Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Sethlad » terça out 27, 2009 10:26 am

Adolf Presley Escreveu:
Sethlad Escreveu:
pantufa Escreveu:
Sethlad Escreveu:Agorei comecei a ler mis um do GRANDE mestre Philip K. Dick.

Dificilmente pode bater obras primas como o Valis e o Ubik, mas vamos lá ver...

provavelmente conheces mas pronto... o waking life tb esta fixe.

VI o filme há um par de anos, antes de ler o livro obviamente, e pareceu-me bem conseguido. Nada de genial, mas consegue transmitir alguma da claustrofobia psicológica tipica das historias do Felipe Kapa Pila. O recurso da animação por rotascópio foi uma escolha muito inteligente para lograr alguns dos momentos mais surreais da trama.

O livro, embora não ao nível de outras obras do senhor, leva essa sensação de esquizofrenia muito mais longe. recomendo.

Engraçado, acho o livro um dos melhores, senão mesmo o melhor dele. Provavelmente por ser o mais autobiográfico e triste. E achei o filme muito bom mesmo, conseguiram captar perfeitamente o espírito paranóico-surreal-deprimente da cena.

Se curtes o lado mais autobiográfico e triste recomendo-te (caso ainda não tenhas lido claro) o Valis, já que esse sim é o livro autobiográfico por excelência do PKD onde practicamente tudo o relatado aconteceu de verdade e onde a linha entre realidade, ficção e narração é esticada ao extremo... para mim esse, juntamente com o Ubik, é a obra-prima do senhor.

Anyway, gostos sao gostos, claro. :)

Adolf Presley
Metálico(a)
Registado: quarta jun 03, 2009 2:48 pm

Mensagempor Adolf Presley » terça out 27, 2009 10:28 am

Yah, já li esse, o Ubik e uma carrada deles. Opiniões.
Reality can suck my dick.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça out 27, 2009 2:20 pm

Comprei hoje na fnac... andava à procura dele há muito tempo... alto piço!

Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta out 28, 2009 9:50 am

Adolf Presley Escreveu: :arrow: Continuo à luta com o "Stalin: The Court of the Red Tsar", recomendado ali pelo Chtulhuhluulu Dawn. O gajo era mesmo bera, chiça! :metal:

Era um tipo curioso não era? :roll:

Descobri, entretanto, um livrito que me faltava acabar e aproveitei estes últimos dias para isso. O dito é a Torre do Desassossego (que acho que já tinha posto aqui quando o comecei a ler... :lol: ), de um senhor chamado Lawrence Wright e que, basicamente, é uma história da Al Qaeda, desde as origens "teóricas" aproveitadas de Sayyd Qutb, até ao 11 de Setembro. Não só é uma excelente história da organização, como mostra a total e completa desorganização de grande parte da "intelligence" norte-americana que basicamente consistia na CIA a fazer constantemente um glorioso "Fuck you" a toda a lógica e a todos os sinais de que alguma coisa se estava a preparar em território americano.

Aiwass Escreveu:gostei muito do "Caim" e acho que a polémica se deve mais às recentes declarações do autor que propriamente ao livro, que certamente poucos dos críticos leram. parece-me mais uma sátira inspirada na bíblia que uma crítica explícita (embora esta tb esteja presente, como é óbvio).

A polémica foi, precisamente em relação às declarações e à considerável patetice das mesmas e não ao livro propriamente dito. Pessoalmente achei que as sucessivas declarações do Saramago particularmente infelizes e não sou religioso (longe disso). De qualquer forma, vou gostar de ler o livro, eventualmente.
Por acaso, o artigo do João Miguel Tavares hoje no DN está bem engraçado...http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1402126&seccao=Jo%E3o%20Miguel%20Tavares&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco
Saramago está convencidíssimo de que Deus não existe, mas também está convencidíssimo de que Deus é um pulha. A isto chama-se a lógica da batata. Espero que Saramago escreva um livro sobre ela um dia destes.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » quarta out 28, 2009 12:21 pm

Comecei a tentar ler o Atlas shrugged de Ayn Rand versão ebook no telemóvel :ninja:
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta out 28, 2009 1:03 pm

Brilhando Escreveu:Comecei a tentar ler o Atlas shrugged de Ayn Rand versão ebook no telemóvel :ninja:

As maravilhas da tecnologia... :lol:
Não deixa de ser engraçado como vamos tendo estas pequenas "revoluções tecnológicas" nas mais diferentes áreas...Por acaso não deixava de ser interessante ter aqui uma discussão sobre os e-books e as "novas" formas de ler livros em Kindles e afins...ou telemóveis neste caso 8)

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » quarta out 28, 2009 1:30 pm

Sim, concordo contigo. As declarações dele só o deixaram ficar mal a ele e, de certa forma, mancham o livro, que considero bom.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » quarta out 28, 2009 2:53 pm

Lá está. Como escritor, dos melhores. Agora as constantes declarações que faz, deixam sempre um amargo incrível.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta out 28, 2009 3:23 pm

Eu não morro de amores por Saramago (creio que isso começou quando li o hiper mediano "Todos os Nomes" e a desilusão que foi o Elefante), embora aprecie alguns dos livros que li dele, e um desses é o Caim. Sobre a bíblia ser manual de mais costumes ou não, isso é com cada um: um deus que arruína e manda matar milhares de pessoas, poupando assassinos, dá que pensar. E aqui, como referi, cada pessoa deve pensar se é bom costume ou não.

Sobre o artigo no JN:
"(...)a heresia é um afastamento da verdade "oficial" de uma religião, e por isso pressupõe a existência de fé."

Eu discordo. Um herege ou herético é alguém que inserido num contexto religioso renuncia a essa mesma religião, seja por acreditar noutra ou ser agnóstico/ateu. Por isso é que durante alguns séculos houve a caça ao herege por parte da Santa Inquisição.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quarta out 28, 2009 3:26 pm

Neste momento estou finalmente a ler o Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida. :D

Para meu espanto, estou a gostar bastante.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta out 28, 2009 3:31 pm

Chegou-me hoje com duas semanas de atraso "Elisabeth Costello" do JM Coetzee, usado como novo, por 0.15 pence mais 3.4£ de... portes :lol:

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta out 29, 2009 9:16 am

Converge Escreveu:Eu não morro de amores por Saramago (creio que isso começou quando li o hiper mediano "Todos os Nomes" e a desilusão que foi o Elefante), embora aprecie alguns dos livros que li dele, e um desses é o Caim. Sobre a bíblia ser manual de mais costumes ou não, isso é com cada um: um deus que arruína e manda matar milhares de pessoas, poupando assassinos, dá que pensar. E aqui, como referi, cada pessoa deve pensar se é bom costume ou não.

Sobre o artigo no JN:
"(...)a heresia é um afastamento da verdade "oficial" de uma religião, e por isso pressupõe a existência de fé."

Eu discordo. Um herege ou herético é alguém que inserido num contexto religioso renuncia a essa mesma religião, seja por acreditar noutra ou ser agnóstico/ateu. Por isso é que durante alguns séculos houve a caça ao herege por parte da Santa Inquisição.

Aquilo que mais me espantou nas declarações, sinceramente, é o facto de serem tão básicas, no sentido em que se resume um documento como a Biblia a um mero "soundbyte" lançado no jornal das 20h. Considerar que uma coisa tão complexa e (a meu ver) fascinante como a Bíblia (ou a Tora, ou o Corão) a um "manual de maus costumes", "um absurdo" ou uma coisa "ridicula"... Confesso que vindo de quem vem, é confrangedor.
Em última instância, são chavões destes que depois contribuem para interpretações "à pressão" dos textos e para todo o tipo de fundamentalismos a que já estamos habituados. De resto, fico à espera (tal como o próprio Saramago disse) de um livro (e respectivas declarações) sobre o Corão e o Islão...Espero que não se esqueça...

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quinta out 29, 2009 10:11 am

Realmente, quem manda o Saramago meter-se nos assuntos do metal?

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » quinta out 29, 2009 10:34 am

:D
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta out 29, 2009 10:46 am

Phobos Escreveu:Realmente, quem manda o Saramago meter-se nos assuntos do metal?

Por acaso isso veio-me à cabeça. "Aos 87 anos, deu-lhe para fazer audições para Dark Funeral."

Aquilo foi boquinha para vender livros e causar polémica. Mais embaraçoso foi o ter aceite um debate em que demonstrava claramente não ter grande compreensão do que estava a falar.

Só cá pelas coisas, se um oficial da Igreja tivesse tido os tomates para entrar no joo da generalização bacoca e dizer " O manifesto do Partido Comunista é um manual de maus costumes, responsável pelo massacre de milhões de pessoas as mãos dos que acreditam no que lá está escrito", isso sim, era de homem e tinha piada e era a melhor forma de lhe dar ao Saramago uma apoplexia.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante