Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Re: Literatura

Mensagempor pantufa » sábado abr 04, 2009 6:46 pm

Ultimas aquisições:
Imagem
Imagem
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado abr 04, 2009 6:57 pm

pantufa Escreveu:Ultimas aquisições:
Imagem
Imagem
Imagem

Irrepreensíveis, a meu ver

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado abr 04, 2009 7:04 pm

Comecei ontem e li o primeiro capítulo (oitenta páginas):
Imagem

É conhecido o meu amor a este escritor; até tenho alguns livros autografados, mas nunca esperei que ao quarto livro dele conseguisse criar um verdadeiro mindfuck (só vou em 80 páginas, como disse. Um capítulo). A escrita este senhor não está ao alcance de todos.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » sábado abr 04, 2009 7:30 pm

Converge Escreveu:
pantufa Escreveu:Ultimas aquisições:
Imagem
Imagem
Imagem

Irrepreensíveis, a meu ver

era pa levar + qualquer coisa do kerouac, mas o que havia na fnac d'almada ja eu tenho...

ps: tavam la a tocar os raspect, banda reaagge do algarve, nice :)

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado abr 04, 2009 7:37 pm

Pensei que tinhas comprado isso num site inglês

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » domingo abr 05, 2009 1:55 am

Grimner Escreveu:
meninobesta Escreveu:como diz o meu Pai: Brumas de Avalon = Lenda do Rei Artur versão Lésbica :mrgreen:

O teu pai é Deus.

E ele que leia a trilogia do Cornwell sobre o rei Artur (sim, mais plugs a estes livros e vou acabar por começar a cobrar comissão de vendas :mrgreen:)

Não digo que a MZB não exagere/altere, etc. Contudo é um tipo de literatura que gosto e me faz esquecer a realidade por momentos e, normalmente, é o que procuro quando leio um romance. Quando pretendo ler algo mais coerente com factos históricos normalmente não procuro esse tipo de literatura nem tão pouco procuro a mesma finalidade, procuro sim o mesmo tipo de objectivos de quando vejo documentários.

Já agora, e a propósito da trilogia de Cornwell, tem das melhores descrições de batalhas que alguma vez li, entre outras qualidades. Muito bom.

SFU
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jun 01, 2007 8:44 am

Mensagempor SFU » domingo abr 05, 2009 8:25 am

Bem... É verdade que o tempo dísponivel para os nossos hobies nem sempre chega para tudo! Trabalho, filhos... mas mesmo assim, tiramos um tempinho para a leitura :) Quantos livros lêem por mês?

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo abr 05, 2009 12:33 pm

Adsartha Escreveu:
Grimner Escreveu:
meninobesta Escreveu:como diz o meu Pai: Brumas de Avalon = Lenda do Rei Artur versão Lésbica :mrgreen:

O teu pai é Deus.

E ele que leia a trilogia do Cornwell sobre o rei Artur (sim, mais plugs a estes livros e vou acabar por começar a cobrar comissão de vendas :mrgreen:)

Não digo que a MZB não exagere/altere, etc. Contudo é um tipo de literatura que gosto e me faz esquecer a realidade por momentos e, normalmente, é o que procuro quando leio um romance. Quando pretendo ler algo mais coerente com factos históricos normalmente não procuro esse tipo de literatura nem tão pouco procuro a mesma finalidade, procuro sim o mesmo tipo de objectivos de quando vejo documentários.

Já agora, e a propósito da trilogia de Cornwell, tem das melhores descrições de batalhas que alguma vez li, entre outras qualidades. Muito bom.

Para mim, a questão desses mesmos exageros, e o seu problema, é mesmo a criação de concepções erradas. Desde o acto de achar que a história se desenrolaria em castelos, ou de haver uma qualquer noção de cavalaria no séc. VI. Mas esses erros por acaso até já vêm da própria idade média, uma vez que o mito do rei Artur começou com os romances de cavalaria, e a arte só muit rcentemente teve a preocupação de enquadramento histórico. Vemos isso por exemplo numa pintura renascentista em que personagens da bibilia estão vestidos à séc. XVI... aquilo que a MZB fez foi seguir os romances de cabalaria, e ignorar por completo as sagas bretãs enquanto fontes para o livro.

Para mim, o pior começa quando estas inverdades depois se tornam reais para muita gente que as lê, e eu conheço algumas pessoas, sobretudo no neo-paganismo que vêem aquilo quase como Biblia. Que ela use Castelos 500 anos antes de haver castelos para mim é o menos, que ela distorça a religião Celta e a transforme em algo que um celta não reconheceria nem num milhão de anos, é já outra coisa... já há imensos Wiccas a proclamar que a religião deles tem milhares de anos e é a mais velha na terra (quando tem 80 anos), ou que os Celtas eram de alguma forma matriarcais (coisa impossível numa sociedade dominada por uma mentalidade guerreira, e que por conseguinte escolhia os chefes pelo valor em combate... quanto muito, as mulheres teriam amplos direitos sociais em paridade com os homens, especialmente em comparação com os costumes mais rígidos dos romanos cristianizados, mas casos como a Boudica eram mais a excepção do que a regra. Provavam abertura de espírito na igualdade social, o que é BEM diferente de se ser matriarcal), ou que o fenómeno da caça ás bruxas foi algo de generalizado e uma tentativa de genocídio religioso contra a fé das bruxas (quando esta fé nunca existiu, a perseguição contra a bruxaria na idade média pontuou-se por casos MUITO isolados que dificilmente chegam ao 1% das vitimas da inquisição). A MZB, ela própria wicca e feminista, pouco ou nada faz para desfazer estes mitos, e muito pelo contrário, até os encoraja activamente. De tal forma que hoje não é NADA difícil encontrar gente que acredite neles.

E é daí que vem o meu ódio de estimação, do facto de ela ter escrito aquilo, não com intuitos de escapismo fantasista, mas com uma intenção quase de proselitismo. Terá sido talvez o livro que colocou mais gente interessada na religião wicca, e fá-lo apresentando inverdades como facto. Ainda hoje oiço muita gente, especialmente neo pagãos dizer "ai e tal, mas as bruxas foram perseguidas, e os antigos praticavam o culto da Deusa, e antigamente as mulheres mandavam", e arrepio-me com tanto disparate, tendo muito desse disparate sido fomentado e alimentado pela MZB que o transformou em "cultura de massas". Porque se há muita gente que lê aquilo como simplesmente um conto de fantasia, já tive conversas que quase entraram em autênticas discussões com a simples menção de "pois, mas sabes que nada do que está ali é verdade, certo?"
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » domingo abr 05, 2009 12:58 pm

Adsartha, experimenta Lawhead. Não é misógino nem perde escrita em favor de descrições.

Encontrar os livros em português é que é outro assunto.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » domingo abr 05, 2009 1:08 pm

Grimner Escreveu:mas casos como a Boudica eram mais a excepção do que a regra.

a brave-tart! :mrgreen:

a rapariga conseguiu mostrar à história que os números não são tudo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Watling_Street

mas que os tinha mais no sítio que a maioria dos tipos da altura... isso é inegável! :metal:
god's business, witchfinding!

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo abr 05, 2009 1:25 pm

otnemeM Escreveu:Adsartha, experimenta Lawhead. Não é misógino nem perde escrita em favor de descrições.

O Lawhead para mim é a versão testosterona e cristã da MZB. Tem uma agenda tão evangelizadora quanto a dela, e sinceramente, só consegui chegar até meio do "Taliesin" até este começar quase frenéticamente a dar graças ao Senhor. Não é à toa que o senhor tenha ganho tantos prémios de associações evangelistas... e neste caso, o tendenciosismo é de tal ordem que interfere profundamente na apreciação do livro.

Tão mau um quanto outro...

Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo abr 05, 2009 1:33 pm

meninobesta Escreveu:
Grimner Escreveu:mas casos como a Boudica eram mais a excepção do que a regra.

a brave-tart! :mrgreen:

a rapariga conseguiu mostrar à história que os números não são tudo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Watling_Street

mas que os tinha mais no sítio que a maioria dos tipos da altura... isso é inegável! :metal:

Bem mais tomates que miolos. A generalidade dos chefes "bárbaros" tinha pouco respeito ou paciência para o uso de estratégia, e para eles, muitas vezes um combate era pouco mais que uma briga de bar elevada aos milhares. Uns gajos de um lado, uns gajos do outro, quem tivesse mais vivos no final ganhava. Basta ver os minutos iniciais da série "Roma" para ver que os romanos não lutavam assim, e isso permitia-lhes ganhar combates mesmo com enorme desvantagem numérica. Entre os ditos bárbaros, e descontando Cartagineses, Gregos ou outros povos ditos "civilizados", apenas 3 chefes conseguiram vitórias decisivas contra Roma, Vercingetórix, Viriato e Ariminio. E foi por serem mais espertos, na maior parte dos casos.

Hordes of Yore webpage

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » domingo abr 05, 2009 2:53 pm

otnemeM Escreveu:Adsartha, experimenta Lawhead. Não é misógino nem perde escrita em favor de descrições.

Stephen Lawhead? Tenho aqui a trilogia do Rei Dragão pelo Círculo de Leitores. Gostei imenso de ler mas é mais um autor evangelizador pela metáfora. Não tão barrocamente escrito quanto Tolkien mas também menos pretensioso. É uma bela aventura literária.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » domingo abr 05, 2009 3:02 pm

Comecei a ler o "2001 - Uma Odisseia no Espaço" do Arthur C. Clarke. Até agora, em termos de qualidade, o filme é mesmo irmão gémeo do livro. :)
This is a local shop for local people.

Mastema
Participante
Registado: domingo abr 05, 2009 8:13 pm

Mensagempor Mastema » domingo abr 05, 2009 9:47 pm

Um livro representa muito mais que uma forma de lazer ou cultura, atraves de uma leitura consegue-se extrair sentimentos, experiencias, ideias... muito mesmo. Leio desde muito cedo, a piada foi que o meu avô me obrigava a ler o jornal de noticias para aperfeiçoar a leitura, não me engasgar quando a porfessora me excolhesse para ler um texto. Com essa mania comecei a ler livros daqueles tipo jovens (ricardo radical e um beijo no pé e por ai adiante) até que li o meu primeiro policial que a me ofereceram, Agatha Christie, um corpo na biblioteca, ainda me lembro da historia direitinho.
Em geral o policial é o meu genero de livro e aconcelho a todos os policiais da editora Gotica que são os melhores thrillers psicológicos que conheço.
o meu autor preferido é sem duvida o Peter James que até à data apenas publicou 4 livros, mas todos eles estupendos. Mas fora ele os meus livros mais lidos são:

Um eco distante da Val McDermid: é uma intrigante historia sobre 4 estudantes que encontram um corpo e sao acusados de homicidio, o enredo é simplesmente genial.

A igreja das meninas mortas do Stephen Dobyns: muito bom mesmo, jovens raparigas k sao raptadas e os seus pertences sao entregues a policia

Quem é o Mr. Clarinet do Nick Stone: um ex-boxista que escreveu uma historia de por os cabelos em pé

O psicopata Americano do Bret Easton Ellis: a maior parte já viu o filme certamente, mas o livro nem lhe vê os calcanhares, quanto mais alcançá-los... as descrições no livro são grotescas e assustadoramente belas, o autor permite-nos sentir tudo o que ele escreve.

Assassino de sombras da Val McDermid: um dos melhores livros dela, as mortes são cuidadosamente planeadas e interligadas. Excelente escritora.

Muitos outros livros marcaram-me, não os posso enumerar a todos se não ficava aqui para a eternidade :P mas se gostarem de algum, ou se estiverem interessados, aconcelho vivamente, mesmo :mrgreen:
:jeroen:

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante