Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Toretto » sábado jan 12, 2013 10:09 pm

miguel101 Escreveu:
Toretto Escreveu:Pelo menos já se sabe que o Amour ganha o melhor filme estrangeiro. Os outros candidatos podem poupar a viagem.

De certeza? Nem sei quem são os candidatos...

É o único dos estrangeiros que está nomeado na categoria geral. Não é difícil de adivinhar.
Imagem

Death Sailor
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado ago 22, 2009 3:54 pm

Mensagempor Death Sailor » sábado jan 12, 2013 11:06 pm

Enigma Escreveu:
Death Sailor Escreveu:Adorei os hatings ao Anna Karenina, ao Batman e ao Hobbit.

Também não vejo hating nenhum. Simplesmente, há filmes bem melhores. Concretamente em relação ao Anna Karenina, e após ler o livro, mais me convenço que foi um ato falhado. Aliás, se reparares, este filme nem nos BAFTA obteve nomeações nas principais categorias (excepto numa categoria fantástica chamada de ... Outstanding British Film...). Considero-o mesmo um dos filmes menos bons do Joe Wright desde há muitos anos.

Também li o livro e não achei o filme um falhanço. Não é uma hipsterzada como muitos dos nomeados, mas sinceramente já ninguém aguenta o snobismo hipster dos Oscares.

É um filme que perde imenso de meio para o fim. Mas a cinematografia está brilhante, a "execução" da ideia dos bastidores do teatro brilhante está. Peca pela escolha de alguns actores e pela ousadia parva de algumas cenas. Mas não é um falhanço. Nem um mau filme.

phbz
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda jun 13, 2011 12:18 am

Mensagempor phbz » domingo jan 13, 2013 3:48 am

Gentle Giant Escreveu:
phbz Escreveu:Francamente só vi os primeiros 5 minutos do Batman e não aguentei mais de tão ridículo que achei. Melhora assim tanto?

Não melhora, mas isso não desculpa a idiotice que é julgar um filme em 5 minutos, e depois não ver o resto. Se estavas à espera de parecer inteligente com esse acto... falhaste.

Mas eu julguei o filme em 5 minutos? Detestei o inicio do filme e nem consegui continuar (fez-me lembrar algo do género de uma Missão Impossível mas em vez de ser só mau achei ridículo). E perguntei se o filme melhora assim tanto. Parece-me bem simples de compreender.

Gentle Giant
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2011 6:11 pm

Mensagempor Gentle Giant » domingo jan 13, 2013 11:23 am

phbz Escreveu:
Gentle Giant Escreveu:
phbz Escreveu:Francamente só vi os primeiros 5 minutos do Batman e não aguentei mais de tão ridículo que achei. Melhora assim tanto?

Não melhora, mas isso não desculpa a idiotice que é julgar um filme em 5 minutos, e depois não ver o resto. Se estavas à espera de parecer inteligente com esse acto... falhaste.

Mas eu julguei o filme em 5 minutos? Detestei o inicio do filme e nem consegui continuar (fez-me lembrar algo do género de uma Missão Impossível mas em vez de ser só mau achei ridículo). E perguntei se o filme melhora assim tanto. Parece-me bem simples de compreender.

Mas viste o resto do filme ou não? É que perguntares se o filme melhora depois dos 5 minutos só deixa espaço a uma interpretação. É a de que viste 5 minutos, não gostaste, desligaste e julgaste o filme por essa amostra.

phbz

Mensagempor phbz » domingo jan 13, 2013 1:02 pm

Mas viste o resto do filme ou não? É que perguntares se o filme melhora depois dos 5 minutos só deixa espaço a uma interpretação. É a de que viste 5 minutos, não gostaste, desligaste e julgaste o filme por essa amostra.

Bolas, é complicado... Não, não vi o filme todo... só vi os primeiros 5 minutos. Se tivesse visto o filme todo era um bocado bizarro perguntar se melhorava depois dos primeiros 5 minutos. :shock:

Mas, ter parado de ver depois de 5 minutos (com 5 minutos refiro-me à primeira cena do avião), não implica que eu tenha julgado o filme todo, apenas que detestei aquele início (ok a parte da voz do vilão não fiquei mesmo com vontade de a ouvir por mais umas horas, já achava a voz do Batman parva nos outros 2 filmes, não me estava a apetecer juntar mais uma voz idiota). Pronto esta é a primeira parte

Depois como li aqui na diagonal que o filme mereceria mais nomeações fiquei intrigado e perguntei se depois daquele inicio trapalhão, o filme melhorava assim tanto.

Tipo... não sei pq não vi, então perguntei. Se tivesse dito que vi 5 minutos e que o filme era todo uma grande merda a tua saída ainda faria algum sentido. Mas assim confesso que até estou a ter algumas dificuldades em compreender-te.

Enigma
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor Enigma » domingo jan 13, 2013 1:22 pm

Death Sailor Escreveu:É um filme que perde imenso de meio para o fim. Mas a cinematografia está brilhante, a "execução" da ideia dos bastidores do teatro brilhante está. Peca pela escolha de alguns actores e pela ousadia parva de algumas cenas. Mas não é um falhanço. Nem um mau filme.

Tirando a parte da ideia dos bastidores de teatro que, a mim, não me agradou (não pela execução, mas sim pela ideia em si mesmo), concordo com a tua análise.
Só para clarificar o sentido das minhas palavras, utilizei a palavra "falhanço" porque o filme acabou por ficar muito aquém das minhas (se calhar, demasiado altas) expectativas em relação ao mesmo. É um bom filme, mas não um grande filme como esperava. Não sei se já viste os filmes anteriores do Joe Wright, nomeadamente, o Orgulho e Preconceito e o Expiação, esses sim excelentes filmes.
Valfar, ein Windir

HFVM
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm

Mensagempor HFVM » domingo jan 13, 2013 1:36 pm

Estes 3 Batman estão num patamar bastante elevado na minha opinião. O melhor é o segundo. Acho que fazes mal não ver o resto por causa dos 5 minutos iniciais que a mim não me pareceram assim tão ridículos...
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

phbz

Mensagempor phbz » domingo jan 13, 2013 1:50 pm

Pois, já eu não achei grande piada aos outros 2. E quando fui a ver este 3º estava naquela se me apetecia ou não estar a ver um filme e perdi logo a vontade.

Claro que é uma questão de gosto mas pessoalmente a pior coisa que um filme me pode fazer é romper com a minha "suspensão de descrença" e o inicio do filme pulverizou a coisa quase instantaneamente. E um pouco à parte disso - embora não totalmente - não sei mesmo se consigo tolerar a voz do vilão durante o filme todo. Só se a reacção de cada personagem que interaja com ele for o riso incontido, mesmo enquanto morre às suas mãos. Mas é um filme que provavelmente vou acabar por voltar a tentar ver.

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Mensagempor BlackwaterPark » domingo jan 13, 2013 3:17 pm

phbz Escreveu:Claro que é uma questão de gosto mas pessoalmente a pior coisa que um filme me pode fazer é romper com a minha "suspensão de descrença" e o inicio do filme pulverizou a coisa quase instantaneamente.

O que é que acontece assim de tão implausível no inicio? Tendo em conta que os outros filmes já estabaleceram de que se trata de uma realidade exagerada com seres humanos com capacidades mentais/fisicas ligeiramente fora do normal.

Essa sequência inicial, além de ser fantástica de observar e com quase nenhum cgi, é bem capaz de ser uma das poucas partes credíveis do filme, pelo menos para mim. :mrgreen:

miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am

Mensagempor miguel101 » domingo jan 13, 2013 3:55 pm

Toretto Escreveu:
miguel101 Escreveu:
Toretto Escreveu:Pelo menos já se sabe que o Amour ganha o melhor filme estrangeiro. Os outros candidatos podem poupar a viagem.

De certeza? Nem sei quem são os candidatos...

É o único dos estrangeiros que está nomeado na categoria geral. Não é difícil de adivinhar.

Ok. Mas se hipoteticamente ganhasse na categoria geral já não ganhava no dos estrangeiros, certo? (não faço a minima ideia de como funcionam as regras...)

miguel101
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor miguel101 » domingo jan 13, 2013 3:59 pm

Enigma Escreveu:
Death Sailor Escreveu:É um filme que perde imenso de meio para o fim. Mas a cinematografia está brilhante, a "execução" da ideia dos bastidores do teatro brilhante está. Peca pela escolha de alguns actores e pela ousadia parva de algumas cenas. Mas não é um falhanço. Nem um mau filme.

Tirando a parte da ideia dos bastidores de teatro que, a mim, não me agradou (não pela execução, mas sim pela ideia em si mesmo), concordo com a tua análise.
Só para clarificar o sentido das minhas palavras, utilizei a palavra "falhanço" porque o filme acabou por ficar muito aquém das minhas (se calhar, demasiado altas) expectativas em relação ao mesmo. É um bom filme, mas não um grande filme como esperava. Não sei se já viste os filmes anteriores do Joe Wright, nomeadamente, o Orgulho e Preconceito e o Expiação, esses sim excelentes filmes.

Tb gostei do "Orgulho e Preconceito". Aliás tenho um certo um fascinio por filmes de "época". E esse tá bem feito, embora não propriamente inovador. Dentro do género, e se me é permitida a comparação, talvez o que mais me impressionou tenha sido o "Wuthering Heights" da Andrea Arnold, que vi recentemente. Obra prima.

miguel101
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor miguel101 » domingo jan 13, 2013 4:08 pm

Em relação aos Batman gosto bastante do primeiro do Tim Burton, um dos poucos filmes no género "fantasia" que consigo gostar (o meu favorito, talvez, o mal amado "Dune" de David Lynch. De uma beleza hipnotizante, para mim). O segundo dele também não desgosto. Depois ainda cheguei a ver o terceiro, mas já não gostei. Vi também um bocado (desisti algures a meio) daquele com o Heath Leadger, uma interpretação do Joker muito elogiada mas que a mim (pelo menos o bocado que vi) passou-me um pouco ao lado. Gostei mais do Jack Nicholson. Este acho que dificilmente pegarei nele, tanta é a coisa que tenho como prioritária.

Death Sailor
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado ago 22, 2009 3:54 pm

Mensagempor Death Sailor » domingo jan 13, 2013 5:32 pm

Enigma Escreveu:

Sou um pouco suspeita a falar, mas a ideia dos bastidores do teatro fez-me lembrar a ideia de Goffman, de que a vida era comparada ao teatro. Dado ser uma história altamente assente na moral, valores e nos "outros", fez todo o sentido essa análise quase Goffmaniana da história.
Do que falo: http://en.wikipedia.org/wiki/Dramaturgy_(sociology)

Eu não tinha muitas expectativas, confesso. Estamos a falar no livro em que estamos, seria preciso mais de 4 horas para termos um bom filme.
Por acaso... não prefiro o Orgulho e Preconceito. É um filme "bonito" mas nada por aí além.

Acho que o problema de algumas adaptações é mesmo essa. Aliás, ainda estou com medo que vá para a frente a adaptação do "Nossa Senhora de Paris" de que se fala há anos. Penso que nem o Wright conseguiria fazer um bom filme de lá.

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » domingo jan 13, 2013 7:19 pm

phbz Escreveu:Mas, ter parado de ver depois de 5 minutos (com 5 minutos refiro-me à primeira cena do avião), não implica que eu tenha julgado o filme todo, apenas que detestei aquele início (ok a parte da voz do vilão não fiquei mesmo com vontade de a ouvir por mais umas horas, já achava a voz do Batman parva nos outros 2 filmes, não me estava a apetecer juntar mais uma voz idiota). Pronto esta é a primeira parte

A parte do avião achei espectacular. Tal como qualquer filme dos Nolan! :metal:

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo jan 13, 2013 8:29 pm

Imagem

Se com The Town foi a afirmação de Ben Affleck como realizador, com Argo foi a consagração.

Este é um filme de espionagem que não tem muito em comum com muitos filmes do género, pois tem apenas como objectivo uma missão de salvamento.

Baseado em factos verídicos, o filme conta a história de um grupo de seis funcionários da embaixada americana no Irão, que escaparam aos tumultos contra a sua embaixada naquele país no final dos anos 70, refugiando-se na casa do embaixador canadiano. Permanecendo ali sem qualquer hipótese de escape, uma vez que as ruas de Teerão estão infestadas de iranianos revoltados contra a América.
Tony Mendez (Ben Affleck) é o agente da CIA que tem de elaborar um plano de salvamento para os seis americanos sem levantar quaisquer suspeitas das autoridades iranianas.

É um filme carregado de suspense, onde as personagens têm todo o destaque. Não é um filme de acção com perseguições alucinantes, tiroteios e cenas espectaculares, nada disso, é um filme realista e tenta manter-se fiel aos aspectos verídicos da história. Não tem momentos aborrecidos e desnecessários, é muito centrado no enredo e nas suas personagens captando o interesse do principio ao fim.

Argo é a prova de que um filme de espionagem e suspense, nem sempre precisa dos ingredientes habituais hollywoodescos, para ser um bom filme. Uma boa história simples e directa bem realizada e interpretada consegue fazer a diferença. Um dos melhores filmes de 2012.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes