Fiz uma pausa no Viagem ao Fim da Noite (que estou a gostar bastante) e não sei porquê deu-me para pegar novamente n'O Amor é Fodido do Miguel Esteves Cardoso.

Fiquei exactamente com a mesma impressão de quando o tinha lido a primeira vez. Nunca é fácil falar sobre o amor, muito menos quando é retratado de qualquer forma que não seja o "viveram felizes para sempre". Mas este O Amor é Fodido é demasiado ... fodido.

O livro gira todo à volta de um relacionamento demasiado doentio e demasiado promíscuo, acabando por dar uma ideia completamente destrutiva e psicótica do amor. Para além disso, acho que cai demasiado facilmente na tentação de incluír o calão por tudo e por nada.

De facto, não é um livro que tenha caído nas minhas "boas graças".

Agora vou voltar para o Céline que, esse sim, muito me tem deixado agarrado com as suas passagens cáusticas e, esporadicamente, cómicas. Até agora esta viagem tem, de facto, valido a pena.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » domingo dez 16, 2012 5:55 pm

tecla3
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 08, 2012 12:11 pm

Mensagempor tecla3 » segunda dez 17, 2012 10:50 pm

Converge Escreveu:2 cents on Dentro do Segredo: http://contraculturaaplicada.blogspot.p ... gredo.html

está a ser, até ao momento, um Grande Livro.
O Peixoto esmerou-se :beer:

Recomendo a leitura
Imagem

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » segunda dez 17, 2012 11:18 pm

Imagem

Retratos de família pelo sr. Acordo Ortográfico.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » terça dez 18, 2012 8:43 am

estou a ler algo diferente do que é hábito.

Imagem

Isaac Asimov - O Segredo do Universo
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta dez 19, 2012 12:19 am

tecla3 Escreveu:
Converge Escreveu:2 cents on Dentro do Segredo: http://contraculturaaplicada.blogspot.p ... gredo.html

Recomendo a leitura
Imagem

Já o leste?

tecla3
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 08, 2012 12:11 pm

Mensagempor tecla3 » quarta dez 19, 2012 3:02 pm

Converge Escreveu:
tecla3 Escreveu:

Recomendo a leitura
Imagem

Já o leste?

ya...altamente, recomendo! :beer:

prla
Metálico(a)
Registado: sábado jan 31, 2009 12:06 pm

Mensagempor prla » quinta dez 20, 2012 3:16 am

Acabei há pouco a leitura do «The New York Trilogy» do Paul Auster e estou completamente rendido ao homem. Claramente o meu escritor preferido a nível de estilo, onde cada frase não tem uma grama a mais que o essencial. A destilação da essência. Fantástico.

Obviamente, a seguir, tem de ser outro e vou pegar no «Man In The Dark», que adquiri hoje mesmo.

Imagem

Já agora, uma nota. Em muitos casos nada tenho contra as traduções para Português de originais noutras línguas, assim a mesma seja de qualidade. Mas no caso do Auster, receio que não haja tradução que lhe faça justiça. A prosa dele tem uma fluidez e uma certa "musicalidade" - à falta de melhor termo - que, por melhor que seja a tradução, é simplesmente impossível de transpôr. Ainda hoje numa livraria aqui da zona peguei numa tradução do "The New York Trilogy" e, mesmo achando que estava óptima, não parecia (não se sentia que fosse) o mesmo narrador.

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » quinta dez 20, 2012 3:51 am

Já li em português e inglês, não acho isso. Penso que as traduções estão muito competentes, a "música" faz-se chegar.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » sábado dez 22, 2012 5:52 pm

É normal estar quase há um mês à espera de cenas do Book Depository?

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante