Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Humanure [RIP]

Mensagempor Humanure [RIP] » segunda fev 02, 2004 10:35 am

BD recomendo o Calvin & Hobbes.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » segunda fev 02, 2004 11:25 am

O pessoal parece muito ligado ao "cultural" ou será só para armar aos cucos?
Eu gosto de literatura light para fugir ao stress do dia a dia.

Entre outros aconselho: Milo Manara :lol:

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » segunda fev 02, 2004 2:14 pm

Ora, cada um lá sabe o que procura num livro...eu procuro aprender qualquer coisa com quem sabe mais.

Metalian [RIP]

Mensagempor Metalian [RIP] » segunda fev 02, 2004 4:22 pm

Um desabafo: já tentei ler Saramago, e achei intragável.... Desculpem os que adoram o homem, mas aquilo não está nada bem escrito, comparando com Eças, Augustinas ou outros clássicos....

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » segunda fev 02, 2004 5:27 pm

Eu gostei muito do Memorial do Convento. Mas continuo a achar que Eça de Queirós é e será sempre 'O' escritor portugês por excelência.

TOOL
Participante
Registado: terça jan 27, 2004 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor TOOL » segunda fev 02, 2004 7:53 pm

Metalian Escreveu:Um desabafo: já tentei ler Saramago, e achei intragável.... Desculpem os que adoram o homem, mas aquilo não está nada bem escrito, comparando com Eças, Augustinas ou outros clássicos....

São opiniões. acho que o saramago é mm genial! e acho que o homem escreve mm mt bem, é sublime! mas pronto, essa é mm só a minha opinião! :wink:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » segunda fev 02, 2004 10:53 pm

Como tenho péssima memória para compilar listas de títulos e autores, aqui ficam algumas leituras que me vêm à cabeça:
- Olvidado Rei Gudú de Ana Maria Matute. Muito envolvente e ao mesmo tempo uma interessante reflexão sobre emoções (e a falta delas) e manipulação.
- 1984 de Geoge Orwell. A ditadura eterna. LEIAM. E como exercício, comparem com o regime da Coreia do Norte.
- Qualquer coisa de Marion Zimmer Bradley. Poder e sobrenatural no feminino.
- A Guerra em Directo de Carlos Fino. Acabei de o ler há minutos. Uma crónica de como chegou aos nossos ecrãs de TV o que vimos e do que não vimos.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça fev 03, 2004 10:23 am

Metalian Escreveu:Um desabafo: já tentei ler Saramago, e achei intragável.... Desculpem os que adoram o homem, mas aquilo não está nada bem escrito, comparando com Eças, Augustinas ou outros clássicos....

intragável é eça, saramago é só um pouco custoso de te habituares. mas lê-se bastante bem quando te habituas ao estilo de escrita dele.

TOOL
Participante
Registado: terça jan 27, 2004 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor TOOL » terça fev 03, 2004 11:13 am

Abnos Escreveu:

intragável é eça, saramago é só um pouco custoso de te habituares. mas lê-se bastante bem quando te habituas ao estilo de escrita dele.

ora, nem mais!

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça fev 03, 2004 2:23 pm

Porque é que não se limitam a explanar quais os livros que gostam e porquê?? Quem abriu o tópico perguntou que autores e livros gostam de ler e não para deitarem outros escritores abaixo.

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » terça fev 03, 2004 4:13 pm

"A História do Ocultismo"

Uma colecçao de varios volumes que explicam de forma clara e interessante assuntos varios... alquimia,bruxaria,paganismo,satanismo,blablabla.....

Metalian [RIP]

Mensagempor Metalian [RIP] » terça fev 03, 2004 6:47 pm

Já dei muitas oportunidades ao homem, e mesmo assim não me entra. Não sou obrigado, nem ninguém o é, a gostar dele e a ler os seus livros...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça fev 03, 2004 7:25 pm

Livros q gosto...

Saramago, "Levantado do Chao"-Simplesmente um livro lindo q retrata uma epoca q embora bem proxima no tempo parece distante. Sei q ha aki alguns alentejanos no forum e recomendo q leiam isto vivamente.

Tambem d Saramago, o Envanjelho...O ano da morte d ricardo reis, jangada de pedra, o homem duplicado.

Os livros de Carl Sagan, pla forma como torna o mundo belo sem ter te ir alem dakilo q é o mundo real.

Tolkien todos os livros (nao é por acaso q esta logo depois d carl sagan)

Calvin & Hobbes (lindo)

Nietzche- "assim falou zaratustra" foi uml ivro q m marcou bastante e q ainda gosto d reler.

"Admiravel mundo novo"-Huxley

Viriato, de mauricio pastor muñoz

Wiliam Blake, miguel torga,terry pratchett...sei la mais....

quanto ao hit do momento J.L. Peixoto, Embora goste d ler as cenas dele, nao acho nada de mais. Uma vez um tipo "agoticado" disse-m q se eu gostava d saramago ia adora-lo pq era muito mais brutal...e quando li nao achei mesmo nada por ai alem.

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » quarta fev 04, 2004 1:42 pm

Aqui vão as minhas sugestões:

[Para além de algumas obras já referidas, entre elas: "Os Maias" de Eça de Queirós (o nosso grande naturalista/realista, aquele que melhor descreve as entranhas do que é ser-se Português...um poder descritivo fora do comum!), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de Saramago, "O Perfume" de Patrick Süskind (genial e de fácil leitura), "The Marriage of Heaven and Hell" de W. Blake, "O Processo" de Kafka, "Sidhartha" de Herman Hesse, etc. ... ]

*vénia* Nietzsche - TODOS - nele se dá a grande desconstrução das principais linhas do pensamento ocidental, o seu pico : "Assim Falava Zaratustra"

*vénia* Martin Heidegger - "Carta Sobre o Humanismo" - Crítica, precisamente, ao Humanismo e ao rumo que tomaram as Ciências Humanas.

Thomas Kuhn - "A Estrutura das Revoluções Científicas" - o que de mais recente e inovador se faz dentro da Epistemologia/Filosofia da Ciência.

Levi Malho (professor de Cosmologia na FLUP)- "O Deserto da Filosofia" - um bom livro que pode servir de introdução à Filosofia.

Machiavel - "O Princípe" - um livro de estratégia política, que parece ter influenciado alguns regimes do século passado. (A edição da Europa-América contém os comentários de Napoleão Bonaparte.)

Georges Minois - "História dos Infernos" - como o Inferno foi concebido ao longo dos tempos.

Já que alguém referiu G. Orwell, autor de anti-utopias, lembrei-me de sugerir também "Utopia" de Thomas More.

Uma referência ainda às obras de Damásio, grande neurologista e cientista, que, por acaso, até escreve bastante bem, mas que nem sempre é feliz quando entra nos campos da Filosofia...

Ui! E já chega!...

Deathwing [RIP]

Mensagempor Deathwing [RIP] » quarta fev 04, 2004 2:09 pm

Eu sou tipo Ze Povinho. leio o jornal da bola e as revistas de programaçao e banda desenhada.
Ocasionalmente literatura de ficçao cientifica e fantasia.
Tivesse guito para gastar em Livros e investia em Tom Clancy e Stephen King.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante