Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Last Light » domingo nov 07, 2010 11:39 pm

Déjà loin Escreveu:Para quem nunca leu Paul Auster, que livro recomendam?

The Brooklyn Follies. Ultrapassou o Invisible, a meu ver. Grande, grande, grande livro! qual fnac, qual quê: hardcovers usados como novos a 5 eur na amazon :mrgreen:

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » segunda nov 08, 2010 12:49 am

O Invisível
Noite do Oráculo
Leviathan
Brooklyn follies
O livro das ilusões

Em todos eles existem histórias do arco da velha com cenas a acontecer do nada que não se está minimamente à espera e pormenores deveras peculiares já não me lembro em qual deles é que foi, mas há um qualquer em que o Senhor Auster devia estar (especialmente )deveras inspirado e aquilo dá umas voltas extremamente maradas, acho que é no Livro das Ilusões ou na Noite do Oráculo. A nível de assunto e personagens são todos mais ou menos parecidos. Nos livros dele também há sempre referencias a outros escritores/realizadores/actores/pintores e um certa dose de baseball.

Ps: Quando li o Invisível já tinha lido pelo menos 9 livros(8 romances e 1 autobiográfico) dele e mesmo assim este bateu-me de uma forma algo violenta, mais do que a nível do enredo achei-o extremamente bem escrito como se o homem aos 60 e tal anos estivesse mais maduro e a vontade com as palavras do que nunca. O facto da historia se passar em 3 cidades completamente diferentes tambem ajudou a baila.

Este Sunset Park está ao nível dos outros mas a mim soube-me a pouco, daqueles que podia muito bem ter mais umas 50/70 páginas. Estou agora a ler o autobiográfico "Da mão para a boca".

Ps: Converge, checka este cota:
Pedro Juan Gutierrez
http://en.wikipedia.org/wiki/Pedro_Juan_Gutierrez
Última edição por pantufa em sábado nov 13, 2010 2:31 am, editado 1 vez no total.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta nov 12, 2010 4:54 pm

Mesmo a acabar a biografia do Christopher Hitchens, Hitch-22 e aquilo que mais me ocorre e tem ocorrido é que a minha vida é extraordinariamente desinteressante... :roll:
De resto, fiquei agradavelmente surpreendido pelo facto de o senhor ser bastante mais do que "aquele tipo que diz que a religião é uma merda"...Quer dizer, também diz, mas diz outras coisas bem mais interessantes. Recomenda-se.

Entretanto, confesso que gostava de dar uma olhadela a isto:

Imagem

Pena não haver a mesma tradição para as nossas figuras políticas...

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » sexta nov 12, 2010 4:58 pm

Comecei isto há um par de dias:

Imagem

Como sempre, gosto de "tragar" um ou dois grandes clássicos por ano. Chegou a vez do sr. Melville. :)

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta nov 12, 2010 5:02 pm

Sethlad Escreveu:Comecei isto há um par de dias:

Imagem

Como sempre, gosto de "tragar" um ou dois grandes clássicos por ano. Chegou a vez do sr. Melville. :)

Gira essa edição. A minha também é penguin mas é ranhosa... :lol:

Para "clássicos" é realmente um mimo. Arranja-los a meia dúzia de patacos (mais ou menos).

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta nov 12, 2010 5:04 pm

Uma vez que a meu intermediário do Circulo de Leitores deixou de ser sócio, fiz-me sócio só para adquirir isto.
Imagem

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » sexta nov 12, 2010 6:16 pm

prepara-te para uma seca das antigas quando o Melville começar a descrever os diferentes tipos/raças de baleias. Fora isso, sublime!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta nov 12, 2010 9:13 pm

Depois de lidos Nineteen Eighty-four do orwell, brooklyn follies do Auster, Morreste-me do JL Peixoto e as Cebolas rios que vão do Toni Antunes, comecei este:
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta nov 12, 2010 10:34 pm

Converge Escreveu:Depois de lidos Nineteen Eighty-four do orwell, brooklyn follies do Auster, Morreste-me do JL Peixoto e as Cebolas rios que vão do Toni Antunes, comecei este:

Fdx, quantos livros lês por mês? :shock:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta nov 12, 2010 10:44 pm

Não sei :oops: hehe Um livro dura-me uma semanita, regra geral.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça nov 16, 2010 9:36 pm

E pronto, Vooder, lá se foi o Livro :lol:
:arrow: Imagem

DoomusMaximus
Participante
Registado: quarta jun 16, 2010 8:57 pm

Mensagempor DoomusMaximus » terça nov 16, 2010 10:01 pm

Imagem

Apresentação dos primeiros 3 livros da Eucleia Editora, com a participação de Ernesto Guerra, na Fnac de Santa Catarina, Porto, no dia 8 de dezembro, às 18 horas.

A apresentação contará com a presença dos dois editores e com a participação especial de Ernesto Guerra, vocalista dos Heavenwood.

http://eucleiaeditora.com/2010/11/16/ap ... -catarina/

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta nov 17, 2010 11:13 am

Lido o "Violência" de Slavoj Zizek e peguei no "Portugal - Ensaios de História e de Política" do Vasco Pulido Valente.

Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am

Mensagempor Adinatha » quarta nov 17, 2010 1:13 pm

Converge, o que achaste do Livro?

(Já agora, és de Lisboa? Se fores, emprestas-me O Bom Inverno? Queria ler, mas estando fora de casa em estágio não remunerado, há prioridades nos gastos...)

Acabei de ler o segundo volume da Guerra das Bruxas - Deserto de Gelo. Ligeirinho, até não desgostei.
Imagem
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta nov 17, 2010 3:46 pm

Hello. O Livro é uma experiência diferente de tudo o que o JLP tinha vindo a fazer (excluindo o Cal, que é pessa de Teatro), na medida em que a escrita e temática estão mais alegres e não tão pessimistas e, como hei-de dizer, metafísicas (nos outros livros todos ficava com a sensação de que no final o mundo acabava ou dava-se algo que ia para além da compreensão racional). Neste livro é abordada a emigração de portugueses para França durante o regime Salazarista na década de 60, mais precisamente. É também autobiográfico, pois as estórias que se passam com algumas personagens coincidem histórias do JLP e da família dele. O final é surpreendente, desde já aviso :)
Tens aqui uma boa descrição/análise ao Livro: http://um-pedaco-de-mim.blogspot.com/20 ... alise.html

Não, não sou de Lisboa :( o "Bom Inverno" para já está-se a revelar um pouco decepcionante, vou praticamente a meio e esperava mais de mais um dos novos talentos da literatura portuguesa, must admit

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante