Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Last Light » sexta dez 05, 2008 1:06 am

Grimner Escreveu:E aqui vai:

Gostei muito, mas muito mais do estilo de escrita. Tem precisamente aquilo que eu tentava dizer, um certo ritmo nas frases, uma fluência que acompanha a acção.

Gostei da forma "aberta" como a história foi tratada, como se todo o livro fosse simplesmente um "aconteceu isto", e uma recolha posterior das diversas vozes que contam esses acontecimentos, sem primazia de uma sobre a outra nem uma "verdade absoluta". Chegamos ao fim com diversas possibilidades em relação ao que pode ter acontecido, mas nenhuma delas é definitiva, canónica.

Gostei bastante da forma como o narrador se posiciona, dentro do mundo da narrativa, interagindo com ela, mas sendo o narrador próprio autor, com perfeita liberdade de ser opinativo. Agradou-me em especial as transições entre presente e passado, em que os penamentos se misturam com as memórias, e agradou-me acima de tudo o ser um livro que conida a ler mais vezes, a descobrir detalhes.

Plenamente de acordo contigo, Grimner. Eu também cheguei ao fim e fiquei na dúvida sobre o que realmente tinha acontecido. Quero ver o filme, mas tenho medo de encontrar uma porcaria (Rogério Samora e Alexandra Lencastre?!?!?). A minha edição tem uma introdução escrita por eduardo prado coelho que fala muito do JCP e do Delfim, a tua também tem ou é mais antiga?

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta dez 05, 2008 1:09 am

John Doe Escreveu:Vou so interromper a thread um bocadinho e dizer que adoro este tópico. Tenho muito pouco tempo para ler ultimamente mas vou comprando livros que recomendam aqui e podem querer que não escapam.

Go on, my wise friends

E fazes bem em visitar este tópico. É daqueles que a gente aprende muito e troca muitas impressões sobre autores;
convido os críticos dos metaleiros/gente que ouve metal/punks/hardoceiros/blalbalba a visitarem este tópico para verem realmente o que os seguidores do Grande Bode lêem :)

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta dez 05, 2008 1:29 am

Converge Escreveu:
Grimner Escreveu:E aqui vai:

Gostei muito, mas muito mais do estilo de escrita. Tem precisamente aquilo que eu tentava dizer, um certo ritmo nas frases, uma fluência que acompanha a acção.

Gostei da forma "aberta" como a história foi tratada, como se todo o livro fosse simplesmente um "aconteceu isto", e uma recolha posterior das diversas vozes que contam esses acontecimentos, sem primazia de uma sobre a outra nem uma "verdade absoluta". Chegamos ao fim com diversas possibilidades em relação ao que pode ter acontecido, mas nenhuma delas é definitiva, canónica.

Gostei bastante da forma como o narrador se posiciona, dentro do mundo da narrativa, interagindo com ela, mas sendo o narrador próprio autor, com perfeita liberdade de ser opinativo. Agradou-me em especial as transições entre presente e passado, em que os penamentos se misturam com as memórias, e agradou-me acima de tudo o ser um livro que conida a ler mais vezes, a descobrir detalhes.

Plenamente de acordo contigo, Grimner. Eu também cheguei ao fim e fiquei na dúvida sobre o que realmente tinha acontecido. Quero ver o filme, mas tenho medo de encontrar uma porcaria (Rogério Samora e Alexandra Lencastre?!?!?). A minha edição tem uma introdução escrita por eduardo prado coelho que fala muito do JCP e do Delfim, a tua também tem ou é mais antiga?

Um filme, creio eu, não ia conseguir transmitir tão bem a ideia de rever a acção e os diferentes pontos de vista na cabeça do narrador. Ainda mais, filmes portugueses,que por norma ficam bem aquém das intenções...

E sim, a minha tem o mesmo prefácio, mas só o li após ter lido o livro.

E quanto à tal técnica dele de misturar presente com passado (apreciei particularmente uma parte em qu ele, deitado na cama, oferece do cantil de aguardente à recordação, que aceita e começam a falar como se nada fosse), acho que a aprecieiainda mais por te-la experimentado, coincidencia ou não, um par de dias antes de me pôr a ler o livro. Agora é ir vasculhar a biblioteca da casa enquanto não me chega o dinheiro para ir coprar as memórias de Adriano.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta dez 05, 2008 1:32 am

O JCP tem mesmo uma técnica de escrever muito peculiar, especialmente o presente/passado sem que o leitor por vezes se aperceba que ele acabou de os trocar :P

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça dez 16, 2008 8:43 pm

Li ontem o "nosso reino" do valter hugo mãe. bom, mas o melhor continua a ser o "remorso de Baltazar..."

Para ler agora:

JL Peixoto: A casa, a escuridão
e JM Coetze "Slow man"

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » quarta dez 17, 2008 3:51 pm

A ler depois da meia-noite : George R.R. Martin - "O Despertador da Magia - Livro 4 das Crónicas do Gelo e Fogo" Os melhores livros de fantasia alguma vez publicados!
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quarta dez 17, 2008 6:38 pm

li hje no aviao a casa, a escuridao (desculpem, mas estes teclados nao tem os nossos acentos). realmente complemente "uma casa na escuridao". bastante simbolico...

estou a curtir bue o Slow Man, tambem

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quarta dez 17, 2008 7:06 pm

Converge Escreveu:li hje no aviao a casa, a escuridao (desculpem, mas estes teclados nao tem os nossos acentos). realmente complemente "uma casa na escuridao". bastante simbolico...

JLP. É JLP. And it's good, good, good. :metal:

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quarta dez 17, 2008 7:11 pm

:?
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta dez 18, 2008 12:05 am

enquanto não tenho pecunio para adicionar ao stock, releio dois "velhos amigos". "O pendulo de Foucault" nos transportes publicos (Consigo ler 20 vezes o mesmo livro de Eco sem me fartar), e o 1984 em casa.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta dez 18, 2008 12:27 am

Tenho visto isto à venda por todo o lado, alguém conhece?
Imagem
Imagem

Ando de olho nisto, para me ofertar a mim mesmo.Tetralogia sobre César, o ditador romano. Alguém conhece?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
:o

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » quinta dez 18, 2008 2:27 am

Acabei de receber este numa troca de prendas do trabalho:

Imagem

Parece ser especial.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

White Shadow
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo jun 24, 2007 11:48 pm

Mensagempor White Shadow » quinta dez 18, 2008 3:39 am

Comecei a ler há pouco "Os Cus de Judas" do António Lobo Antunes. Ao início é um pouco complicado, para mim foi mais o primeiro capítulo [A], mas já me estou a habituar ao estilo do autor. Estou a gostar... amanhã continuo a partir da página 55 :mrgreen:

Quem leu, valeu a pena?

Banho Acido [RIP 2009/03/07]

Mensagempor Banho Acido [RIP 2009/03/07] » quinta dez 18, 2008 9:26 am

Lapeno Enriquez Escreveu:Acabei de receber este numa troca de prendas do trabalho

ROTFL :lol:

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quinta dez 18, 2008 9:51 am

Vooder Escreveu:Tenho visto isto à venda por todo o lado, alguém conhece?

Ando de olho nisto, para me ofertar a mim mesmo.Tetralogia sobre César, o ditador romano. Alguém conhece?
:o

eu li o primeiro do eragon e é giro ... mas não passa disso! ainda não ganhei pica para ler o segundo! acho que há romances de fantasia muito melhor conseguidos!

quanto ao César, não conheço esses livros... mas posso-te sugerir a estes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Colleen_Mc ... rs_of_Rome

a partir do 3 livro tens o inicio da história do Júlio César! que se inicia na altura do Sila tornar-se ditador de Roma, estes livros estão muito bons pois estão escritos de uma forma muito informativa! e são muito baseados em documentos históricos!
god's business, witchfinding!

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante