Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Re: Literatura

Mensagempor grishnackh » terça jun 26, 2012 12:57 pm

Jaffanaut Escreveu:
onedayless Escreveu:...ou eh...

WTF

Ainda por cima o "h" nem está perto do "e" no teclado :lol:

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » terça jun 26, 2012 1:08 pm

Karamazov Escreveu:Comecei a ler a semana passada, acabei ontem, gostei muito também. Gostei imenso da personagem do Bazárov e embora compreenda o modo de viver/pensar dele, não consigo concordar com algumas das críticas que ele faz, por exemplo à poesia, ou naquela situação em que ouve o pai de Arkádi a tocar Bach no violoncelo na casa de campo. Eu pessoalmente não consigo entender o problema da situação, nem vejo nada de ridículo e acho até bastante louvável, mesmo até o facto do tio Pável se manter "arranjado" em campo, mas claro que entendo como isso choca com o seu niilismo.

Duas coisas negativas no livro:

-Porra para as notas no final do livro, é que nem sequer estão no final, estão ali num meio termo entre o posfácio do Nabokov e os títulos editados pela Relógio D'Água. Sempre que aparecia algo que não entendia lá tinha eu que ir lá para o final do livro, para depois recuar e tentar encontrar as notas. Para mim fazia muito mais sentido incluir as notas no rodapé como fazem por exemplo a Nina e o Filipe Guerra. Ou então colocar as notas só mesmo no final, que assim bastava pegar na contra-capa e encontrava-se logo. Mas pronto, se calhar sou eu que estou a ser esquisito de mais e tenho de me deixar de mariquices.

-Epá, o Nabokov... Nunca li nenhum livro do homem, embora anda já há algum tempo a micar ali o "Lolita" do meu pai. Consta que é um "génio", mas à partida torci logo o nariz quando fui ler umas coisas sobre ele, logo por afirmar que Dostoiévski é um escritor medíocre. Mas o que está em causa aqui é o posfácio dele. É que aquela merda não tem interesse nenhum, pelo menos para mim. "Turguéniev aqui neste parágrafo é genial, o conteúdo é fantástico, mas a construção é fraca e muito simples". Pqp, agora vou eu estar a dissecar cada palavra, cada frase, cada parágrafo, avaliando a qualidade da sua composição... Ainda por cima daquele que é considerado um dos melhores romances do séc. XIX. Eu achei o livro muito bom, não tenho prazer nenhum em estar a ver onde é que Turguéniev devia ter feito uma "melhor construção frásica", até porque me parece que não há assim falhas tão flagrantes, mas enfim, ele é que é o entendido da literatura russa, eu sou apenas um leitor ocasional...

Confesso que o romances de Nabokov são sublimes. O Turgueniev nunca foi muito bem visto entre os outros tantos romancistas russos, talvez seja por isso parte da crítica. Se bem me lembro, Dostoievski também tinha problemas com a sintaxe.
Eu tenho essa versão da Relógio D'Água, e gosto bastante, mas a mania de como organizam as notas é um pouco parvo, de facto.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça jun 26, 2012 8:15 pm

onedayless Escreveu:Pergunta inocente... a feira do livro (de braga) tem apenas livros usados, ou eh um misto?

É quase tudo novo, salvo alguns alfarrabistas que vendem çenas em segunda mão.

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » sexta jun 29, 2012 3:16 pm

A minha leitura de mesa de cabeceira tem sido esta:

Imagem

Aconselho a todos que apreciem literatura romântica e vampirismo dos finais do século XIX/inícios do século XX.

death lover
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo mar 28, 2010 12:45 am

Mensagempor death lover » sexta jun 29, 2012 6:00 pm

Chegou-me isto às unhas, hoje :D

Imagem

grishnackh

Mensagempor grishnackh » sexta jun 29, 2012 6:49 pm

death lover Escreveu:Chegou-me isto às unhas, hoje :D

Imagem

Vi isso ha uns tempos na Bertrand, por 30 e poucos euros se não me engano.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta jun 29, 2012 11:08 pm

Peço desde já desculpa por saber que vai soar a party pooper, mas "O inverno está a chegar" é parolo, principalmente numa tee. :ninja:

death lover
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor death lover » sexta jun 29, 2012 11:37 pm

otnemeM Escreveu:Peço desde já desculpa por saber que vai soar a party pooper, mas "O inverno está a chegar" é parolo, principalmente numa tee. :ninja:

Um bocadinho :mrgreen: Mas mesmo assim não resisti.

grishnackh Escreveu:Vi isso ha uns tempos na Bertrand, por 30 e poucos euros se não me engano.

Ficou-me em €23,92 na fnac. Tendo em conta que só o livro custa €19,03, acho que valeu bem a pena o pack.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta jun 29, 2012 11:59 pm

De facto não és obrigado a andar com ela na rua :mrgreen:

death lover
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor death lover » sábado jun 30, 2012 12:33 am

Está pendurada na parede 8)

grishnackh

Mensagempor grishnackh » sábado jun 30, 2012 10:29 am

otnemeM Escreveu:Peço desde já desculpa por saber que vai soar a party pooper, mas "O inverno está a chegar" é parolo, principalmente numa tee. :ninja:

Sim também achei isso :mrgreen: Se fosse uma t-shirt mais engraçada talvez até tivesse comprado :lol:

EDIT: Agora reparei que os livros das Crónicas já começam a vir todos com as capas novas da série. Am I the only one who hates that shit? :evil:

Raddz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 06, 2011 2:18 pm

Mensagempor Raddz » sábado jun 30, 2012 11:59 am

grishnackh Escreveu:EDIT: Agora reparei que os livros das Crónicas já começam a vir todos com as capas novas da série. Am I the only one who hates that shit? :evil:

É um bocado foleiro, sim.

Entretanto, acabei de ler isto:
Imagem

E achei bem interessante relembrar algumas coisas e conhecer outras, que ajudam a compreender ainda melhor a importância e o impacto que Portugal teve e ainda tem no mundo, seja de forma directa ou indirecta. É interessante ver isto escrito na perspectiva de um estrangeiro (Neste caso um inglês).
A história de Portugal (e não só) está cheia de pormenores que muitas vezes são ignorados e, noutros casos, adulterados para servir os interesses das mais diversas entidades. Seja como for, nunca é demais relembrar que somos um país com uma história riquíssima e uma importância imensa na história mundial, algo de que muito poucas nações se podem vangloriar. :)

E agora vou-me atirar a isto:

Imagem

:beer:

death lover
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor death lover » sábado jun 30, 2012 1:15 pm

grishnackh Escreveu:Agora reparei que os livros das Crónicas já começam a vir todos com as capas novas da série. Am I the only one who hates that shit?

grishnackh, essa capa é só uma cobertura. Tira-se e por baixo está a capa tradicional.

Imagem

grishnackh

Mensagempor grishnackh » sábado jun 30, 2012 1:23 pm

death lover Escreveu:
grishnackh Escreveu:Agora reparei que os livros das Crónicas já começam a vir todos com as capas novas da série. Am I the only one who hates that shit?

grishnackh, essa capa é só uma cobertura. Tira-se e por baixo está a capa tradicional.

Os primeiros sim, mas ultimamente já reparei que o 2 e 3 livros já vêm mesmo com essa capa, sem a "cobertura".

death lover
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor death lover » sábado jun 30, 2012 1:24 pm

Isso ainda não vi, mas também não gosto.
Tenho o segundo e também é como este, tem a capa tradicional por baixo. De outro modo não o comprava.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes