Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Re: Literatura

Mensagempor Floresta » terça jul 03, 2012 3:40 am

Finalmente acabei de ler a trilogia Millenium, do Stieg Larsson! Obrigado Jaffa!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça jul 03, 2012 11:47 pm

Brunhu Escreveu:
otnemeM Escreveu:death lover, isso deve ser brasuca. Cá foi sempre Europa-América.

O A Irmandade do Anel é como o Brunhu postou. Há ainda istos.
O Hobbit, O Silmarillion (imagem péssima mas estou com preguiça de fotografar o meu) e os Contos Inacabados já tenho dessa colecção. Capas mesmo giras imo.

Estes estão à venda no OLX:
http://images04.olx.pt/ui/20/49/32/1338 ... reiras.jpg
http://images02.olx.pt/ui/16/84/38/1321 ... mbadil.jpg

Esse livro para mim foi uma decepção... só gostei de duas histórias e moderadamente... Não faço questão de o ter na colecção :x

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça jul 03, 2012 11:50 pm

Do Tolkien, apesar de os ter ali na prateleira, continuo sem ter lido esse e este:
Imagem

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta jul 04, 2012 12:01 am

Esse também ainda não li, mas se esperas encontrar no outro algo do brilhante Tom Bombadil da saga do Senhor dos Anéis, vai já tirando o cavalinho da chuva. O que me lembra que o Potro Vermelho do Steinbeck seria tempo melhor aproveitado - também é uma história curta. :)

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » quarta jul 04, 2012 8:48 am

otnemeM Escreveu:Esse também ainda não li, mas se esperas encontrar no outro algo do brilhante Tom Bombadil da saga do Senhor dos Anéis, vai já tirando o cavalinho da chuva. O que me lembra que o Potro Vermelho do Steinbeck seria tempo melhor aproveitado - também é uma história curta. :)

Para ser sincero comprei estes dois apenas para ficar com a colecção completa e não por curiosidade de os ler. Não costumo comprar livros por comprar, mas por €6 os dois não os podia deixar na loja.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta jul 04, 2012 9:12 am

Gostei imenso do ultimo do David Soares (Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes).
São umas horinhas bem passadas á volta da fogueira...

cannabis
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça ago 11, 2009 9:21 pm

Mensagempor cannabis » quinta jul 05, 2012 4:10 pm

Acabei de ler e recomendo:

Imagem

Vou começar:

Imagem

Raddz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 06, 2011 2:18 pm

Mensagempor Raddz » quinta jul 05, 2012 5:11 pm

cannabis Escreveu:Acabei de ler e recomendo:
Imagem

Já li e gostei, o único problema que tive foi com os nomes que deram às personagens... não sei como é na versão original, mas na nossa língua fica um bocado meh...

E por falar nisso, os entendidos aqui do sítio sabem-me dizer quais são as editoras portuguesas que melhores traduções fazem? É que eu tenho livros de uma determinada saga em português e inglês (As crónicas de gelo e fogo), e apesar de preferir ler na língua original, as traduções para PT pareceram-me bem feitas... o que eu também gostava de saber é se isso é comum à maior parte das editoras que temos.
Isto partindo do princípio que são as editoras que tratam do processo de tradução, corrijam-me se estiver enganado.

Por exemplo, quem já leu os LOTR em português e/ou inglês, acha que as traduções estão bem feitas ou a original é a única versão que vale a pena ler?

Isto são todas dúvidas que me surgiram nos últimos tempos, desde que comecei a ler cada vez menos em português e cada vez mais em inglês. Tenho andando curioso sobre esses pormenores todos, de traduções, se são bem feitas ou não, se compensa mais ler certo livro em inglês, etc, etc...

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » quinta jul 05, 2012 7:19 pm

Raddz Escreveu:

Já li e gostei, o único problema que tive foi com os nomes que deram às personagens... não sei como é na versão original, mas na nossa língua fica um bocado meh...

E por falar nisso, os entendidos aqui do sítio sabem-me dizer quais são as editoras portuguesas que melhores traduções fazem? É que eu tenho livros de uma determinada saga em português e inglês (As crónicas de gelo e fogo), e apesar de preferir ler na língua original, as traduções para PT pareceram-me bem feitas... o que eu também gostava de saber é se isso é comum à maior parte das editoras que temos.
Isto partindo do princípio que são as editoras que tratam do processo de tradução, corrijam-me se estiver enganado.

Por exemplo, quem já leu os LOTR em português e/ou inglês, acha que as traduções estão bem feitas ou a original é a única versão que vale a pena ler?

Isto são todas dúvidas que me surgiram nos últimos tempos, desde que comecei a ler cada vez menos em português e cada vez mais em inglês. Tenho andando curioso sobre esses pormenores todos, de traduções, se são bem feitas ou não, se compensa mais ler certo livro em inglês, etc, etc...

Epa posso dizer-te que a tradução do Jorge Candeias das Cronicas de Gelo e Fogo é muito boa. Em relação a editoras não te sei dizer por experiência, mas já me disseram que a Relógio D'Agua faz traduções com qualidade. Desta editora so li o Trainspotting e o Grande Gatsby, e destas duas traduções so não gostei do Trainspotting que esta com uma tradução horrivel ( mas dou um desconto, calculo que o Irvine Welsh seja um autor muito dificil de traduzir ).

Sublinhei a parte do LOTR porque também tenho essa duvida. Pelo que sei a edição traduzida mais comum da saga de Tolkien que anda por aí é da Europa-América. Eu quero ver se faço como tu e começo a ler cada vez mais em Inglês por várias razões, mas já ha algum tempo que quero saber se esta tradução é boa.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta jul 05, 2012 8:48 pm

(Loleiro mode: on)
Nãooooooo!!!! Vocês tornaram isto em literatura do fantástico. Pantufa, orienta aí um comment sobre Paul Auster... braddjup, diz aí algo fofo sobre poesia... Cthulhu_Dawn, conta-nos algo sobre investigação política... :grim:

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » quinta jul 05, 2012 9:02 pm

Imagem

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » quinta jul 05, 2012 9:08 pm

Converge Escreveu:(Loleiro mode: on)
Nãooooooo!!!! Vocês tornaram isto em literatura do fantástico. Pantufa, orienta aí um comment sobre Paul Auster... braddjup, diz aí algo fofo sobre poesia... Cthulhu_Dawn, conta-nos algo sobre investigação política... :grim:

Ando a ler poemas de Tor Ulven, um poeta norueguês.

Spoiler: Mostrar
[they dance far] - tor ulven
they dance far
into the woods
accompanied by the silence
of fiddles
without strings.
only the brook's clatter
that shakes through
the stone age.
and for the sharpest
ears--the sound
of erosion.

they dance and dance,
without thinking of you.

translated from norwegian by siri hustvedt

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta jul 06, 2012 8:27 am

Epah por acaso ultimamente ando a investigar muito pouco... :lol:
Pude finalmente acabar o Seven Pillars of Wisdom do T.E. Lawrence e estou agora a fazer um esforço para continuar a ler o Black Book do Orhan Pamuk. Raio do livro é muito muito confuso...

De resto tenho outros tantos na mesa de cabeceira. Estou bastante curioso com o Origins of Political Power do Fukuyama mas ainda só estou na introdução.

Btw andavam aí a falar no Hitchens e no God is Not Great. Recomendava que lessem o Hitch-22, a autobiografia do senhor e as diferentes compilações de artigos que o senhor foi escrevendo. O último que saiu foi o Arguably que reune vários ensaios sobre tudo e mais alguma coisa. O tipo era um daqueles "tudólogos" que dava muito gosto ler. :lol:
Daquilo que fui lendo fiquei com a ideia que a faceta"a religião é a origem de todos os males deste mundo e do outro" do Christopher Hitchens é aquela que menos interesse tem na personagem.

E em relação às traduções, sou um bocado embirrante e nunca peguei nas edições em português do LOTR. Lembro-me de já se ter discussões aqui sobre isso, especialmente a questão da tradução dos nomes, por exemplo.
Lá está, "Passo de Gigante" ou "O Inverno está a chegar" não resultam muito bem para mim...

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » sexta jul 06, 2012 8:51 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:

a a fazer um esforço para continuar a ler o Black Book do Orhan Pamuk. Raio do livro é muito muito confuso...

Eu ainda não consegui formular uma opinião concreta sobre o Sr. Pamuk... "sofro" muito a ler os livros dele, irritam, cansam, mas depois quando acabo penso sempre "epá... gostava de continuar a ler isto..."

he got skills.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta jul 06, 2012 8:58 am

Sethlad Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:

a a fazer um esforço para continuar a ler o Black Book do Orhan Pamuk. Raio do livro é muito muito confuso...

Eu ainda não consegui formular uma opinião concreta sobre o Sr. Pamuk... "sofro" muito a ler os livros dele, irritam, cansam, mas depois quando acabo penso sempre "epá... gostava de continuar a ler isto..."

he got skills.

Eu dele tinha lido o Istambul e gostei muito. Talvez por ser uma biografia e pouco "romanceada".
Depois li o White Castle e achei bastante interessante e quis continuar a ler mais qualquer coisa. O meu pai arranjou a bibliografia quase toda do homem e roubei-lhe este entretanto...E tem sido uma luta, realmente. Aquilo é como dizia o Churchill: A riddle, wrapped in a mistery, inside an enigma.

Vamos ver como corre...

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes