Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Re: Literatura

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » terça nov 15, 2011 10:44 pm

pantufa Escreveu:
Vaargseth Escreveu:Já agora, recomendas algum livro de um autor português? Um que aches mesmo fora de série, e imperdível.

Não sei se isso foi para picar ou nao mas;
Literatura Portuguesa não é de todo a minha especialidade até te dizia que gostei do "No Teu Deserto" Sousa Tavares, mas depois caia-me meio MU em cima. Só te posso dizer que tenho curiosidade em ler os "Ensaio sobre a cegueira" e "Ensaio sobre a lucidez" do Saramago e que gosto muito de um livro chamado "O Elogio do Fracasso" (João Teixeira Freire).

Autores de Lingua Portuguesa tens o Jorge Amado(Brasil) por exemplo. Estou agora a ler Pepetela(Angola) pela primeira vez e estou a gostar bastante.

Não era para picar. Como nunca li grande coisa... tirando Gil Vicente, que amo, e José Rodrigues dos Santos, que por vezes é enfadonho. Esse de Miguel Sousa Tavares já o li umas duas ou três vezes, gostei muito (eles que me ataquem!). Vou tentar arranjar, então, isso de que me falas. Obrigado.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça nov 15, 2011 10:45 pm

Anne Escreveu:Lê Paulo Coelho pantufa.

Spoiler: Mostrar
Estou a brincar.

Fiz mal a alguém? :mrgreen:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça nov 15, 2011 11:05 pm

:lol:

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta nov 16, 2011 8:30 am

Vaargseth Escreveu:
pantufa Escreveu:
Vaargseth Escreveu:Já agora, recomendas algum livro de um autor português? Um que aches mesmo fora de série, e imperdível.

Não sei se isso foi para picar ou nao mas;
Literatura Portuguesa não é de todo a minha especialidade até te dizia que gostei do "No Teu Deserto" Sousa Tavares, mas depois caia-me meio MU em cima. Só te posso dizer que tenho curiosidade em ler os "Ensaio sobre a cegueira" e "Ensaio sobre a lucidez" do Saramago e que gosto muito de um livro chamado "O Elogio do Fracasso" (João Teixeira Freire).

Autores de Lingua Portuguesa tens o Jorge Amado(Brasil) por exemplo. Estou agora a ler Pepetela(Angola) pela primeira vez e estou a gostar bastante.

Não era para picar. Como nunca li grande coisa... tirando Gil Vicente, que amo, e José Rodrigues dos Santos, que por vezes é enfadonho. Esse de Miguel Sousa Tavares já o li umas duas ou três vezes, gostei muito (eles que me ataquem!). Vou tentar arranjar, então, isso de que me falas. Obrigado.

Já agora recomendo-te "Bichos" do Miguel Torga e também os "Contos da Montanha" e "Novos Contos da Montanha". Estes últimos dois gostei especialmente de os ler.
É um autor do qual gostava de ler mais coisas.

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quarta nov 16, 2011 9:12 am

Ya, o Bichos é nice.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta nov 16, 2011 12:05 pm

Imagem

estou a ler este épico pela segunda vez!
god's business, witchfinding!

Anne [RIP 2011/12/24]

Mensagempor Anne [RIP 2011/12/24] » quarta nov 16, 2011 5:18 pm

Imagem

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » quarta nov 16, 2011 8:58 pm

Hoje passei no Vasco da Gama e andei a passear pela Bertrand e pela Fnac. Os ultimos livros que tenho lido foram comprados online, ou já os tinha cá por casa, portanto já há algum tempo que não ia a uma livraria comprar um livro. Esta voltinha serviu para me deixar cheio de vontade de trazer uns quantos livros, mas serviu também para me lembrar porque não leio tanto quanto gostaria. Estive com alguns livros na mão e mesmo cheio de vontade de os trazer, mas comprar livros a 20€ :?

Do que andei a ver, fiquei com bastante vontade de ler Pepetela e Haruki Murakami, e estes ficam já em lista de espera. Acabei por trazer o Trainspotting. Vou ler este em português porque é para o tal contrato de leitura, mas os próximos irei ler em inglês, até porque penso que será muito mais interessante devido à linguagem utilizada, a gíria e as expressões típicas do Reino Unido, e isto perde-se um pouco na tradução.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta nov 16, 2011 9:22 pm

grishnackh Escreveu:Hoje passei no Vasco da Gama e andei a passear pela Bertrand e pela Fnac. Os ultimos livros que tenho lido foram comprados online, ou já os tinha cá por casa, portanto já há algum tempo que não ia a uma livraria comprar um livro. Esta voltinha serviu para me deixar cheio de vontade de trazer uns quantos livros, mas serviu também para me lembrar porque não leio tanto quanto gostaria. Estive com alguns livros na mão e mesmo cheio de vontade de os trazer, mas comprar livros a 20€ :?

Do que andei a ver, fiquei com bastante vontade de ler Pepetela e Haruki Murakami, e estes ficam já em lista de espera. Acabei por trazer o Trainspotting. Vou ler este em português porque é para o tal contrato de leitura, mas os próximos irei ler em inglês, até porque penso que será muito mais interessante devido à linguagem utilizada, a gíria e as expressões típicas do Reino Unido, e isto perde-se um pouco na tradução.

Sai bem mais em conta as promoções loucas da fnac online que propriamente na loja física. Por exemplo, na passada sexta-feira tinhas online livros com 50% de desconto: Tolstoy, Dostoevsky, Kafka, Cervantes, Bolaño, Calvino, etc etc etc.

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » quarta nov 16, 2011 9:53 pm

Pois é preciso é estar atento...

lovecraft
Participante
Registado: terça ago 23, 2011 6:15 pm
Contacto:

Mensagempor lovecraft » quinta nov 17, 2011 12:46 am

Para quem pediu sugestões em português: Álvaro do Carvalhal (Contos). Porque não é só lá fora que se escreveu literatura fantástica no século XIX. Alexandre Herculano (Eurico o Presbítero, O Bispo Negro). Muito antes da modinha do romance histórico o verdadeiro por quem sabia da poda. Fialho de Almeida (Os Gatos). Humor do bom. Se bem que sem atingir o refinamento do britânico, de um Chesterton, por exemplo - mas isso era pedir muito - consegue uma ironia e uma subtileza muito notáveis. E, já agora, um dos últimos lançamentos da SE: Pulp Fiction á portuguesa. Grande colectânea.

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » quinta nov 17, 2011 12:50 am

Converge Escreveu: Tolstoy, Dostoevsky, Kafka, Cervantes, Bolaño, Calvino, etc etc etc.

Nerdish hipster! Aposto que lês isto ao som de Tom Waits. :mrgreen:
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta nov 17, 2011 2:10 am

:lol: Não, por acaso nunca ouvi nada de Tom Waits :oops: no entanto, hoje estava a ler o Terceiro Reich do Bolaño ao som de Alcest.

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Mensagempor Le Point Noir » quinta nov 17, 2011 2:20 am

Vou a meio do primeiro tomo (de quatro) do Guerra e Paz..vamos lá ver para quanto tempo é que isto me dura. :lol:

O último que li, como disse lá mais para trás escolhido entre o Portnoy's Complaint e o Catch-22, acabou por ser o PC. Que coisa mirabolante, acho que é daqueles que se pode ler o livro todo milhentas vezes que nunca vai fartar.
Spoiler: Mostrar
"every girl he sees turns out (hold you hats) to be carrying around between her legs - a real cunt. Amazing! Astonishing! Still can't get over the fantastic idea that when you're looking at a girl, you are looking at someone who is guaranteed to have on her - a cunt! They all have cunts! Right under their dresses! Cunts - for fucking!" :lol:
Oui oui la baguette

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quinta nov 17, 2011 7:00 pm

Nhec Escreveu:
Converge Escreveu: Tolstoy, Dostoevsky, Kafka, Cervantes, Bolaño, Calvino, etc etc etc.

Nerdish hipster! Aposto que lês isto ao som de Tom Waits. :mrgreen:

O Tom Waits come dessa cambada ao pequeno almoço.

Como disse um grande amigo meu " deus enviou-nos dois profetas maiores: jesus e tom waits. a massa conformista, incapaz e pequenina com a pressa do facilitismo de formar um rebanho escolheu adorar o maricas que nao bebia whisky. erro crasso pelo qual pagaremos para sempre. amen"

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante