Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Anne [RIP 2014/03/13]

Re: Literatura

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » domingo mai 27, 2012 3:57 pm

Gabrielle-Yeats Escreveu:
Bråddjup Escreveu:Eu não gostei nada do Great Gatsby, achei fútil. Todas as personagens são superficiais, e o desenvolvimento das mesmas é extremamente fraco. O narrador é o único que dá alguma vida à obra.

Spoiler: Mostrar
O livro acaba da mesma forma aborrecida que começa, a história do Gatsby não tem pés nem cabeça.

Achas isso pq n estás a contextualizar historica e culturalmente a narrativa! Estuda um pouco sobre a lost generation (onde o Fitzgerald se enquadra) e verás q passas a entender. Toda a literatura americana desta época tem por base o sonho americano e a impossibilidade de o obter! A futilidade das personagens a que te referes é propositada!!

Não creio que pertencer a um movimento literário seja sinónimo de qualidade. Hemingway também pertence à lost generation, e no entanto, é bem mais interessante que Flitzgerald. A crítica que T.S. Eliot fez ao Great Gatsby, dizendo que era uma das melhores obras de sempre, foi mesmo por isso, por descrever tão bem o sonho americano.

Gabrielle-Yeats
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça set 15, 2009 11:03 pm

Mensagempor Gabrielle-Yeats » domingo mai 27, 2012 4:13 pm

Bråddjup Escreveu:
Não creio que pertencer a um movimento literário seja sinónimo de qualidade. Hemingway também pertence à lost generation, e no entanto, é bem mais interessante que Flitzgerald. A crítica que T.S. Eliot fez ao Great Gatsby, dizendo que era uma das melhores obras de sempre, foi mesmo por isso, por descrever tão bem o sonho americano.

Eu reconheço qualidade ao Great Gatsby, embora n sendo nem de longe nem de perto o meu livro favorito! O gosto literário de cada um também ajuda a ditar essa qualidade :)
Eu prefiro literatura escrita no feminino, sem menosprezo para os grandes génio literários masculino claro!
"Can't rain all the time"

Anne [RIP 2014/03/13]

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » domingo mai 27, 2012 4:18 pm

Gabrielle-Yeats Escreveu:
Bråddjup Escreveu:

Eu reconheço qualidade ao Great Gatsby, embora n sendo nem de longe nem de perto o meu livro favorito! O gosto literário de cada um também ajuda a ditar essa qualidade :)
Eu prefiro literatura escrita no feminino, sem menosprezo para os grandes génio literários masculino claro!

Sim, literáriamente, foi e é um livro bastante importante. As minhas opiniões são todas pessoais.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » segunda mai 28, 2012 7:51 pm

Alguém sabe se há diferenças entre as edições da editora LeYa e Saída de Emergência em relação "As Crônicas de Gelo e Fogo"? Pelo que pude apurar, trata-se do mesmo tradutor.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » segunda mai 28, 2012 8:03 pm

A mais recente delas deve vir com o Aborto Ortográfico... e o da Leya deve ser o mais caro, suspeito

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Blunder » segunda mai 28, 2012 8:09 pm

Converge Escreveu:A mais recente delas deve vir com o Aborto Ortográfico... e o da Leya deve ser o mais caro, suspeito

Já encontrei a minha resposta:

No Brasil, a responsável pela publicação é a editora LeYa. Para os quatro primeiros romances da saga, a editora fez uso da tradução portuguesa de Jorge Candeias, adaptando termos do português europeu para o português brasileiro; entretanto, a partir do quinto volume, a série começou a ser traduzida pelo Estúdio Sabiá.

Mais caro não... mais barato :mrgreen:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » segunda mai 28, 2012 8:53 pm

Ah!! Geralmente, os livros da Leya são caros... aliás, a Leya e a Quetzal praticam os preços mais caros do mercado

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » segunda mai 28, 2012 9:08 pm

Converge Escreveu:Ah!! Geralmente, os livros da Leya são caros... aliás, a Leya e a Quetzal praticam os preços mais caros do mercado

Pelo que sei os mais recentes da Quetzal já vêm com o tal aborto ortográfico não é?

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Blunder » segunda mai 28, 2012 9:57 pm

Converge Escreveu:Ah!! Geralmente, os livros da Leya são caros... aliás, a Leya e a Quetzal praticam os preços mais caros do mercado

Depende onde os 'comprares'...

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça mai 29, 2012 12:28 am

Comprei um da Quetzal e não só vem com o acordo como a tradução não é a mais feliz. Fora isso edição (em termos de papel, espaçamento etc...) é irrepreensível.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça mai 29, 2012 12:34 pm

grishnackh Escreveu:

Pelo que sei os mais recentes da Quetzal já vêm com o tal aborto ortográfico não é?

Tudo vem com AO, à excepção da Relógio d'Água (e nem todos os livros, depende do tradutor) e Cotovia..

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça mai 29, 2012 8:43 pm

Jaffanaut Escreveu:Alguém sabe de um blog de literatura fofinho?

o converge acho que sabe de um... :ninja:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça mai 29, 2012 10:30 pm

Gosto muito de visitar este aqui: http://contraculturaaplicada.blogspot.pt/ :ninja:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça mai 29, 2012 10:34 pm

Converge Escreveu:Gosto muito de visitar este aqui: http://contraculturaaplicada.blogspot.pt/ :ninja:

Quem é o gajo que escreve essa merda? :mrgreen:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça mai 29, 2012 10:49 pm

Um conhecido! 8)

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes