Literatura
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!
Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!
Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Re: Literatura
acho que o Estalinismo até é das coisas menos criticadas no livro (se formos ao triunfo dos porcos já concordo mais).
Penso que no 1984 a manipulação das massas e o total abandono de uma causa politica foi a coisa que mais me marcou e assustou.
Penso que no 1984 a manipulação das massas e o total abandono de uma causa politica foi a coisa que mais me marcou e assustou.
god's business, witchfinding!
- Nevoeiro
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
- Contacto:
meninobesta Escreveu:oh Nevoeiro: que raio de desculpa o Svenn arranjou para se ir meter no meio do monte cassino?
Não arranjou, o livro começa com o regimento dele à espera do desembarque dos fuzileiros americanos pela costa que vai de Palinuro a Torre del Greco, sem explicar como foram lá parar. Pelo menos do que me recordo. A partir daí é sempre a recuar até Monte Cassino. Estava na ideia que os americanos tinham invadido a costa italiana sem grande oposição e que os alemães só depois teriam irrompido pelo país dentro. Vá, alguma coisa está a falhar nisto, deduzo que seja eu. Ele refere frequentemente a presença de tropas alemãs transferidas da frente leste para a Italia. Parece que dá a entender que teria acontecido o mesmo com ele.
Cthulhu_Dawn Escreveu:Imagino que já tenhas passado por eles, mas os livros do Anthony Beevor estão muito bons.. Pelo menos os que li...o da batalha por Berlim e o de Estalinegrado.
O Europe at War do Norman Davies também está jeitoso.
Olha, por acaso não conhecia. Muito obrigado pela dica. Quando acabar de ler este autor viro-me para esse.

Ainda não o li todo, mas foi a primeira coisa que identifiquei dado que o Estado é totalitário, há controlo de tudo e a abordagem comunista dada ao Partido.
Fuck you, you fuckin' fuck!
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Em relação ao Orwell tem existido, desde há algum tempo, alguma controvérsia em torno da sua verdadeira posição e motivação política/ideológica. Há quem inclusivamente o refira como um agente a soldo do Ocidente infiltrado nas fileiras da esquerda europeia.
Um olhar mais atento à sua história de vida, bem como a sua obra, creio que imediatamente destrói qualquer suspeição.
Orwell, como outros seus contemporâneos, assiste à ascenção do fascismo na Europa, vive e combate pelo ideal Republicano Espanhol e sobretudo assiste impotente ao triunfo dos totalitarismos e à derrocada da do ideal revulocionário.
Inicialmente membro do ILP (Independent Labour Party), um partido comunista dissidente inglês, voluntaria-se para combater a sublevação fascista em Espanha e acaba, por acaso, a combater com as milicias da CNT e do POUM (Anarquistas e Comunistas/Libertários). A experiência durante a guerra civil espanhola acabaria por afastá-lo de qualquer estrutura partidária.
1984 é escrito em 1948, pós II Guerra, numa altura em que os Blocos Ocidental e Soviético se afirmavam.
Em meu entender é essencialmente um ensaio, brilhantemente enredado, que expressa o desencanto de quem levou a vida a combater todas as formas de opressão e totalitarismo e assiste ao nascimento de uma nova era, na qual os poderes instituidos (independentemente do fundamento político/ideológico), a qualquer custo, se recorrem de todo o conhecimento disponível para manter sob controlo as populações e garantir a reprodução das estruturas de poder.
Nesse sentido, resumir o 1984 a uma crítica ao Estalinismo não presta a devida homenagem ao Autor e ao Homem que foi George Orwell.
Um olhar mais atento à sua história de vida, bem como a sua obra, creio que imediatamente destrói qualquer suspeição.
Orwell, como outros seus contemporâneos, assiste à ascenção do fascismo na Europa, vive e combate pelo ideal Republicano Espanhol e sobretudo assiste impotente ao triunfo dos totalitarismos e à derrocada da do ideal revulocionário.
Inicialmente membro do ILP (Independent Labour Party), um partido comunista dissidente inglês, voluntaria-se para combater a sublevação fascista em Espanha e acaba, por acaso, a combater com as milicias da CNT e do POUM (Anarquistas e Comunistas/Libertários). A experiência durante a guerra civil espanhola acabaria por afastá-lo de qualquer estrutura partidária.
1984 é escrito em 1948, pós II Guerra, numa altura em que os Blocos Ocidental e Soviético se afirmavam.
Em meu entender é essencialmente um ensaio, brilhantemente enredado, que expressa o desencanto de quem levou a vida a combater todas as formas de opressão e totalitarismo e assiste ao nascimento de uma nova era, na qual os poderes instituidos (independentemente do fundamento político/ideológico), a qualquer custo, se recorrem de todo o conhecimento disponível para manter sob controlo as populações e garantir a reprodução das estruturas de poder.
Nesse sentido, resumir o 1984 a uma crítica ao Estalinismo não presta a devida homenagem ao Autor e ao Homem que foi George Orwell.

- meninobesta
- Administrador
estranha a ligação da história.
Mas os aliados tiveram dificuldades a entrar no sul de itália, mais a norte depois formou-se a linha gótica que foi a linha de defesa feita pelos alemães que ainda deu bastante trabalho de passar.
quanto ao monte cassino aquilo foi defendido por para-quedistas (que fizeram um trabalho sobre humano tendo em conta as condições e o apoio de artilharia adversário), daí a minha estranheza em relação aos heróis do sven hassel que estavam ligados a uma unidade de tanques!
Mas os aliados tiveram dificuldades a entrar no sul de itália, mais a norte depois formou-se a linha gótica que foi a linha de defesa feita pelos alemães que ainda deu bastante trabalho de passar.
quanto ao monte cassino aquilo foi defendido por para-quedistas (que fizeram um trabalho sobre humano tendo em conta as condições e o apoio de artilharia adversário), daí a minha estranheza em relação aos heróis do sven hassel que estavam ligados a uma unidade de tanques!
- Nevoeiro
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
- Contacto:
Sim, de facto ele refere a presença de paraquedistas e granadeiros na defesa do monte, bem como a sua unidade. A unidade dele entra em monte cassino em missão especial, para salvar objectos do mosteiro, com vista a não serem destruidos na batalha. Missão secreta, pois é feita ao gosto dos oficiais católicos com o desconhecimento do estado maior alemão. Já não me lembro como eles acabam na defesa do monte, mas nessa altura eles já não têm tanques de combate, esse facto é motivo de chacota pelos paraquedistas. Em todo o caso já não me lembro de muita coisa, pois já estou a ler outro livro dele, "Esquecidos de deus" e os episódios começam a misturar-se.
meninobesta Escreveu:já agora (porque a leitura on-line também conta) fica aqui para o LuisSlayer e outros interessados no HP Lovecraft este webcomic:
http://lovecraftismissing.com/?p=98
mandaram-me agora o link ... vou começar a ler
Só vi hoje isto. Pensei que andasse a seguir este tópico, mas parece que ele desenvolveu uma vida própria...
EDIT: De alguns livros que se falaram aqui nas últimas páginas, aproveito para referir os dois do Beevor que falaram sobre as desgraças nazis antes do fim. Grandes edições e grandes livros!
E, claro, o 1984. Esse livro é impressionante. O que mais me fascinou lá, é a facilidade com que nós trocamos aquilo que mais gostamos quando sujeitos a dores e/ou medos tremendos. Claro que a crítica a uma sociedade ultra-totalitária também está muito bem feita... A forma como eles eram capazes de adulterar a História de um dia para o outro está fenomenal!
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
Old_Skull Escreveu:Frozen_Lake Escreveu:fiquei curioso.o livro fala sobre o que,mais precisamente?
Sobre o poder, a contestação do poder... e o sistema de perpetuação/reprodução das assimetrias de poder.
Como quase tudo o que escreveu Orwell... um ensaio sobre a condição humana!
O totalitarismo que envergonha todos os outros totalitarismos.
Vale não tanto pela qualidade literária (que se limita a ser "eficiente"), mas pela intensidade do mundo que cria. Um mundo que ensina as doutrinas do "doublethink" (a capacidade de pensar numa coisa e no seu oposto), e do Newspeak (a limitação do vocabulário da lingua inglesa. Quanto menor o vocabulário, menor a liberdade de pensamento). "War is Peace; Freedom is Slavery; Ignorance is Strength."
"... if you want a picture of the future, imagine a boot, stepping on a human face, forever."
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage
Hordes of Yore webpage
Grimner Escreveu:
"... if you want a picture of the future, imagine a boot, stepping on a human face, forever."
Essa frase é brutal. Ainda mais no contexto em que o Smith ouve isso...
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
Old_Skull Escreveu:Em relação ao Orwell tem existido, desde há algum tempo, alguma controvérsia em torno da sua verdadeira posição e motivação política/ideológica. Há quem inclusivamente o refira como um agente a soldo do Ocidente infiltrado nas fileiras da esquerda europeia.
Está quase tudo dito, mas basta apenas acrescentar a altura em que o livro foi escrito. Uma forma de totalitarismo tinha acabado de devastar a Europa, e outra forma de Totalitarismo acabava de devorar todo o Leste Europeu. Aliás,o próprio livro menciona essas duas idelogias como "fracassos" e como a nova ideologia do Ingsoc vai muito mais longe.
Aliás, a critica a tanto Nazismo como Comunismo está bem patente nesta frase:
"We know that no one ever seizes power with the intention of relinquishing it. Power is not a means; it is an end. One does not establish a dictatorship in order to safeguard a revolution; one makes the revolution in order to establish the dictatorship. The object of persecution is persecution. The object of torture is torture. The object of power is power."
-
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm
Basta olhar para as cadeias televisivas & newspapers de países como E.U.A., Reino Unido e até mesmo de Portugal, e verificar-se-à o quão dificil é manter-se bem informado, se já o era no passado, com toda uma campanha propangandistica, e continua, então hoje a única solução é recorrer à internet e a jornais e canais estrangeiros.
Depois surgem noticias como esta:
http://www.guardian.co.uk/world/2003/ma ... ht.germany
Parece mesmo que caminhamos constantemente em direcção ao mundo descrito em 1984.
Depois surgem noticias como esta:
http://www.guardian.co.uk/world/2003/ma ... ht.germany
Parece mesmo que caminhamos constantemente em direcção ao mundo descrito em 1984.
- emperium
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm
Comecei hoje a ler um livro que já anda lá em casa à 4 anos 
é o Clube de Dante de Matthew Pearl. Pelo que me disseram é excelente, vamos ver, daqui a uns 380 páginas já digo

é o Clube de Dante de Matthew Pearl. Pelo que me disseram é excelente, vamos ver, daqui a uns 380 páginas já digo

- meninobesta
- Administrador
é giro mas estava à espera de mais! depois diz o que achaste!
- vanser
- Metálico(a)
- Registado: segunda jul 14, 2008 12:22 am
- Contacto:
Neste momento estou a ler o Frei Luís de Sousa..para a escola... como laser .. Equador ...ambos estao a ser bem interessantes 

"The Blackening"
Equador li um bocadão, mas infelizmente esqueço-me dos pormenores facilmente.. pra ler agora tinha de voltar ao principio x_X
entao os Maias.. ja tive de despachar aquilo.
24h agarrada aquilo quase
entao os Maias.. ja tive de despachar aquilo.
24h agarrada aquilo quase
Oh, bring it on!
They can make worms in your tummy. Worms in your tummy.
They can make worms in your tummy. Worms in your tummy.
Voltar para “Críticas & Divulgação”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes