Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Adsartha » segunda mar 30, 2009 10:00 pm

beastchild Escreveu:
Adsartha Escreveu:AHAH! Eu li os 2 primeiros do Ricardo Pinto e depois nunca mais vi nada, não fazia ideia que ía sair o 3º.

Sim, realmente aquilo é completamente novo, confuso até. Quando li andava com a cabeça às voltas com aquelas leis malucas, tinha de voltar atrás para ter a certeza que tinha percebido tudo, já nem me lembro muito bem. No último o outro foi liderar aquele ataque e o principal ficou naquela aldeia não foi? Algo assim, acho que tenho de reler os livros antes de ler esse 3º quando o comprar.

Philip Pullman, não conheço nada dele. Que género de escrita?

Ve o site dele http://www.ricardopinto.com/. Pois a mim tb havia mta coisa q me fazei confusão, mas a ver o site imaginei melhor as coisas, cm os suportes gráficos que ele lá tinha. Tou mto expectante com este terceiro volume. Sim, "Os Guardiões dos Mortos" acabam mais ao menos assim.

Phillip Pullman - Northern Lights (Os Reinos do Norte) em americo ficou como "A Bússola Dourada" mto bom, dá uma vista de olhos.

O que andas a ler agora?

Vou dar uma espreitadela ao site dele um dia destes antes de comprar o livro.
"Os Reinos do Norte", lembro-me dessa capa.
Há um outro autor que também tem uns livros do género bastante interessantes, Robert Jordan, conheces?

Ando a ler "Legacy of the Drow" de R.A Salvatore, é um 4 em 1, é pesado para caramba pelo que só leio em casa e intervalo-o com outros livros.
Imagem

Noutra vertente, mais ao jeito de Marion Zimmer Bradley e Juliet Marillier, esta é a minha próxima compra já que dos livros que quero comprar nos próximos tempos este é o único que já saiu e eu tenho lido todos os livros desta saga, é da autora portuguesa Sandra Carvalho.
Imagem

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » segunda mar 30, 2009 10:36 pm

Ora, ando a ler os seguintes livros:

Imagem
Imagem
Imagem

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » segunda mar 30, 2009 11:41 pm

Adsartha Escreveu:
beastchild Escreveu:
Ve o site dele http://www.ricardopinto.com/. Pois a mim tb havia mta coisa q me fazei confusão, mas a ver o site imaginei melhor as coisas, cm os suportes gráficos que ele lá tinha. Tou mto expectante com este terceiro volume. Sim, "Os Guardiões dos Mortos" acabam mais ao menos assim.

Phillip Pullman - Northern Lights (Os Reinos do Norte) em americo ficou como "A Bússola Dourada" mto bom, dá uma vista de olhos.

O que andas a ler agora?

Vou dar uma espreitadela ao site dele um dia destes antes de comprar o livro.
"Os Reinos do Norte", lembro-me dessa capa.
Há um outro autor que também tem uns livros do género bastante interessantes, Robert Jordan, conheces?

Ando a ler "Legacy of the Drow" de R.A Salvatore, é um 4 em 1, é pesado para caramba pelo que só leio em casa e intervalo-o com outros livros.
Imagem

Noutra vertente, mais ao jeito de Marion Zimmer Bradley e Juliet Marillier, esta é a minha próxima compra já que dos livros que quero comprar nos próximos tempos este é o único que já saiu e eu tenho lido todos os livros desta saga, é da autora portuguesa Sandra Carvalho.
Imagem

Já li "O Olho do Mundo" do Jordan, tenho de ler os outros estas férias...do verão...o livros são grandinhos, mas consegui lê-lo em 2 semans (800 páginas!!! :| ). Já leste George R.R. Martin??
O que me aconselhas de R.A. Salvatore?
Tenho de ler Steven Erikson, já me disseram que também é mto bom.
O que me podes dizer sobre a Sandra Carvalho?
Relativamente ao Pullman, aconselho-te realmente, nunca 400 páginas foram tão apetitosas para mim, ele lanças-te pistas no início e revela-te-as no meio, depois chegas ao final e ten um GRANDE TWIST!!! mto bom mesmo!

Imagem a capa versão filme (só vale pelo urso, grande personagem)
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça mar 31, 2009 3:02 am

So Salvatore, Do Legacy of the Drow para a frente. O calhamaço ali apresentado entretem q.b., e fornece as bases para a compreensão da saga do Drizz't.

O grande "problema" dos livros do Salvatore, é que embora sejam todos romances isolados, lêem-se e compreendem-se melhor quando encadeados. Começar pelo Spine of the world, por exemplo, é perder uma reviravolta de argumento que o Salvatore em livros anteriores demorou 4 anos a construir, ainda que seja formalmente um livro bem mais maturo e conseguido.

O maior problema do Salvatore é só ter desenvolvido a capacidade de criar personagens "coloridos" a partir de uma certa fase. Consegue escrever livros quase à pressão, mas a escrita é limitada (quase todas as sequencias de batalha são descritas usando os mesmos artificios, por exemplo... Down went drizz't, Scimitar flashing,Up went Entreri, dagger stabbing, e por aí fora). Mas há outros personagens que parecem secundários que acabam por fazer inteiramente os livros.

Em relação ao resto... Não tarda, creio eu, justifica-se um book report ao que já li do Ulysses. Só pela diversão.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça mar 31, 2009 3:03 am

E, com o risco de ser torturado, a Marion Zimmer é meu ódio de estimação.

Hordes of Yore webpage

John Doe
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo abr 13, 2008 4:27 pm

Mensagempor John Doe » terça mar 31, 2009 3:35 am

Aiwass Escreveu:é do Boris Pasternak.
Quanto à minha leitura actual:

Imagem

Palahniuk=mestre
Imagem 'sup

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » terça mar 31, 2009 10:23 am

paulo figueiredo Escreveu:Ora, ando a ler os seguintes livros:

Imagem

Excelente! :metal:

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » terça mar 31, 2009 10:32 am

Agora estou a ler este, sendo que já comprei o segundo volume também.

Imagem

Parece-me interessante, eu papo muita coisa tudo destas sagas nórdicas, sendo que nestas primeiras páginas me parece um livro bem descritivo do panorama quotidiano norueguês na Era em que se insere, não enveredando tanto por caminhos mais místicos e/ou sobrenaturais. Quando acabar faço um comentário como deve ser.
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça mar 31, 2009 10:35 am

Converge Escreveu:
Grimner Escreveu:
Cthulhu_Dawn Escreveu:Manual de Direito Internacional

The World since 1945 - A History of International Relations

Por motivos de força maior... :|

Lê-o imaginando todos os intervenientes como num musical. Sim, até o Estaline. Vais ver como se lê muito melhor.

:|

Falando em Staline, um dia hei-de ler o Dr Jivago (Givajo?), cujo autor me escapa agora, mas que há vi à venda. Um bom calhamaço, diga-se de passagem.

Já agora, recomendo o "In the Court of the Red Tsar" do Simon Sebag Montefiore. Está excelente. A abordagem é completamente focada na personagem e no séquito todo que girava a volta dele. O autor baseou-se em documentação que foi ficando disponível nos últimos anos (entrevistas com familiares ainda vivos de alguns dos membros da "corte", notas e apontamentos do ditador e análise das obras já existentes) o que lhe permitiu construir toda a história exclusivamente centrada na figura do ditador e dos que lhe estavam próximas.
Chega-se ao fim do livro e consegue-se perceber a paranóia que rodeava toda aquela "família" de dirigentes e ao mesmo tempo fica-se com uma imagem humanizada (e não propriamente no bom sentido) do "Uncle Joe"...
Outro que também dizem que é bom é o "Koba, o Terrível", mas esse infelizmente não li... :|

korpus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda dez 15, 2008 7:11 pm
Contacto:

Mensagempor korpus » terça mar 31, 2009 12:18 pm

Bem mesmo no meio da confusão que é a faculdade...pus me a ler uma das minhas últimas compras..."Um olhar sobre o holocausto" :metal:

Lucie Ferr
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda fev 09, 2009 1:48 pm

Mensagempor Lucie Ferr » terça mar 31, 2009 1:24 pm

Acabei o Brisingr e tou agora a dar no The Violent Bear it Away da Flannery O'Connor. Até ver, MUITO BOM.
Keep your friends close, your enemies closer if you can...

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » terça mar 31, 2009 6:15 pm

beastchild]Já li "O Olho do Mundo" do Jordan, tenho de ler os outros estas férias...do verão...o livros são grandinhos, mas consegui lê-lo em 2 semans (800 páginas!!! :| ). Já leste George R.R. Martin??
O que me aconselhas de R.A. Salvatore?
Tenho de ler Steven Erikson, já me disseram que também é mto bom.
O que me podes dizer sobre a Sandra Carvalho?
Relativamente ao Pullman, aconselho-te realmente, nunca 400 páginas foram tão apetitosas para mim, ele lanças-te pistas no início e revela-te-as no meio, depois chegas ao final e ten um GRANDE TWIST!!! mto bom mesmo!
[quote="beastchild Escreveu:

Nunca li George Martin. EM relação ao R.A. Salvatore o "...Drow" é o único que tenho não conheço os outros, pelo que a análise do Grimner é certamente mais valiosa do que a minha e eu própria também a vou levar em consideração porque ainda só li 200 páginas.

Sandra Carvalho: se já tiveres lido "A Filha da Profecia" da Juliet Marillier, a primeira metade do 1º livro da saga, "A Última Feiticeira",vai irritar até dizer chega porque é uma cópia chapada e uma boa parte da história tem bastantes analogias com a história do 1º que referi, mas depois vai ganhando contornos próprios e é daqueles livros que não consigo fechar até perder os sentidos, isto falando nos já 4 livros da saga excepto o último que ainda não li. Ela tem uma escrita fluída e a história entranha-se. A narrativa é feita pela personagem principal que é uma mulher, como nos livros da Juliet Marillier e como nas Brumas da Marion Zimmer Bradley, é esse tipo de história, mas com vikings à mistura como em "Filho de Thor" da Juliet Marillier também que, já agora e como o Ulver frisou, é muito porreiro. É uma questãoo de experimentares.

Esse pormenor do Pullman é meio caminho andado para um dia ler, gosto desse tipo de desenvolvimento.

Grimner Escreveu:E, com o risco de ser torturado, a Marion Zimmer é meu ódio de estimação.

Claro que não, há que haver diversidade. Se gostássemos todos do mesmo era uma seca e não aprendíamos nada. Já tentaste ler obras dela sem ser as Brumas de Avalon e os outros que estão relacionados?

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça mar 31, 2009 7:16 pm

ulver Escreveu:Agora estou a ler este, sendo que já comprei o segundo volume também.

Imagem

Parece-me interessante, eu papo muita coisa tudo destas sagas nórdicas, sendo que nestas primeiras páginas me parece um livro bem descritivo do panorama quotidiano norueguês na Era em que se insere, não enveredando tanto por caminhos mais místicos e/ou sobrenaturais. Quando acabar faço um comentário como deve ser.

A Marillier, sendo um bocado "discipula" da MZB consegue ser bem melhor. Pelo menos nesta série, ou nesse livro, que também tenho. Éuma visão um bocadinho "estilizada" do quotidiano nórdico, mas fiel o quanto baste. Aconselho no entanto vivamente a saga do Rei Alfredo, do Bernard Cornwell (O último Reino, O Cavaleiro da Morte e os Senhores do Norte), alguns dos melhores e mais fiéis retratos das sociedades Nórdicas e saxónicas.

E a Zimmer Bradley, a minha embirração provém dos abusos feministas na escrita dela.

Hordes of Yore webpage

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » terça mar 31, 2009 7:35 pm

Imagem

Este rabeta já chegava, tenho teste na segunda feira :|.
Assez lent, si vous le voulez bien.

REG [RIP 2011/01/28]

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » quarta abr 01, 2009 12:37 am

Posso fazer também uma recomendação?

Paulo Coelho - "Veronika Decide Morrer"

Nao é dos meus autores preferidos, até nem gosto muito dele, mas este livro é qualquer coisa!

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes