Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Re: Literatura

Mensagempor Old_Skull » domingo jun 06, 2010 8:56 pm

Brilhando Escreveu:Li sábado o "Animal Farm"/"Triunfo dos Porcos", do George Orwell. Bem divertido, leitura rápida e analogia bem eficaz, por assim dizer.

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais do que outros".

Uma das mais geniais criações literárias de sempre! Orwell :metal:

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » domingo jun 06, 2010 9:12 pm

Aproveitei a ida dominical a casa dos pais e trouxe o Homenagem à Catalunha versão papel amarelo e pó qb :mrgreen:
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » domingo jun 06, 2010 9:19 pm

Tudo do Orwell é genial (fan boy here).
A Homenagem à Catalunha devia ser a primeira obra do Orwell a ler. Reflecte a sua experiência pessoal enquanto miliciano Republicano durante a Guerra Civil Espanhola e é essencial a uma melhor compreensão do percurso ético e literário do autor.

Depois desse recomendo-os... TODOS!!! :mrgreen:

EDIT: e depois podes ver um excelente filme do Ken Loach baseado na Homenagem à Catalunha - Tierra y Libertad

http://www.imdb.com/title/tt0114671/

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » domingo jun 06, 2010 9:34 pm

Grimner Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:
Ontem acabei o Man in the High Castle do Philip K. Dick. Enquanto livro de história contra-factual é fascinante, pela capacidade do autor em revestir toda a história de um grau de plausabilidade assustador, onde é muito fácil imaginar uma São Francisco japonesa, onde os resquícios da antiga cultura indígena (norte-americana) é procurada pelos cidadãos japoneses, ou uma Inglaterra invadida e ocupada pelos alemães, com as tropas inglesas completamente fanatizadas e a levarem a cabo acções terroristas contra os ocupantes. Outro ponto interessante é a forma como o autor consegue introduzir um "livro dentro do livro", com todas as personagens a partilharem o seu interesse por um romance onde é retratada uma realidade onde os Aliados conseguiam efectivamente derrotar a Alemanha e o Japão (a nossa realidade, portanto), no fundo representando um "what if" invertido para as personagens...

Fuck.
*acrescenta à lista de compras*

O Homem do Castelo Alto de Phillip K. Dick será lançado em Outubro pela editora Saida de Emergência com tradução de David Soares.
Eu por acaso tenho este livro ainda da colecção Argonauta dos livros do Brasil mas a tradução deixa um pouco a desejar... Mesmo asim dá para perceber que este é daqueles livros que têm tudo para serem clássicos 8)

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda jun 07, 2010 12:17 am

Converge Escreveu:Dawn: O Hemingway não é assim um pouco anti-direitos dos animais?

Não sei... O homem claramente gostava da sua tourada e, convenhamos, na década de 30 (quando o livro sai) esse tipo de questões não eram uma grande preocupação.
Ao longo do livro ele preocupa-se mais com o bem-estar dos cavalos do que propriamente com os touros, embora ocupe n páginas a descrevê-los, a forma como se portam na arena, bravura, as diferentes ganadarias, etc e tal.
Mal comparado, o livro é como um longo artigo de jornal sobre a tourada em Espanha, contado na primeira pessoa, já que ele descreve as suas próprias experiências enquanto apreciador daquele espectáculo.
Eu não sou apreciador de touradas, mas ao mesmo tempo não sei muito sobre elas e por isso achei que devia ser uma leitura interessante e, de facto foi. Não me tornei aficionado por causa disso. :lol:

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » segunda jun 07, 2010 9:31 am

Grimner Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:
Ontem acabei o Man in the High Castle do Philip K. Dick. Enquanto livro de história contra-factual é fascinante, pela capacidade do autor em revestir toda a história de um grau de plausabilidade assustador, onde é muito fácil imaginar uma São Francisco japonesa, onde os resquícios da antiga cultura indígena (norte-americana) é procurada pelos cidadãos japoneses, ou uma Inglaterra invadida e ocupada pelos alemães, com as tropas inglesas completamente fanatizadas e a levarem a cabo acções terroristas contra os ocupantes. Outro ponto interessante é a forma como o autor consegue introduzir um "livro dentro do livro", com todas as personagens a partilharem o seu interesse por um romance onde é retratada uma realidade onde os Aliados conseguiam efectivamente derrotar a Alemanha e o Japão (a nossa realidade, portanto), no fundo representando um "what if" invertido para as personagens...

Fuck.

*acrescenta à lista de compras*

A "mastery" do K. Dick a jogar com diferentes camadas de "realidades" é absolutamente invejável...

Tenho de ler esse, sem dúvida. A ver se o apanho na fnac baratucho.

Adolf Presley
Metálico(a)
Registado: quarta jun 03, 2009 2:48 pm

Mensagempor Adolf Presley » segunda jun 07, 2010 9:40 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:

Acho que ias gostar destes:
- "Fatherland", Robert Harris: passa-se pouco depois da WWII (os nazis ganharam). Também existe uma adaptação cinematográfica catita com o Rutger Hauer no papel principal (<3).
- "The Plot Against America", Philip Roth: O aviador e simpatizante nazi (alegadamente) Charles Lindbergh vence Roosevelt na corrida à Presidência.

Tenho ideia, não sei porquê, de volta e meia falar nestes dois livros aqui. Devia começar a variar mais nos temas de leitura talvez.

:arrow: Continuo com o "Infinite Jest", que é mega-grande e provavelmente ainda vou demorar umas 3 semanas a terminá-lo, puff.
Reality can suck my dick.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » segunda jun 07, 2010 8:04 pm

Comecei hoje O Idiota, estou a gostar.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça jun 08, 2010 7:24 am

Adolf Presley Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:

Acho que ias gostar destes:
- "Fatherland", Robert Harris: passa-se pouco depois da WWII (os nazis ganharam). Também existe uma adaptação cinematográfica catita com o Rutger Hauer no papel principal (<3).
- "The Plot Against America", Philip Roth: O aviador e simpatizante nazi (alegadamente) Charles Lindbergh vence Roosevelt na corrida à Presidência.

Tenho ideia, não sei porquê, de volta e meia falar nestes dois livros aqui. Devia começar a variar mais nos temas de leitura talvez.

:arrow: Continuo com o "Infinite Jest", que é mega-grande e provavelmente ainda vou demorar umas 3 semanas a terminá-lo, puff.

O Plot Against America já li e também já o recomendei aqui a alguém :lol: . Até ver foi o único do Roth que li e achei muito bom. O Fatherland também já ouvi falar, mas nunca o cheguei a arranjar.

ratatapumparapapum
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm

Mensagempor ratatapumparapapum » terça jun 08, 2010 8:22 am

Vou começar Alice No País das Maravilhas, e talvez depois ataque o tijolo do Jonathan.

cacildo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
Contacto:

Mensagempor cacildo » quarta jun 09, 2010 4:40 pm

Para quem gosta de Bernard Cornwell recomendo:

Imagem

Sinopse:
Nunca a vida de Napoleão e Wellington foi tão emocionante. Um romance intenso, magistralmente pesquisado - um romance histórico que vai ficar para a História. Napoleão Bonaparte e Duque de Wellington. Dois gigantes da História e um mundo pequeno demais para os abarcar. Corre o ano de 1796 e tanto Arthur Wellesley (mais tarde conhecido por Duque de Wellington), como Bonaparte estão a deixar a sua marca como homens de reconhecido génio militar. Comandante do 33º Regimento de Infantaria, Wellesley é enviado para a Índia, onde as suas habilidades e coragem impressionam grandemente os seus superiores. No papel de comandante do Exército de Itália, Napoleão Bonaparte trava batalhas com sucesso e alcança uma rápida evolução política. Em 1804 proclama-se Imperador de França e ambiciona conquistar toda a Europa. Chegou o tempo para o futuro Duque de Wellington enfrentar Napoleão num combate épico que abalará o mundo e ficará registado para sempre na História.
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta jun 09, 2010 4:57 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:O Plot Against America já li e também já o recomendei aqui a alguém :lol:

8)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » segunda jun 21, 2010 9:55 pm

Fiz uma pausa no Baudolino do Umberto Eco, para me dedicar a uma leitura mais "sauve"

Imagem

Sci-fi passado no ano 10 000 e tal, em que os humanos já colonizaram o sistema solar, manipulam tempo e espaço, e superaram a mortalidade, conseguindo perdurar o seu "eu" mesmo depois da morte física, através de projecções e multiplicações a partir de programas informáticos.

firewalker
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jun 21, 2009 11:56 am

Mensagempor firewalker » segunda jun 21, 2010 10:56 pm

Neste momento estou a ler o 2º livro de Song of Ice and Fire
Imagem
Andava a ler o Wheel of Time, ia começar a ler o 6º livro dessa saga quando decidi fazer uma pausa para finalmente (ando a 4 anos para o fazer) ler Song of Ice and Fire. Até ao momento acho que tem sido excelente. Boa escrita, não se costuma repetir, boas personagens, mundo ta excelente.

Recomendo vivamente :) Claro que quem quiser ler isto e tiver a vontade com inglês, leia versão inglesa porque em português é uma roubalheira 8 livros a 18 euros cada quando deviam ser 4 livros (que em inglês são 9 euros)

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Mensagempor Le Point Noir » terça jun 22, 2010 10:25 pm

Alguém já leu Ondjaki? É nice? A minha SO ofereceu-me isto hoje :)

Imagem
Oui oui la baguette

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes