Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
TOOL
Participante
Registado: terça jan 27, 2004 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor TOOL » sábado jan 31, 2004 3:18 pm

bem... talvez:

O evangelho segundo jesus cristo - José Saramago

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

O Processo - Franz Kafka

A Metamorfose - Franz Kafka

Siddhartha - Herman Hesse

O Perfume - Patrick Suskind

A Aparição - Virgílio Ferreira

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sábado jan 31, 2004 3:35 pm

Discworld de Thery Pratchet! Nunca pensei que isso existisse em livro! Perdoa a ignorância mas só conheço a famosa aventura gráfica que tive o prazer de jogar e acabar! Lembro-me que nessa altura os cd´s tinham aparecido há pouco tempo e poucos podiam comprar um leitor. Assim, comprei a versão em diskettes e fiquei absolutamente fascinado quando vi que a caixa tinha lá dentro 52 diskettes!!!! Naquela altura era puto e achava que os melhores jogos eram os que tinham mais diskettes!!! :lol:

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sábado jan 31, 2004 3:38 pm

Gostei muito de ler A Metamorfose de Kafka mas não conheço os outros livros do autor. Foi um livro pequenito mas que me impressionou muito pelo ambiente claustrofóbico e surreal da situação da personagem principal.

Crime e Castigo de Dostoievsky também é muito bom pela sua intensidade e igual claustrofobia.

Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Mensagempor Rick » sábado jan 31, 2004 4:05 pm

Terry Pratchett é absolutamente genial. Já li trinta e tal livros dele. É o melhor. Tenho dito.

José Lopes [RIP]

Mensagempor José Lopes [RIP] » sábado jan 31, 2004 5:05 pm

Crime e Castigo de Dostoievsky também é muito bom pela sua intensidade e igual claustrofobia.

Concordo plenamente :evil:

Se puderem, leiam também "O Jogador" de Dostoievsky.

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sábado jan 31, 2004 5:15 pm

Zé, não sei se estão a falar do mesmo Discworld. Tenho um livro em BD do Terry Pratchett chamado "Mort" e traz a indicação "a Discworld big comic". Discworld é uma marca registada do TP, deve ser o "selo" dele. Só não sei é se o Rick se referia a Literatura ou BD.

Rick
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Rick » sábado jan 31, 2004 5:27 pm

Os comics que se fizeram são adaptações dos livros, e não me interessam particularmente (apesar de ser um grande fan de banda desenhada). Nada chega aos pés das histórias originais. Quanto aos jogos de computador (baseados também nos livros) já se fizeram pelo menos três, e reconheço que estavam muito bons (principalmente para quem é leitor, e que por isso apanha muito mais referências que um jogador casual).

Rick
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Rick » sábado jan 31, 2004 5:28 pm

Entretanto os livros do Pratchett começaram agora a ser traduzidos para Português, mas aconselho sem reservas os originais em Inglês porque muitas das piadas e jogos de palavras são intraduzíveis.

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » sábado jan 31, 2004 5:35 pm

A unica coisa que leio é a revista Gina.

SoupNazy [RIP]

Mensagempor SoupNazy [RIP] » sábado jan 31, 2004 7:10 pm

O Pratchett é um mestre do nonsense, verdadeiramente brilhante!

holy_smoke [RIP]

Mensagempor holy_smoke [RIP] » sábado jan 31, 2004 11:25 pm

1984 - George Orwell

RiDe On!! \m/

TOOL
Participante
Registado: terça jan 27, 2004 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor TOOL » domingo fev 01, 2004 12:35 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:Gostei muito de ler A Metamorfose de Kafka mas não conheço os outros livros do autor. Foi um livro pequenito mas que me impressionou muito pelo ambiente claustrofóbico e surreal da situação da personagem principal.

então,se te impressionou, aconselho-te a continuares a ler kafka, pq isso é uma constante nos livros dele. :wink:

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » domingo fev 01, 2004 3:19 am

Amphion peço desculpa por te ter percebido mal, se calhar como ja foi referido o estilo de fc (um pouco como o metal) é muito descriminado.

Apenas uma adenda ao que o beast disse sobre este assunto é que muitas vezes os ambiente nem são universos e planetas diferentes mas a nossa terra em contextos sociais diferentes onde camufladamente os autores reflectem o que apreendem e expoem o que "acham" sobre a forma como nos relacionamos e regra geral para onde queremos Nós (humanidade) ir.

e a proposito antes de ires tratar de algum assunto com serviços publicos le "o processo" de Kafka :twisted:

:metal:

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » segunda fev 02, 2004 10:29 am

nas minhas propostas esqueci-me de recomendar o rei lear de shakespeare... n sei como é q isso me escapou... anyway, foi bastante falado há uns tempos atrás por ter sido re-traduzido pelo álvaro cunhal. já tive oportunidade de ler essa edição e além de tar toda l33t e cócózinha de aspecto está uma tradução muito agradável e completa. e claro, é um grande livro.

AnneGwish [RIP]

Mensagempor AnneGwish [RIP] » segunda fev 02, 2004 10:31 am

Para quem aprecia Franz Kafka, recomendo vivamente O Processo , que também, à sua maneira, suscita uma enorme sensação de clausura.

De Dostoievsky recomendo tudo! O Idiota (o meu preferido), O Eterno Marido, Crime e Castigo, O Jogador e Os Cadernos do Subterrâneo.

:)

Para quem gosta de BD, as minhas preferências recaem sobre Johnny The Homicidal Maniac de Jhonen Vasquez e Lenore de Roman Dirge.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes