É notório que (e até de acordo com o próprio livro) se adoptou nesta trilogia uma postura mais "infantil", menos sério e houve um menor esforço para aprofundar certas partes/temas do livro, ao contrário do que foi feito em LOTR. A tentativa de meter piadas aqui e ali, o abuso de cgi (que infelizmente contamina o cinema nos últimos tempos) e a pouca profundidade que dão à história fazem com que, por maior Tolkien sucker que seja, veja apenas estes filmes para me entreter, sem esperar ver um clássico como os LOTR foram, e apenas pelo prazer de voltar a visitar a Terra-Média (Ou a Nova Zelândia, a sua representação oficial no nosso mundo).

É um popcorn/eye-candy movie, com pano de fundo o universo de Tolkien, onde nos é dada a possibilidade de vermos no grande ecrã a história de um clássico de Tolkien. Para mim é isto.

PS: Tal como o anterior, vi em 2D (ou versão normal, como preferirem). O 3D compensa assim tanto? É que tirando as lutas, Smaug e aquela parte em que o Bilbo sobe ao cimo da árvore não estou a ver onde mais possa ter sido utilizado de forma realmente interessante.