É um filme numa onda que não é muito a minha, mas tenho que dizer que, tirando os primeiros 20/30m acaba por ser bem conseguido. Os cenários não são nada de especial, mas acabam por se enquadrar na foolishness e no fantástico da história. Sobretudo há-que dar o mérito a quem consegue (melhor ou pior) acabar um filme cujo protagonista se suicida a meio. Por isso vale um 7.
edit só agora reparei, ao ler a critica do sethlad, que este realizador é o mesmo do 12 monkeys. Granda filme esse. Este é bastante mais fraco.

http://www.imdb.com/title/tt1054606/
Fish Tank
Este foi um dos filmes mais premiados de 2009 (incluindo melhor realização em Cannes, nos British Independent Film Awards e na semana dos realizadores do Fantasporto 2010), por isso a expectativa era muita. Antes de mais convem dizer que o desempenho da jovem protagonista é excelente, como que carregando às costas todo o resto do elenco. A história è simples e bem conseguida mas padece, a meu ver como muitos dos filmes deste género (incluo aqui Entre les Murs e outros que tratam dos problemas sociais dos adolescentes pobres e rebeldes da periferia) da falta de um momento alto; uma cena arrebatadora que marque a diferença; un clímax. Mas não, não tem. Por isso fica também pelo 7.
http://www.imdb.com/title/tt1232776/
The Hurt Locker
Fiz questão de ir vê-lo ao cinema para não correr o risco de ser imparcial. È de facto um bom filme. Boa montagem, bons cenários. Grande cena aquela dos snipers no deserto. Discordo totalmente do óscar para melhores efeitos sonoros - não vi nada de especial. Será que é melhor filme que o Avatar? Não me parece. Este último tem uma grandiosidade e uma monstruosidade cénica/visual que ultrapassa qualquer defeito no argumento ou na banda sonora. No entanto, por tudo aquilo que o Hurt Locker retrata da guerra aos americanos, acaba por se compreender o título. É um bom filme mas não é de todo o melhor do ano - quoting sethlad, entre o 7,5 sólido e o 8 forçado.
Ah, também vi o Alice. Só fui porque ando numa de curtir o 3D. De resto...bah...que treta. História absolutamente insípida assente em cenários razoáveis e um não-protagonismo do johnny deep que nem sequer deu pa salvar o filme. Nota 6.