Grimner Escreveu:E aqui vai:
Gostei muito, mas muito mais do estilo de escrita. Tem precisamente aquilo que eu tentava dizer, um certo ritmo nas frases, uma fluência que acompanha a acção.
Gostei da forma "aberta" como a história foi tratada, como se todo o livro fosse simplesmente um "aconteceu isto", e uma recolha posterior das diversas vozes que contam esses acontecimentos, sem primazia de uma sobre a outra nem uma "verdade absoluta". Chegamos ao fim com diversas possibilidades em relação ao que pode ter acontecido, mas nenhuma delas é definitiva, canónica.
Gostei bastante da forma como o narrador se posiciona, dentro do mundo da narrativa, interagindo com ela, mas sendo o narrador próprio autor, com perfeita liberdade de ser opinativo. Agradou-me em especial as transições entre presente e passado, em que os penamentos se misturam com as memórias, e agradou-me acima de tudo o ser um livro que conida a ler mais vezes, a descobrir detalhes.
Plenamente de acordo contigo, Grimner. Eu também cheguei ao fim e fiquei na dúvida sobre o que realmente tinha acontecido. Quero ver o filme, mas tenho medo de encontrar uma porcaria (Rogério Samora e Alexandra Lencastre?!?!?). A minha edição tem uma introdução escrita por eduardo prado coelho que fala muito do JCP e do Delfim, a tua também tem ou é mais antiga?