Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Re: Literatura

Mensagempor theresa018 » terça nov 04, 2008 4:38 pm

Riddl3 Escreveu:2º - A colecção de uma escritora relativamente recente "Luz e Escuridão" (3 volumes, Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse) basicamente uma historia mto vampiresca, com uns bons toques de Anne Rice =)

Phosphoros já leste o Sebastian da Anne Bishop? Saiu recentemente em Portugues :D já o adquiri, falta começar a ler para ver. .
Última edição por theresa018 em domingo jan 29, 2012 7:29 am, editado 1 vez no total.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça nov 04, 2008 6:32 pm

Encomendado hoje:

"A Viagem do Elefante" com oferta do "Homem Duplicado (nova edição" :P

vanser
Metálico(a)
Registado: segunda jul 14, 2008 12:22 am
Contacto:

Mensagempor vanser » quarta nov 05, 2008 12:57 am

theresa018 Escreveu:
Riddl3 Escreveu:2º - A colecção de uma escritora relativamente recente "Luz e Escuridão" (3 volumes, Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse) basicamente uma historia mto vampiresca, com uns bons toques de Anne Rice =)

O Crepúsculo vai sair em filme, não me recordo da data, mas deve ser antes do Natal. Daquilo que posso observar, muita da magia do livro vai perder-se durante as filmagens.. esperar para ver :)

Phosphoros já leste o Sebastian da Anne Bishop? Saiu recentemente em Portugues :D já o adquiri, falta começar a ler para ver. .

Ah o filme saírá no dia 4 de Dezembro..e sim tem se perdido magia, daquilo que eu tenho visto...mas claro é esperar para ver o resultado final..nunca se sabe :)
"The Blackening"

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Mensagempor Riddl3 » quarta nov 05, 2008 3:27 pm

vanser Escreveu:
theresa018 Escreveu:

O Crepúsculo vai sair em filme, não me recordo da data, mas deve ser antes do Natal. Daquilo que posso observar, muita da magia do livro vai perder-se durante as filmagens.. esperar para ver :)

Ah o filme saírá no dia 4 de Dezembro..e sim tem se perdido magia, daquilo que eu tenho visto...mas claro é esperar para ver o resultado final..nunca se sabe :)

pelo trailer alteraram a historia do livro toda.. ras parta realizadores sem ideias proprias que adoram foder livros :blast:
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » quarta nov 05, 2008 11:39 pm

Prefácio: Devo admitir que sou nova por cá,o meu comentário provavelmente vem tarde,mas li todas as opiniões(todas mesmo) e vibrei mesmo com muitas.
Sou viciada em leitura,troco tudo por um bom livro,o que raramente acontece,os meus estranhos gostos fazem-me duvidar de todos os livros recomendados,porque realmente me aconselham muito mal. Eis que me deparo no último sítio onde pensei ver opiniões tão sugestivas com realmente bons conselhos de leitura,obrigada. :D

Os meus livros favoritos são(sem precedência):
-O senhor das moscas William Golding
-O Psicopata John Katzenbach
-Conspiração de Estúpidos John Kennedy Toole
-A história Intima do Orgasmo Jonathan Margolis
-O Processo Kafka
-A República Platão
-Alcorão
-Até amanhã camaradas Manuel Tiago
-A Rosa do Adro Manuel Maria Rodrigues
-Verónica decide morrer Paulo Coelho
-O Livro dos Illuminati Robert Anto Wilson
-O meu Pipi Pipi
-Kafka à beira mar Haruki Murukami
-Crónica do Pássaro de Corda Haruki Murakami
-Underground Haruki Murakami
-A Bíblia (belo romance)
-A fórmula de Deus José Rodrigues dos Santos
-Os cus de Judas António Lobo Antunes
-O Pantaleão e as Visitadoras Mário Vargas Llosa
-etc,etc,etc...

Ahaha li também Konsalik,o primeiro livro que li foi dele, A casa dos corações perdidos,tinha 9 anos,aprendi a gostar de ler com ele.

Fiquem bem

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta nov 06, 2008 4:56 am

Se a Biblia é um belo romance, que tal o Alcorão? ;)

(nunca o consegui ler e já tive duas cadeiras de cultura e civilização árabe. :oops: )
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Ashtarte [RIP 2009/06/10]

Mensagempor Ashtarte [RIP 2009/06/10] » quinta nov 06, 2008 1:21 pm

Alcorão é poesia pura.

Estudei a religião Islâmica durante um ano (não é que seja muito, mas eram 3h/dia nos 365 dias desse ano...longínquo, é certo), e só quando ouvi do próprio David Munir que ler o Alcorão é tarefa para uma vida inteira é que me apercebi que não pode ser lido como a grande maioria dos textos religiosos/sagrados... A hermenêutica deste longo poema é bastante 'complicada' para 'nós, ocidentais'...

Em todos os pensamentos existem obras e autores difíceis de ler e assimilar - temos o Hegel per si, não muito simples de ser compreendido na totalidade (creio que até o próprio se baralharia a si mesmo), O Ser e O Nada de Sartre, O Capital também não será do agrado de muitos, o trabalho de Wittgenstein também não será assim tão simples... E viva a 'complexidade', para que as nossas cabecinhas não enferrujem antes do tempo....

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta nov 06, 2008 10:58 pm

Um dia gostava de perceber como é que meia duzia de energumenos pegam em livros como o Alcorão e a biblia, e defendem visões desses livros que são completamente contrárias a tudo o que os livros defendem. Dificeis? Sim, são complexos, mas daí a retirar ideias fundamentalistas que nos próprios textos são completamente refutadas... Enfim... E quem não os l~e acha que essas coisas é que são do que os livros tratam. É incrivel que baseado no Alcorão, haja milhões de mulheres escravizadas, quando o próprio Alcorão dá à mulher plena liberdade para caso não seja respeitada se divorciar. Isto escrito há quase 2 mil anos!!
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta nov 06, 2008 11:51 pm

é assim mesmo a vida, Alma Perditae. Nem precisas de ir tão longe para veres a adulteração da literatura. Já viste como Hitler perverteu Nietzsche? Darwin?

Ashtarte [RIP 2009/06/10]

Mensagempor Ashtarte [RIP 2009/06/10] » sexta nov 07, 2008 12:16 am

Almah Perditae Escreveu:Um dia gostava de perceber como é que meia duzia de energumenos pegam em livros como o Alcorão e a biblia, e defendem visões desses livros que são completamente contrárias a tudo o que os livros defendem. Dificeis? Sim, são complexos, mas daí a retirar ideias fundamentalistas que nos próprios textos são completamente refutadas... Enfim... E quem não os l~e acha que essas coisas é que são do que os livros tratam. É incrivel que baseado no Alcorão, haja milhões de mulheres escravizadas, quando o próprio Alcorão dá à mulher plena liberdade para caso não seja respeitada se divorciar. Isto escrito há quase 2 mil anos!!

É tudo uma questão de hermenêutica. Uma língua tão rica e dada à poesia e à multiplicidade de sentidos como é o Árabe pode muito bem desembocar nesses extremismos - todo o texto metafórico está sujeito a interpretações altamente subjectivas e pouco isentas...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta nov 07, 2008 12:16 am

Pois... A Humanidade é feita de carneirismo, basta um gajo dizer que o verde é azul para uma multidão passar a dizer que o verde é azul.

Há uns anos atrás, fizeram um estudo em que metiam um grupo de pessoas numa sala. Uma das pessoas estava a ser estudada, mas essa pessoa pensava que todos os outros estavam na mesma situação que ela. Mas na verdade, todos os outros faziam parte da experiencia. Então eles mostravam algo (tipo uma cor ou um desenho), e pediam um a um para dizer o que viam. Todos eles diziam algo que não tinha nada a ver, e quando chegava ao gajo que estava a ser estudado, 80% desses gajos diziam o mesmo que os outros. Mesmo sabendo que estavam todos errados, mas 80% seguiram a opinião da maioria, não quiseram ser diferentes... É assim o ser humano...
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta nov 07, 2008 12:26 am

Ashtarte Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Um dia gostava de perceber como é que meia duzia de energumenos pegam em livros como o Alcorão e a biblia, e defendem visões desses livros que são completamente contrárias a tudo o que os livros defendem. Dificeis? Sim, são complexos, mas daí a retirar ideias fundamentalistas que nos próprios textos são completamente refutadas... Enfim... E quem não os l~e acha que essas coisas é que são do que os livros tratam. É incrivel que baseado no Alcorão, haja milhões de mulheres escravizadas, quando o próprio Alcorão dá à mulher plena liberdade para caso não seja respeitada se divorciar. Isto escrito há quase 2 mil anos!!

É tudo uma questão de hermenêutica. Uma língua tão rica e dada à poesia e à multiplicidade de sentidos como é o Árabe pode muito bem desembocar nesses extremismos - todo o texto metafórico está sujeito a interpretações altamente subjectivas e pouco isentas...

Sim. mas mesmo que uma linguagem seja simbólica, mesmo que se possam tirar muitas interpretações, há coisas que simplesmente não fazem sentido... Não são interpretações, são politicas que se seguem, e o resto é apenas censura, apenas se conta o que se quer. A Biblia é o livro mais estudado, mais famoso e mais difundido de todo o sempre. mas quantas pessoas leram a Biblia mesmo? Eu sou-te muito sincero, mesmo aquelas bestas que agora estão na moda no outro lado do Atlantico, que são fundamentalistas e histéricos com a Biblia, até esses duvido bastante que leiam a Biblia como um todo (sejamos sinceros.... é muita coisa), acho que se limitam a certas passagens e dali não saem. porque se saissem, mesmo com grandes cargas de imbecilidade e estupidez que são notórias, há lá passagens que mesmo lidas literalmente contrariam tudo aquilo que defendem... Não há nada a fazer-lhes cocegas no cérebro ao as lerem?
Imagem

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 07, 2008 1:46 am

Ashtarte Escreveu:Alcorão é poesia pura.

Estudei a religião Islâmica durante um ano (não é que seja muito, mas eram 3h/dia nos 365 dias desse ano...longínquo, é certo), e só quando ouvi do próprio David Munir que ler o Alcorão é tarefa para uma vida inteira é que me apercebi que não pode ser lido como a grande maioria dos textos religiosos/sagrados... A hermenêutica deste longo poema é bastante 'complicada' para 'nós, ocidentais'...

Em todos os pensamentos existem obras e autores difíceis de ler e assimilar - temos o Hegel per si, não muito simples de ser compreendido na totalidade (creio que até o próprio se baralharia a si mesmo), O Ser e O Nada de Sartre, O Capital também não será do agrado de muitos, o trabalho de Wittgenstein também não será assim tão simples... E viva a 'complexidade', para que as nossas cabecinhas não enferrujem antes do tempo....

Eu li mais com interesse de historiador, que teológico, e a ideia era quase um parentesis, uma forma de erceber em que é que o Islão divergia do Cristianismo e do Judaismo e de que formas se assumia como "herdeiro" dessas correntes. Tenho alguma compreensão da teologia, mas estudei-o inserido numa perspectiva histórica geral, e tambem não tive tempo para o analizar em detalhe.

Hordes of Yore webpage

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sexta nov 07, 2008 1:51 am

Digam-me, qual é mais antigo: islamismo ou cristia/judaísmo?

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 07, 2008 1:57 am

Almah Perditae Escreveu:
Ashtarte Escreveu:

Sim. mas mesmo que uma linguagem seja simbólica, mesmo que se possam tirar muitas interpretações, há coisas que simplesmente não fazem sentido... Não são interpretações, são politicas que se seguem, e o resto é apenas censura, apenas se conta o que se quer. A Biblia é o livro mais estudado, mais famoso e mais difundido de todo o sempre. mas quantas pessoas leram a Biblia mesmo? Eu sou-te muito sincero, mesmo aquelas bestas que agora estão na moda no outro lado do Atlantico, que são fundamentalistas e histéricos com a Biblia, até esses duvido bastante que leiam a Biblia como um todo (sejamos sinceros.... é muita coisa), acho que se limitam a certas passagens e dali não saem. porque se saissem, mesmo com grandes cargas de imbecilidade e estupidez que são notórias, há lá passagens que mesmo lidas literalmente contrariam tudo aquilo que defendem... Não há nada a fazer-lhes cocegas no cérebro ao as lerem?

Precisamente por ser tão estudado e tão esmiuçado, há tantas interpretações diferentes.

E além dos Dubliners, voltei a pegar no "1491" do Charles C. Mann. Uma análise da América e como teria sido antes da chegada dos europeus em 1492, do impacto que estes tiveram. Desfaz alguns mitos como o do atraso tecnológico dos índios em relação aos europeus (e não me refiro apenas aos Incas e Maias e Aztecas), e procura tambem desmistificar o pseudo genocidio que os europeus terão cometido, atribuindo as culpas da quase extinção às doenças que nós importámos sem o saber. No geral, uma análise bastante equilibrada sobreuma cultura que desconhecia quase por completo.

Hordes of Yore webpage

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante